MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

150 easter-eggs da Pixar e a comunicação mnemônica

Comunicação Mnemônica: a palavra pode assustar, mas não é tão complicado assim: quem nunca assistiu à uma animação da Pixar? Desde 1995, quando lançaram sua primeira animação, Toy Story, o sucesso foi apenas crescente. Principalmente por conta da criatividade. Filme sobre brinquedos, carros, aviões, insetos, monstros e até mesmo emoções!

A criatividade da Pixar é tão grande que ele vai além do que podemos ver. Na verdade, além do que podemos ver normalmente. Todas as animações possuem segredos para procurarmos que fazem referência a outros desenhos. Os chamados easter-eggs (“ovos de páscoa”, na tradução livre).

Um ótimo exemplo é o carro da Pizza Planet, fictícia pizzaria que aparece em mais de dez animações da Pixar. Inclusive na animação Valente, que se passa em uma época onde não existem veículos.

oO

Quando tiver tempo pesquise sobre o assunto e encontrará muito conteúdo, inclusive já criaram um site, The Pixar Theory, que utiliza os easter-eggs de cada animação para apresentar uma história que conecta todos os personagens – isso sim é surpreendente!

Analisando essa prática da Pixar

Sem compreender a razão pela qual fazem isso (alguns dizem que é por diversão, outros apostam nas teorias como a do site mencionado acima), nós temos um palpite interessante: comunicação mnemônica.

O termo parece estranho, mas vamos lá: a técnica da comunicação mnemônica é usada para ajudar no processo de memorização. Podem ser usados elementos visuais, frases ou palavras que sejam relacionados ao assunto, para que este seja memorizado com mais facilidade.

Ou seja, inserir elementos de uma animação dentro de outra que “aparentemente não possuem relação alguma” pode ser sim uma comunicação mnemônica, se o objetivo for apenas de reforçar o universo da Pixar.

E essa forma de comunicação é super importante em apresentações profissionais, principalmente se você está utilizando uma, de fato, para dar o apoio visual necessário à sua mensagem. Por exemplo, se você estiver falando sobre a crise no Brasil (#polêmica) e ilustrar com um cofre-porquinho rosa e quebrado, caso esse assunto vá se repetir em outros slides, é recomendado que utilize a mesma metáfora – na primeira vez você transformou aquela imagem em uma metáfora associada à mensagem, que fixou na mente da audiência; quando surgir em outros slides, eles já identificarão que a mensagem será sobre a crise. Eles lembrarão graças ao elemento mnemônico.

Diferente das animações da Pixar, os elementos mnemônicos que você pode utilizar em suas Apresentações Corporativas não podem ser sutis a ponto de exigir da audiência ficar caçando slide a slide, mas sim serem expostos claramente para que causem o impacto necessário na captação e retenção da atenção.

E que nenhum carro da Pizza Planet passe por trás de sua Apresentação Profissional.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.