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Storytelling corporativo: 20 previsões para o futuro

Falar de storytelling corporativo não é novidade. Mas ele está mudando. E vai mudar mais ainda no futuro. Veja as previsões para o futuro do storytelling aqui:

Tão falada e desejada pelas empresas, mas nem sempre bem aplicada ou executada. A técnica de storytelling tem conquistado o mercado e de fato transformado a comunicação nos últimos anos. Apesar dos recentes casos polêmicos com empresas como por exemplo: Red Bull, Do Bem e Diletto, ela permanece no gosto dos principais executivos de comunicação e marketing, passando por palestrantes e até mesmo departamentos comerciais, na busca de inovarem o discurso tradicional para uma visão mais humana.

Nos últimos meses o storytelling tem tido seus altos e baixos, e também por isso torna-se complicado prever com tanta precisão seu futuro, mas certamente podemos ter uma ideia do que pode vir e, pensando nisso, escolhermos se é melhor aguardar acontecer ou correr atrás para fazer acontecer primeiro.

Nos preparativos para o evento Media Summit, o Mashable pediu para as pessoas fazerem suas previsões quanto ao futuro das histórias corporativas e então, depois de mais de 100 retornos, selecionaram vinte para compartilhar com todos.

Por fim, tomei a liberdade de analisar cada opinião e agrupá-los para entender melhor qual a visão geral que as pessoas tiveram sobre como o ele será:

Storytelling: Aumento da interatividade

Em primeiro lugar, se o storytelling valoriza o lado humano e conecta as pessoas com as marcas, por que não inserir as pessoas dentro das histórias?

Amplitude

Será que poderemos de fato aumentar a forma como o storytelling atinge as pessoas através dos gadgets que possuem ou dos aplicativos e plataformas que utilizam? Celular, tablet, computador, relógio, óculos e diversos outros aparelhos que estão entrando em nossas vidas certamente representarão uma oportunidade das marcas se conectarem mais com as pessoas.

Autenticidade

Enfim, lembram das polêmicas que surgiram nos últimos dias? É um reflexo do que as pessoas esperam das marcas quando utilizam storytelling – querem valores que sejam verdadeiros não apenas para o perfil das pessoas, mas principalmente verdadeiros com a própria empresa.

A importância das métricas

Mas e se as empresas começarem a estudar suas métricas para adequarem o storytelling e aperfeiçoarem melhor a forma como comunicam com sua audiência? Pois nem sempre quantidade é qualidade (apesar desse pensamento não ser tão novo, é sempre importante trazer à tona).

Qualidade sob medida

Em um momento onde a maioria está apostando no storytelling, o conteúdo será mais direcionado (e isso é possível através do estudo das métricas, mencionado logo acima), o que dessa forma, significa melhoria da qualidade (impacto positivo que gera na audiência)

Velocidade

Em uma era onde estamos adaptando nossa comunicação para funcionar em até 140 caracteres (ou menos!), a velocidade da informação será de fato cada vez mais rápida. Ou seja, por conta do imediatismo das gerações atuais ao buscarem conteúdo. Mas será que passaremos de storytelling para haikaitelling?

Storytelling: Todos contam histórias

Quem, de fato, não tem uma história para contar? As empresas estão adotando a técnica para diversificarem ou até mesmo aperfeiçoarem sua comunicação, mas não são apenas elas a se privilegiarem disso, as pessoas também poderão – algumas já estão fazendo, aliás.

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