MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

3 passos para desenvolver um roteiro de apresentações

A qualidade e a assertividade do seu powerpoint começa em saber como criar um bom roteiro de apresentações. Veja os 3 passos fundamentais aqui:

Podemos dividir o processo de criação de roteiro de apresentações em três passos: criar, escrever e editar. Parece óbvio, não? Antes de fechar a aba do navegador achando que já sabe do assunto conheça um pouco mais sobre os três passos e veja como a obviedade deste processo costuma passar despercebido pelos olhos de muitos profissionais.

1º passo: Criar

Aqui estamos falando de estrutura, arquitetura de informação, ou seja, o que vem primeiro, o que vem depois e como as duas coisas se conectam. Aqui estamos falando dos tópicos, ou seja, do conteúdo bruto.

Nesse estágio da construção de roteiro de apresentações, o mais importante é separar o joio do trigo. Decida o que realmente vale a pena ser falado e em que ordem. Essa decisão, é claro, depende muito do objetivo da apresentação. Se estivermos falando de uma apresentação institucional devemos decidir, por exemplo, se vamos falar da história da empresa ou não, e se decidirmos que sim, quais são os acontecimentos mais importantes. Ou devemos decidir se vamos apresentar apenas o que a empresa é hoje ou se vamos criar uma linha de crescimento, mostrando que ela foi, o que ela é e como chegou até aqui.

É nessa etapa, também, que procuramos criar o “tema”, ou seja, a ideia criativa que irá guiar todo o resto, desde a própria estrutura, até as palavras e imagens que serão usadas na apresentação.

Só quando todas essas informações estiverem separadas e organizadas em uma ordem racional de apresentação, podemos partir para o segundo passa da criação do roteiro de apresentações.

2º passo: Escrever

Agora que nós temos o tópico e a estrutura, podemos começar a pensar nas palavras. Quais são as frases mais importantes, ou mais representativas daquele tópico? Como vamos contar a história da empresa? Qual é a melhor frase para cada um dos milestones relevantes que vamos apresentar? Todas essas perguntas fazem parte da criação das frases que usaremos durante a apresentação. Aqui, devemos sempre lembrar que menos é mais e economia é a palavra chave.

3º passo: Editar

Na etapa anterior nós pensamos apenas nas frases. Mas será que a frase do primeiro slide funciona com a frase do segundo slide, ou com o gráfico do nono slide? É claro que se nós conseguimos criar um conceito forte e claro, lá no primeiro passo. O ideal seria que sim, está tudo perfeito e estamos prontos para apresentar. Mas nem sempre é assim. Então, essa etapa é quando voltamos para a estrutura. Agora analisando como os tópicos estão funcionando um com outro, como as frases estão se conectando e, principalmente, qual é a mensagem geral da apresentação quando lemos aquele texto, naquela ordem específica.

Confiem em mim, sempre tem uma ou outra coisa que precisa ser trabalhada nessa etapa. A edição é uma etapa importante e devemos respeitá-la, afinal, é na revisão que a gente consegue colocar aquele último tempero, aquele toque do Chef que pode deixar tudo mais interessante. Antes de pensar em imagens e de até mesmo abrir o Powerpoint, foque-se na criação do roteiro de apresentações.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Profissional.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.