MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como fazer a Apresentação Perfeita? Encontramos a fórmula!

Muitos buscam a fórmula de Como fazer a Apresentação Perfeita. É possível? Existe mesmo uma formula? Veja abaixo

Muito falamos sobre Apresentações, a comunicação em torno dela. Ou seja, diversas formas de se expressar uma mensagem, formas distintas de aperfeiçoar o visual dos slides, como apresentar um gráfico de forma apropriada etc., e talvez alguns devam pensar que tudo isso é muito complicado. Demanda tempo para ler, pesquisar, juntar informações, estudar e, por fim, chegar a uma conclusão. Como fazer a Apresentação Perfeita passa por aqui.

E se existisse uma fórmula para Como fazer a Apresentação Perfeita? Talvez fosse simples demais você aplicar os elementos que possui e assim converter em uma fórmula matemática que, no final, te mostrará o índice de sucesso. Senhoras e senhores, essa fórmula existe:

formula

Porra, mas você está de brincadeira com a gente?
Sim (e considere a fórmula acima apenas ilustrativa, ok?) e não.

 

Improvisar ou seguir modelos?

Vivemos uma época onde as pessoas buscam fórmulas de Como fazer a Apresentação Perfeita. E, quando o fazem, anula suas próprias faculdades e ciências sobre aquilo que deveriam dominar 24 horas por dia. No caso das Apresentações, encontramos muitos profissionais ditando regras sobre como você deve se apresentar. Não coloque a mão no bolso, use fonte X, mude a cor do fundo de slide, seja cool ou, o mais recente, abuse do storytelling.

Não. De fato não existe uma fórmula mágica de Como fazer a Apresentação Perfeita. Mas sim diretrizes do melhor caminho que você pode tomar para não apenas ter sucesso como, principalmente, não tornar o processo desgastante. Vamos falar de cada elemento da “fórmula”:

 

M – Mensagem

Antes de sair digitando no PowerPoint como um louco, pense na mensagem de sua Apresentação. Saiba balancear entre o que você deseja e o que você precisa – nem sempre ambos são iguais, e muitas vezes é preciso abandonar o desejo pessoal para executar a necessidade vital.

 

A – Audiência

Quem irá assistir sua Apresentação? Você sabe o que eles querem ou esperam? Sair tecendo um storytelling para uma reunião financeira certamente fará todos dormirem ou dispersarem do principal (números), mas se você entrar em uma convenção para motivar todos os colaboradores da empresa e começar apresentando gráficos certamente fará todos dormirem ou dispersarem também! É preciso entender quem são e o que querem para, a partir daí, desenvolver o material que irá apresentar. Leia este post que escrevemos sobre Como você pode conquistar a atenção da sua audiência.

 

P¹ – Persistência

Não vomite seu discurso em cada slide e ache que cumpriu com sua missão – você ainda estará muito longe, recruta. O compromisso de se apresentar é grande, ainda mais quando você é o interlocutor que representará sua empresa, que tal dar mais atenção? Sabe aquela apresentação importante para o CEO que você só pensou uma semana antes? Deveria ter pensado uns dois meses antes para planejar, desenvolver e, principalmente, praticar muito o discurso e a forma como iria interagir com o material audiovisual – quando a oportunidade bate à porta é bom ficar atento e aproveitar.

 

P² – Personalidade

Tenha referências de comunicadores notáveis. Tudo bem manter a imagem de Martin Luther King na parede de sua sala. Ou aquele vídeo do Steve Jobs discursando na universidade salvo nos favoritos de seu computador, porém não tente ser eles. Aliás, não tente ser ninguém além de você mesmo. A diferença está em você preservar sua personalidade ao mesmo tempo em que aperfeiçoa suas habilidades de comunicação.

 

I – Identidade Visual

Um slide diferente do outro não traz unidade visual. O que causa dispersão da atenção e, principalmente, desinteresse em acompanhar seu raciocínio. Determine o estilo da comunicação que utilizará em sua Apresentação, e isso pode ser a partir do brandbook (ou Manual da Marca – caso sua empresa possua), identificando os padrões que utilizará. Títulos, subtítulos, texto, destaque de texto, caixas de texto, tipo de fotografia, quais animações escolherá etc. O Batman usa a temática de morcego e tudo é na cor preta por uma razão: ninguém o confunde à primeira vista.

Sua Apresentação deve ser igual: ao primeiro slide todos deverão conhecer você. A primeira impressão é a que fica, mas o restante também é importante e deve seguir o mesmo estilo, ou parecerá um material esquizofrênico. Leia o post Como fazer slides mais simples e eficazes para você que precisa entender melhor como aplicar alguns conceitos de design nos slides da sua apresentação profissional.

Então, Como fazer a Apresentação Perfeita?

Não busque fórmulas, busque formas de aperfeiçoar seu trabalho. No mundo das Apresentações o destaque não acontece apenas com um material bonito ou um conteúdo envolvente, ele também depende da personalidade do interlocutor (você), e a soma de tudo isso somada à persistência em praticar o ato de se apresentar certamente o fará alcançar resultados cada vez maiores.

No final, existe um único fator determinante: você. Depende de você fazer acontecer e fazer do melhor jeito. Como? Preocupando-se com todos os pontos que levantamos aqui.

E uma boa Apresentação!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.