MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Conheça os 9 segredos para se tornar um bom palestrante

Como se transformar em um bom palestrante? Existem técnicas e habilidades que levam tempo para serem aprendidas. Mas também existem segredos. Conheça-os aqui

Sim, sabemos que o termo “segredo” pode soar misterioso demais para o tema. Mas sabia que ainda existem muitos profissionais que ignoram diversas boas práticas quando palestrantes em alguma apresentação? Se tornar um bom palestrante requer treino. Mas também é preciso conhecer os segredos.

Talvez algumas das dicas abaixo lhe sejam familiares, e isso é bom: significa que estamos no mesmo caminho e que é sempre tempo de revisitarmos nossa memória e verificar se tudo que aprendemos e conhecemos está sendo realmente praticado.

Algumas dicas provavelmente soarão como novidade, algo como “mas você deve estar de brincadeira comigo” – não brincamos em serviço! Veja abaixo os 9 segredos para se tornar um bom palestrante:

Conheça a si mesmo

Profundo demais, mas totalmente coerente: para ser um bom palestrante você precisa, antes de tudo, entender quem é você e ter confiança não somente em você mesmo, mas em sua habilidade de conectar-se com outras pessoas.

Fale com sinceridade

Um dos principais pilares da conectividade com outras pessoas, e também uma característica que sua audiência irá perceber rapidamente tanto se você for sincero quanto se não for. Falar com sinceridade durante uma apresentação profissional é o ponto mais importante para uma comunicação efetiva de um bom palestrante.

Consistência

Nada de devaneios ou cacoetes verbais, você precisa comunicar com firmeza, transmitir cada mensagem de forma concreta e segura. Uma das formas de se alcançar a consistência é viver o que você fala/comunica em suas apresentações – a credibilidade que você quer virá da consistência de sua personalidade através da experiência (tanto de vida quanto profissional – ou ambos, dependendo do que você irá comunicar).

Conheça o outro lado

Sabe aquele grupo de pessoas à sua frente durante sua apresentação? Conheça-as. Elas são importantíssimas, a razão de você ser um palestrante ou realizar uma apresentação – que tal pesquisar a seu respeito ou até mesmo conversar com algumas pessoas da plateia antes e depois de sua apresentação?

Por mais que você esteja em uma posição de compartilhamento de conhecimento (através da mensagem que sua apresentação trará), você precisa definitivamente criar um relacionamento com sua audiência, do tipo que seja uma via de mão dupla.

Ouça

É a continuação do item acima. As razões são suficientes: primeiro, você aumenta seu discernimento ao conhecer outras perspectivas de um mesmo assunto, e segundo, você se conecta com a audiência de forma mais humana.

Respeite

São raros os casos de palestrantes que não possuem respeito, mas ainda estão por aí e precisam de ajuda. Todos, independentemente de cargo ou posição no mercado onde atua, merecem ser tratado com respeito – o respeito inspira a liderança e, principalmente, o respeito mútuo.

“Mas são eles quem vieram assistir minha palestra” – e daí? Isso não lhe dá posição para tratar a todos com superioridade e desgosto por qualquer questão que lhe pareça imatura.

O respeito precisa ser em amplas direções. Não apenas com a audiência, mas também com a equipe responsável pelo evento onde irá palestrar. Como é possível respeitá-los? Simples, comece praticando sua apresentação para não estourar o tempo (a audiência e os outros palestrantes serão muito gratos por evitar um efeito dominó). Planeje o conteúdo de sua mensagem para entregar o que as pessoas estão esperando e alinhe seu tema com o que o evento propõe.

Seja genuíno em seu interesse

É inspirador comunicarmos para a audiência porque acreditamos que nós temos uma mensagem a ser transmitida. Mas melhor ainda é comunicar com a audiência porque você acredita que eles tenham algo a dizer.

Quando você demonstra o verdadeiro interesse pelo que sua audiência tem a comunicar para você durante sua apresentação, você verdadeiramente ganhará não apenas a confiança mas também a empatia dela com você. E isso, amigo palestrante, não tem preço que pague.

Cuidado com o dito não dito

Tom de voz, postura e comportamento são itens importantíssimos que podem jogar a favor ou contra nosso objetivo durante uma apresentação. Nossa linguagem corporal às vezes pode falar mais alto que nossas próprias palavras, e pode ocasionar até um mal-entendido.

Como melhorar neste ponto? Diversas formas. A prática ajuda muito, porém algumas pessoas podem sentir necessidades maiores de ajuda e recorrerem a profissionais de fonoaudiologia, teatro ou até mesmo psicólogos.

Relacionamento mútuo

Comunicação nunca será uma via de mão única, um monólogo. Os maiores líderes da comunicação, quando palestrantes, criam um diálogo através de ações simples como ouvir e convidar as pessoas a se expressarem.

Qual o objetivo de um palestrante (e não de uma apresentação)? Criar empatia com a audiência. Desta forma, quebram-se barreiras quanto às expectativas ou pré conceitos, estimulam conforto e segurança em ouvirem de você. E, principalmente, cria conexões verdadeiras.

É muito difícil fazer uma audiência receber (e reter) uma mensagem se ela se sente desconfortável com a presença do palestrante. Que tal melhorar este cenário? Criando um ambiente descontraído, onde todos possam relaxar durante sua apresentação. Ao mesmo tempo em que você trabalha os pontos acima para criar vínculos pessoais, sua mensagem terá muito mais chance de gerar resultado. Assista também estes TED Talks que separamos neste post 6 TED Talks que você precisa assistir para apresentar melhor para você ir ensaiando!

Boa sorte!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

e.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.