MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

4 dicas para um grande Storytelling em apresentações

Storytelling em apresentações: como transformar pilhas de slides em uma boa história?

Quando você apresenta, deve ter em mente que o objetivo é transmitir uma mensagem. Isso além de entreter e manter a atenção da sua platéia. Muitas vezes o assunto ou a situação da sua apresentação (muito cedo, ou logo depois de um farto almoço, situações que te farão lutar contra o sono do público) não ajudam. Então, a ideia é encontrar uma maneira de alcançar seus objetivos de forma eficaz. E ao contrário do que acontecia quando éramos bebês, contar histórias funciona como uma maneira de manter o seu público acordado. E veremos como o storytelling em apresentações pode funcionar.

Hoje o Storytelling está na agenda da mídia. Assim como o storytelling em apresentações. Todos falam sobre como aplicar esse conceito no seu trabalho, projeto, etc. O grande ponto é se gastar seu tempo aprendendo Storytelling vale a pena? Sim! Porque contar histórias é o caminho que a humanidade escolheu para a troca de informações desde sempre. E como seres humanos, somos antenados quando alguém nos conta uma história. Não tem jeito, contar e ouvir histórias está no nosso DNA. E a atenção natural que damos quando ouvimos uma história é exatamente a que você deseja quando está falando. Veja, por exemplo, essa apresentação com storytelling que criamos para a Globo:

A importância de praticar o storytelling em apresentações é que você pode se conectar com seu público de uma maneira única. E, com um pouco de sorte, mudar suas vidas. Assim como, se você tiver a capacidade de fazer um bom trabalho de contar-lhes histórias que sustentam ou explicam seus argumentos, tenha certeza que fazer as devidas conexões entre história e argumentos ficará muito mais fácil. Outro exemplo que temos é a apresentação em storytelling que criamos para a Ultragaz. perceba que os slides contam uma história visual desde a arrumação das malas até a viagem em si:

4 dicas de um bom storytelling em apresentações:

Da teoria à prática do storytelling em apresentações: dizer que você precisa desenvolver suas habilidades de contar histórias é uma coisa, saber exatamente como fazê-lo é outra coisa. Levantamos essas 4 dicas baseados nos estudos de Craig Harrison, contador de histórias que escreve teorias sobre o tema. Vamos lá:

01. O poder da voz:

Quando contamos uma história, uma das nossas ferramentas mais poderosa é a nossa voz. Quando existe diversos personagens na mesma história (Acredito que em todas), uma pequena variação na voz ou uma pequena interpretação daquele personagem ajuda o seu público a acompanhar mais facilmente. Veja por exemplo os grandes comediantes de Stand-up Comedy americanos, como Bill Cosby, Adam Sandler ou Chris Rock. Eles sempre apresentam pequenas mudanças em tom ou personalidade ao falarem como um personagem nas suas histórias.

02. O poder do corpo:

Seu corpo é outra ferramenta importante para ajudar seu público a entrar na sua história. A fim de utilizar esta ferramenta de forma mais eficaz, é importante saber usar a área que você tem disponível (geralmente um palco) para pontuar partes de sua história. Criando assim pontos importantes e dando ritmo para a sua história. Um simples deslocamento de um ponto para outro no palco já funciona. Uma vez que pode representar para o o seu público que uma mudança está acontecendo em sua história. Se firmar num ponto, pés fortes no chão podem significar um ponto importante na sua apresentação.

03. O poder do Silêncio:

Quando você está contando umas história ao seu público, é importante pensar no silêncio e na pausa. Muitas vezes uma boa pausa, num momento chave da sua apresentação, ajuda a fixar um argumento ou indica o quão importante ele é. O silêncio que vem junto com uma pausa é uma ferramenta poderosa que permite que a sua história fixe na cabeça do seu público antes de passar para a próxima parte de sua história. Saber usar as pausas é importante para a eficácia da transmissão da sua mensagem.

04. O poder das imagens:

O que é um bom livro de histórias sem imagens? Traduzir momentos em imagens, com uma direção de arte concisa e pensada para a sua apresentação faz muita diferença no momento em que você está no palco defendendo uma idéia e contando uma história que a suporte. Uma boa apresentação com slides bem pensados garante a atenção do público e a fixação da sua mensagem.

Concluindo: Para se tornar um orador que todos querem e gostam de ouvir, você precisa desenvolver as habilidades que vão fazer você querer ser ouvido. Dessa forma, uma das mais importantes dessas habilidades é a capacidade de contar histórias. Afinal, a realidade é que a habilidade de contar histórias é uma arte que já está no nosso DNA e que pode ser aprendida, transmitida e aprimorada. Assim, a reunião dessas 4 habilidade e mais (por que não?) algumas garantem uma boa história para o seu público. Mais ainda: garantem uma relação ganha-ganha, já que você consegue passar suas ideias com nitidez e eficácia e o seu público não será obrigado a assistir uma apresentação enfadonha.

Garanta a qualidade da transmissão da sua apresentação e certifique-se que sua mensagem não será esquecida pelo seu público.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Storytelling em Apresentações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.