MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

6 erros que vão matar a sua credibilidade em uma apresentação

Muitos profissionais apresentam dificuldades em transmitir credibilidade em uma apresentação. Pois a construção de um discurso ou do texto da sua apresentação não pode deixar dúvidas sobre o que você quer transmitir no palco. Ou seja, quando começamos a pensar no planejamento de uma apresentação, identificamos pontos importantes como objetivo da apresentação, a reação que ela deve gerar no público-alvo, quem é esse público-alvo, etc.

Assim, todo esse estudo é montado para evitarmos entropia. A palavra entropia é de fato bastante conhecida na área da física, representa a perda de energia em forma de calor em alguns processos. Mas na comunicação, entropia tem a ver com a perda de comunicação ou a dispersão dela. A entropia pode representar perda de informação, mas também a comunicação transmitida de maneira errada. Gestos, argumentos, exemplos, imagens, que quando colocadas na sua apresentação podem transmitir a mensagem errada para o seu público. Bem como palavras e termos. Veja abaixo as palavras e erros que podem acabar com a credibilidade em uma apresentação.

1. Incertezas

A nossa cultura pede humildade. E muitas vezes levamos essa humildade para o palco. Então usar termos como “mais ou menos”, “algo como”, “perto de” tiram a credibilidade em uma apresentação. Se a sua apresentação estiver cheia delas, quer dizer que você pode passar uma imagem de um profissional incerto.

2. Humildade e auto depreciação

Tome cuidado com termos que te depreciam. Em outras palavras, começar uma apresentação com o termo “eu só gostaria de dizer que” te deprecia como apresentador. Bem como “é apenas a minha opinião”. Então, se você precisa passar credibilidade, fuja da auto depreciação.

3. Sons de pensamento

Acontecem quando você está nervoso, pensando no seu conteúdo e quando precisa trocar de assunto, mantém o som de “hummmm” ou similares, preenchendo o espaço entre as falas. O problema, para a sua plateia, é que esse tipo de som conota que você está perdido, tentando achar as melhores palavras para a sua frase. Passa a impressão de que não se preparou, ou não conhece o conteúdo a fundo. Esse tipo de som quebra a credibilidade em uma apresentação.

4. Palavras de perdão

Toda vez que você pede desculpas, se coloca “abaixo” do seu público. Frases como “me desculpem, mas essa é a minha opinião”, não garantem a força da sua opinião. Se você pede desculpas sempre, abre o precedente para que, se estiver errado, tudo bem. E se a plateia percebe que você tem dúvidas sobre seu conteúdo, ela não lhe dará credibilidade.

5. Slides no lugar errado

Se você precisa provar um argumento na sua apresentação, e nessa construção, passa por slides que estão posicionados no lugar errado (mostrando para a sua plateia que ele não deveria estar ali), você acaba perdendo a lógica da argumentação e sua plateia percebe isso, não seguindo mais os seus passos.

6. Não-verbal discordando da mensagem

Se o seu não-verbal não tem conexão com a sua mensagem, o público tende a esquecer a mensagem e prestar atenção somente no gestual. Pense em um apresentador que se posiciona encostado na parede, perna cruzada sobre a outra, braços também cruzados, e olhar agressivo falando sobre um assunto bem humorado. Não funciona e confunde a mente da audiência. “Algo aqui não está correto”, vão pensar. E quando isso acontece, a credibilidade não funciona mais.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.