MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como criar boas transições na sua apresentação? Com boas frases!

Como criar boas transições entre slides é de fato o segredo para uma fala mais fluída e convincente no palco. Entenda aqui:

Conduzir um raciocínio não é fácil, e quando não existe preparo é comum notarmos o interlocutor divagando entre uma frase e outra, ou durante a transição de tópicos de uma apresentação ou discurso. Dessa forma, esqueça a apresentação visual, não estamos falando do quão belo seus slides estão, mas sim de como você irá conversar com a audiência. Então o desafio é saber conectar argumentos e como criar boas transições entre seus slides.

Sim, conversar. Por mais que o momento seja praticamente um monólogo onde um interlocutor fala e a audiência escuta, geralmente sem interrupções, o tom do discurso que você adotará em sua apresentação precisa ter o tom de conversa, de proximidade e empatia, ou então você se lembrará das apresentações de colégio ou faculdade.

Mas o que são frases transicionais? E nesse sentido, como criar boas transições usando elas? São frases bem estruturadas dentro de um roteiro que possuem maior poder para conduzir a atenção e o raciocínio da audiência de um tópico para outro.

Interlocutores que sabem trabalhar essa transição envolvem e cativam sua audiência. Como por exemplo, Steve Jobs – quem não se lembra da emblemática frase “One more thing” antes de finalizar uma apresentação? Ou seja, uma frase simples que possui tanto poder e identidade que gerou até certa polêmica quando Tim Cook passou a utilizá-la nas apresentações.

Uma lista de frases que vão te ajudar em como criar boas transições:

Um dos segredos de uma apresentação é a transição entre tópicos, principalmente quando você consegue “amarrá-los”, gerando sensação de continuidade sem perder a interpretação de que está mudando de assunto. Dessa forma, destacamos 25 frases transicionais que acreditamos serem interessantes para auxiliar na construção do discurso de suas próximas apresentações:

1. Avançando para a próxima etapa (ou próximo passo)…
2. Prosseguindo (ou seguindo em frente)…
3. Isso nos traz/leva/conduz…
4. Concluindo…
5. Meu primeiro ponto é…
6. Aliás…
7. Não apenas…
8. Como vocês podem notar…
9. Primeiro… (segundo… terceiro… etc.)
10. Finalmente…
11. Uma vez que estabelecemos isso…
12. Guarde esse(s) ponto(s) na memória…
13. Agora que entendemos isso…
14. Vamos começar com…
15. Meu próximo exemplo/case…
16. Como… (ou do mesmo modo)
17. Da mesma forma…
18. De forma semelhante…
19. Além de…
20. Compare isso com…
21. Ao mesmo tempo…
22. Vamos considerar…
23. Contudo…
24. Não obstante…
25. Além disso,…

Lembre-se: as sugestões acima são sugestões, isto é, formas comuns que todos poderão compreender sem qualquer barreira. Se você tiver alguma outra sugestão de frase que também sirva, basta analisar se ela funciona bem para fazer a transição que deseja, como o “One more thing” de Steve Jobs, por exemplo.

Você também pode encontrar variações das sugestões acima, e ao planejar formas de fazer a transição entre tópicos você certamente encontrará suas escolhas preferidas para compor seus discursos, assim como Steve Jobs.

One more thing: mais importante do que ater-se literal e radicalmente à uma lista de sugestões é, principalmente, compreender que é preciso construir o discurso, independente dele acompanhar ou não uma apresentação visual, com muita atenção e planejamento.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.