MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

8 novas regras para falar em público e conquistar plateias difíceis

Falar em público é um problema até para apresentadores experientes. Há alguns anos  começamos a notar que a forma para falar em público estava sendo influenciada positivamente pelo TED, agora notamos que os agentes da transformação são outros, como por exemplo o YouTube e o Periscope. Uma comunicação poderosa já não se sustenta mais com a formalidade de antigamente. Ela está mais casual, direta e interativa. E o profissional que souber tirar proveito deste momento e compreender tais mudanças é o que melhor se adaptará no mercado. Além de alcançar resultado com suas estratégias de comunicação. Afinal, a mensagem não pode ser passada de qualquer jeito, certo?

Vai falar em público? Com ou sem Apresentação? Tudo bem, as regras abaixo irão te ajudar:

Prática não leva à perfeição

Exatamente. Sabe o que leva à perfeição? Prática com feedback. De que adianta praticar por horas sem ter alguém que possa apontar seus erros ou oportunidades de aperfeiçoamento? Seria como errar cem vezes e achar que na centésima primeira tudo fosse ser diferente. E este alguém pode ser você! Como? Gravando seu discurso.

Não se preocupe com a qualidade, será um material de consulta particular. Apenas certifique-se de que está captando o som claramente, que está enquadrado corretamente e comece a treinar. Depois, analise o material e seja sincero com a análise. Busque oportunidades de aperfeiçoamento e, principalmente, os erros que precisa corrigir. Como, por exemplo, notar se a energia no meio do discurso está igual ao do início, pois geralmente perde-se energia e há uma “queda” de entonação nesta parte.

Falar em público = Cantar

Já reparou que às vezes nossa garganta e língua ficam secos após falarmos muito? Não é à toa que diversos eventos disponibilizam água para os palestrantes “molharem o bico” durante suas Apresentações. Isso acontece porque a maioria de nós respira pela boca, e o correto é treinar para respirar apenas pelo nariz. Roger Voice, coach de oratória para celebridades, afirma que “se você quer controlar o som, precisa aprender a controlar o ar” – inspire pelo nariz até encher os pulmões, usando o diafragma, e gentilmente expire enquanto você fala.

Descarte o visual desnecessário

É importante utilizar imagens para potencializar uma mensagem, mas nem sempre é possível ou recomendável. Se você não possui uma imagem que preste suporte à mensagem, então é melhor não usar nada: o visual precisa amplificar sua mensagem, e não distrair. Pense na mensagem que deseja passar em cada slide e que imagem você verdadeiramente acredita que representa fielmente o que deseja (cuidado com os clichês).

Teste suas piadas

Gosta de humor? Quer tentar utiliza-lo em uma Apresentação? Treine e teste antes. É gratificante fazer as pessoas rirem, é certamente uma forma poderosa de fixar uma mensagem na mente da audiência e ainda ser lembrado pela experiência agradável, mas você precisa testar antes. Nunca pergunte a um amigo ou parente se “foi/é engraçado” pois eles não representam sua audiência e certamente terão receio de falar a verdade. É fácil treinar, principalmente se você está sempre com pessoas ao seu redor. Você vai tentando encaixar as piadas nas conversas, de forma natural, dentro das oportunidades, e vai analisando a reação de cada um – este teste é importante para, pelo menos, você identificar se realmente possui uma veia humorística ou se seria um fracasso forçar a barra tentando ser algo que não é.

Finja estar conversando

Aliás, tomar cuidado para criar um diálogo ao invés de um monólogo já foi pauta de nosso blog. A formalidade de antigamente não funciona mais hoje em dia, é chata e entediante, faz as pessoas dormirem nas cadeiras e terem zero empatia pelo palestrante. Hoje em dia você precisa ser simpática, gerar empatia, conversar casualmente e ser mais sincero ao expressar você mesmo do que tentar ser alguém que não é. Falar em público tem muito a ver com empatia e troca.

Quando você conversa, a mensagem flui melhor porque você não possui cobranças em cima de você e a audiência ao seu redor são amigos que não possuem pretensões profissionais no momento. Na palestra você deve se portar da mesma forma, tirando aquele peso de cima dos ombros e transformando o momento em uma experiência agradável.

Chegue adiantado no evento

Por favor! Além de ninguém gostar de atrasos, você poderá encontrar um lugar para relaxar e sentir-se mais confortável, repassar seu discurso e/ou slides, verificar se a Apresentação ou o microfone estão funcionando corretamente e verificar os últimos detalhes. Você pode, também, praticar um pouco – quanta vantagem, não?

Mantenha a cabeça aberta

O mercado está em constante mudança, assim como a tecnologia e o comportamento humano. Tudo está sempre mudando, se adaptando e transformando, faz parte da evolução manter-se constantemente ativo, absorvendo diariamente o máximo de aprendizado. Por isso você não deve manter-se enraizado à tradições ou manias. Falando de Apresentações, cada vez mais caminhamos para uma dinâmica mais interativa e, certamente, com uma dose de entretenimento – tenha isso em mente, seja analítico com outras palestras, visite o site do TED e acompanhe como as palestras mais recentes estão sendo feitas etc. Além do TED existem outros formatos de palestras, como Pecha Kucha, Creative Mornings ou Ignite.

Encerre com poder

Nossa tendência é lembrar mais do início e do fim de uma apresentação profissional – não sabemos por que, mas já que esse comportamento existe, que tal aprender a tirar o máximo de proveito dele? Uma das formas mais comuns é repassar os pontos de forma resumida nos últimos slides. Então, encaixar dentro deste contexto um call-to-action sobre o assunto que está apresentando. E é importante você ter um call-to-action, se não tiver pessoalmente pelo menos sua Apresentação precisará ter. Ou as pessoas não terão engajamento suficiente com a mensagem que estiver transmitindo. Como sempre, busque por exemplos de palestrantes que você admire a forma como eles falam. Novamente, o site do TED é muito bom para isso, são palestras do mundo todo, de eventos que realizam desde 1984!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.