MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

As 9 lições que tiramos da Criatividade que você precisa saber agora

Colocando minha leitura em dia, me deparei com um artigo do Robert Safian, editor da Fast Company, abordando a criatividade e o que aprendemos com ela. Com a eleição dos perfis que entrariam na lista das 100 Pessoas Mais Criativas ele pode aprender, também, um pouco mais sobre o que nos move à criatividade.

É interessante notar algumas características da criatividade que normalmente nós não percebemos. Apenas “sentimos”. Acredito que, ao aprofundarmos nosso conhecimento no que a criatividade é essencialmente, aperfeiçoaremos nossas mentes à trabalharem melhor ainda. Abaixo, algumas características que acredito serem interessantes:

1 . A criatividade não discrimina

A lista é composta por distintos gêneros, raças, crenças, modelos de negócios, bem como tipos de mercado onde atuam. A criatividade está à disposição de todos, independente de suas atuações.

2 . A criatividade supera expectativas

Não se trata apenas de criar, na pratica. Mas sim de atender à problemática em questão de uma forma distinta, que poucos – ou ninguém – tenham explorado. Acha seu problema impossível? Em 2015 o primeiro criativo da lista é um cientista que conseguiu grandes avanços em um medicamento para Ebola.

3 . A criatividade envolve improviso

Nada é milimetricamente desenvolvido ou planejado. Às vezes as coisas saem do padrão e cabe a nós identificarmos essas oportunidades para colocarmos ela em nosso plano e adequá-las com o objetivo. A habilidade de se improvisar é, também, uma habilidade para se criar algo adequadamente dentro de uma situação ou oportunidade de forma ágil e independente de preparos. Ou seja: esteja sempre preparado.

4 . A criatividade não é interrompida pelo medo

Um exemplo interessante é de Vian Dakhil, que foi atingido por terroristas dentro de um helicóptero e, mesmo assim, continua sua luta através do YouTube e outros canais tecnológicos para gerar uma mobilização global em prol dos Yazidis, minoria curda. Se não tem terroristas atentando contra sua vida, certamente sua mente tem liberdade suficiente para que a criatividade corra solta, e livre.

5 . A criatividade conhece oportunidade e, também, momento

A pressão nem sempre é negativa, e às vezes é durante a tempestade que as ideias surgem com maior clareza pois estamos experimentando o problema que queremos resolver. Para alguns é difícil manter a concentração em meio a tantos problemas girando ao redor de nossa mente, mas lembre-se de que, encontrando o foco em meio às tribulações, certamente aprenderá a utilizar a sensibilidade a favor da criatividade.

6 . A criatividade aproveita as oportunidades, mesmo fora delas

Um exemplo é a Nike, que na Copa do Mundo perdeu lugar para a Adidas. Para a maioria, isso significaria engavetar todas as ideias para aquele evento e esperar a próxima edição, mas para a Nike não: eles ainda assim conseguiram desenvolver campanhas ao redor do evento (sem infringir as regras de marcas) e conquistar 400 milhões de impacto. Eles podem ter perdido a oportunidade (patrocínio) mas certamente não deixaram o momento (período do evento) passar em branco.

7 . A criatividade pode unir arte e negócios

Um coletivo chamado K-hole começou a satirizar tendências de negócios nas redes sociais, e o resultado foi se transformarem em uma consultoria que atende empresas de grande porte.

8 . A criatividade pode moldar a sociedade

A forma como você aborda um tema em alta na sociedade, se for criativa, pode ajudar a elevar o tema a um patamar evolutivo e, principalmente, mais receptivo por todos. É o que aconteceu com as discussões raciais promovidas pela Comedy Central, o transgênero abordado por Janet Mock ou a desmistificação da aura heróica da elite presente em Silicon Valley por Mike Judge.

9 . A criatividade não tem idade

E não tem mesmo! Já viram o tanto de criativos que surgiram nos últimos anos? No Brasil, a Forbes selecionou diversos perfis abaixo dos 30 anos, como por exemplo João Pedro Motta (Plaay), Pedro Franceschi (Pagar.me) e Amanda Gomes (bailarina). Isso significa que criatividade não depende unicamente de instrução acadêmica ou vivência profissional, ela é alimentada principalmente pela experiência de vida – todos os exemplos mencionados, mesmo que jovens, foram extremamente analíticos com o tema que se interessaram, e buscaram desenvolver uma visão própria do que seria uma melhoria.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Criatividade nas Apresentações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.