MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Leitura Corporal: as 3 regras para entender sua plateia

Estudar a Oratória Leitura Corporal não é apenas se desenvolver como apresentador, mas também saber ler as informações não verbais da sua plateia. Veja aqui 3 dicas de como fazer isso:

A Leitura Corporal te ajuda a apresentar melhor, mas também a entender sua plateia. Saber “ler” o seu público é fundamental para o bom desenvolvimento da sua apresentação. Isso porque toda apresentação é baseada em troca. Não podemos reduzir esse momento somente a um emissor falando e um grupo de receptores recebendo a informação. Simplista demais. Para o bom desenvolvimento do discurso, os apresentadores precisam entender se a mensagem está sendo absorvida, entendida e aceita.

Com a nossa experiência em treinamentos em Leitura Corporal, levantamos uma informação que é constante: todos apresentadores buscam entender o público e direcionam o ritmo, intensidade, humor da sua apresentação e tempo de acordo com as respostas que sente daquela audiência. Ou seja, entender o não-verbal emitido pelo seu público é fundamental para melhorar a sua performance de palco. Você sabe ler esses sinais?

Levantamos 3 regras de Oratória para você não errar no momento de ler o seu público:

1 . Leia os gestos em grupos

Toda vez que você isola um gesto, está tentando decifra-lo de maneira muito simples, o que pode te induzir ao erro. Todo gesto vem em grupos e está inserido em um contexto. Comece pelo contexto, entenda todos os gestos em grupo antes de tomar uma decisão. O simples fato de uma pessoa da sua audiência coçar a cabeça, pode indicar que ela está com dúvida, em esquecimento, em discordância, ou simplesmente suor ou piolho.

O gesto é como uma palavra. Linguisticamente, só funciona em grupos. Somente dentro de uma frase que a palavra tem o significado correto. A palavra solta, pode significar diversas outras coisas.

Um grupo gestual é composto de no mínimo 3 gestos. Então uma pessoa com a mão no queixo e olhar pensativo pode simplesmente estar pensando. Mas o mesmo gesto somado ao outro braço por cima do estômago (se protegendo) e as pernas cruzadas, significa negação.

2 . Coerência verbal e não-verbal

Os sinais não-verbais têm um efeito cinco vezes maior do que as palavras pronunciadas. Quando não há coerência entre eles, damos mais importância à mensagem não-verbal e assim desprezamos o que foi transmitido oralmente.

Se você, como apresentador, pedir a um ouvinte de braços cruzados, pernas cruzadas e fazendo o movimento de “não” com a cabeça, que desse a opinião dele sobre o que está ouvindo e ele dissesse que “está adorando e concorda com tudo”, você acharia que ele está mentindo pela incoerência.

Mas você concordaria com um político que prega sobre tolerância e amor ao próximo dando socos na mesa? Entender a coerência do verbal e do não-verbal é essencial para ser assertivo no julgamento.

3 . Entenda o contexto

O contexto dá o direcionamento inicial da leitura corporal. Por exemplo: imagine a mesma pessoa citada acima, braços cruzados, pernas cruzadas e queixo baixo em uma rua fria e chuvosa esperando o ônibus. Ela provavelmente está com frio, e não com uma atitude defensiva.

Todo apresentador que se preocupa com sua performance de palco a baliza pelos gestos não-verbais da sua audiência. Portanto, treine essa leitura e siga os passos, para não se equivocar e entregar um tom errado de discurso ao seu público.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Profissional.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.