MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como melhorar sua apresentação: 10 técnicas de comunicação que você precisa saber

Como melhorar sua apresentação? Essa é uma das perguntas que mais recebemos aqui na agência. E existe um só caminho para isso: comunicação. Os profissionais que apresentam bem sabem empregar algumas técnicas de comunicação que, apesar de serem simples, são essenciais para uma boa troca de mensagens. Também ajudam suas apresentações a serem mais eficientes. Sabemos que, cada dia mais, apresentações amadoras e ineficientes frustram o público-alvo e minimizam suas chances de sucesso.

Por isso, toda vez que você se endagar como melhorar sua apresentação, lembre da comunicação. Escrevemos 10 dicas de técnicas de comunicação que você pode empregar nas suas apresentações para elas ficarem mais eficientes. Vamos lá:

1 . Tenha uma mensagem simples

Toda apresentação profissional precisa ter uma mensagem. Você sabe qual é a sua? Para ela ser eficiente, deve ser simples e direta. Lembre-se: uma mensagem eficiente é sempre uma frase com sujeito, verbo e predicado. O mais simples possível para garantir o uso de menos slides para alcança-la.

2 . Trabalhe a entonação

Cada slide da sua apresentação transmite uma informação, e mais do que isso, transmite também uma sensação. Você pode empregar essa sensação nos seus slides com o tom de voz. Pense nas inflexões e variações, além do ritmo que cada slide deve ter.

3 . Corrija a gramática

Antes de fechar a sua apresentação, dê uma última repassada na gramática. Erros de português ou digitação na sua comunicação podem criar resistência a você e à sua mensagem, diminuindo suas chances de vendas.

4 . Trabalhe as pausas na sua comunicação

Esqueça as “palavras de preenchimento” como hãs, hums ou aquelas da moda como “tipo”. As pausas entre as palavras e, principalmente, entre as frases são importantes para a absorção e entendimento da mensagem, além de trabalhar tensão. Leia mais neste post: O Poder da Pausa.

5 . Mostre que você está atento

Como um apresentador faz isso? Mantendo contato visual com a sua plateia o tempo todo. Pense em um “desenho” virtual entre todos os membros da sua plateia e percorra com seus olhos todo ele, não deixando ninguém de fora.

6 . Foque no seu ponto principal. Rapidamente.

Tenha o seu objetivo com aquela apresentação na cabeça e alcance-o rapidamente. Quanto menos slides entre o começo da sua apresentação e ele, melhor. Isso não quer dizer que você deva tirar bons argumentos do seu deck. Apenas que deve manter apenas aqueles relevantes.

7 . Evite distrações

Nada pior do que um apresentador distraído. Se é ruim a plateia checar o Facebook e WhatsApp o tempo todo, é inaceitável essa prática pelo apresentador. Ele deve ser o mais atento e inserido no contexto do que está apresentando.

8 . Conte histórias

Se você montar o seu conteúdo com uma estrutura de história, vai manter a atenção e se aproximar mais da sua audiência. Além disso, histórias ativam partes do cérebro que ajudam o público a entender melhor seu conteúdo.

9 . Se mantenha confiante.

Abandone vícios como “eu acho que”, “não tenho certeza, mas” ou “essa é a minha opinião”. Toda vez que você usa frases como essas, você minimiza a confiança no seu conteúdo. Por isso, pesquise, se certifique das fontes e abuse da confiança para conquistar seu público.

10 . Compartilhe e valorize pensamentos

Valorize as (boas) participações na sua apresentação. Valorize-as, conecte com seus próximos argumentos e as retome eventualmente, mostrando que não se esqueceu do que foi colocado.

Como melhorar sua apresentação é uma preocupação da maioria dos apresentadores. Sejam eles experientes ou amadores. É uma busca constante. O primeiro passo é entender as questões de comunicação que estão por trás dos seus slides de Powerpoint. Comece treinando por essas dicas, e vá melhorando sua apresentação aos poucos.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Como Melhorar sua Apresentação

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.