MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

5 dicas (práticas) para ter mais ideias criativas

A criatividade, ao contrário do que dizem por aí, não é algo que aparece quando queremos e que podemos controlar 100% do tempo. Pelo contrário, na verdade a criatividade é processo complexo de pensamento que demanda um certo tempo e muita referência. Mesmo não havendo nenhuma fórmula mágica para a criatividade, há algumas dicas que podem nos ajudar a ter mais ideias criativas quando necessário.

1 . Não faça força para ter ideias criativas

No primeiro momento da criatividade, aquele em que estamos buscando uma ideia geral (e genial) é importante entender que forçar a criatividade é normalmente a coisa menos produtiva a ser feita.

2 . Foque no tópico, mas mude o foco

Se as ideias criativas não estiverem chegando busque novas referências, deixe o seu inconsciente fazer o trabalho de associação que irá te trazer a solução para o seu problema. Suponha que o tema da sua apresentação ou vídeo seja alta gastronomia e você não está tendo nenhuma ideia. Não adianta ficar ouvindo as mesmas coisas que já ouviu, vá procurar uma receita bacana para o final de semana, ou ler uma entrevista sobre restaurantes brasileiros. Não adianta ir ler sobre carros, mas também não adianta ficar lendo a lista dos restaurantes mais caros da cidade. Busque referências próximas ao tópico, mas um pouco distantes do seu objetivo final. O seu cérebro fará o resto (quase todo) sozinho.

3 . Associação, complementaridade e oposição

Uma técnica bastante eficiente para sair das ideias criativas comuns é brincar com os elementos do que quer que seja que estamos trabalhando. Separe os principais elementos da sua apresentação, sejam visuais ou textuais, personagens ou formas geométricas, discurso ou cores de fundo, tanto faz. Brinque de encontrar elementos próximos, complementares ou opostos. Se o personagem principal é uma criança, comece a brincar com a ideia de um adulto na mesma situação, se todos os elementos visuais são arredondados comece a brincar com outras formas, ou transforme círculos em linhas arredondas. Brincar é uma das formas mais eficientes de se ter ideias criativas.

4 . “A frase verdadeira”

Alguns escritores e roteiristas tem o costume de dizer que seus textos começam com uma única frase verdadeira. Ou seja, um high concept, um resumo que diz para o leitor (e para o escritor) sobre o que é tudo aquilo. Encontre a sua única frase verdadeira, o tema geral que irá guiar todo o resto, o que há de comum entre tudo o que está sendo apresentado. Agarre esse elemento e volta para a dica 3: brinque com ele.

5 . Criar é um ato de fé

Não desista, a criatividade é parceira de trabalho que pode parecer relapsa, mas não é. Ela está lá! O que acontece é que nós nem sempre conseguimos encontra-la no escritório porque ela gosta de mudar de sala. Não desista, vá olhando, abra todas as portas, escreva todas as frases e desenhos todos os rafs. Uma hora vocês irão se encontrar e tudo vai valer a pena. Não ignore nem os lugares (ideias) mais absurdos, às vezes é lá que mora o segredo que estamos procurando.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Ideias Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.