MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

A hilária visão de Tom Fishburne sobre a publicidade

Certo dia, Washington Olivetto afirmou que a publicidade estava chata porque publicitários só se relacionam com publicitários. Pela visão de Tom Fishburne, ele estava certo:

Tom Fishburne busca mudar o prima que vemos a publicidade. Ou seja, o glamour da publicidade sempre foi um dos atrativos para diversas pessoas escolherem essa profissão ou, ao menos, serem influenciadas. Don Draper passou uns anos na HBO mostrando como “era fácil” ser criativo em uma grande agência. Com suas doses diárias de old fashioned, expediente iniciando perto do almoço e terminando no meio da tarde, alta rotatividade de secretárias convenientemente atraentes e por fim, inúmeros jantares de luxo com clientes.

Dessa forma, ainda bem que temos pessoas como Tom Fishburne que consegue, de forma muito bem humorada, expor as verdades da publicidade em cartoons hilários. Adianto: se você não tem qualquer contato com o mundo publicitário, provavelmente não entenderá muito do que virá a seguir.

1

2

De acordo com Fishburne: “Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um cartoon vale mais do que mil apresentações entediantes em PowerPoint”. E ele realmente faz uso de seus desenhos em cada slide!

A forma de Tom Fishburne se comunicar através de cartoons dentro de uma Apresentação é dinâmica, bem fluída e, principalmente, traz exemplos de fácil assimilação por fazerem parte do conhecimento popular da audiência. Enquanto isso, ele consegue falar de publicidade sem precisar fazer piadas profundas demais que só algumas pessoas entenderiam.

3

4

 

Tom Fishburne não está sozinho nesse pensamento

Mais interessante foi encontrar a charge abaixo e concluir que eu não estava sozinho ao pensar na forma como nossa comunicação está se transformando. A ponto de começarmos, mesmo que aos poucos, a substituir algumas palavras (talvez até sentenças inteiras) por um único símbolo. Um mini desenho icônico que conhecemos popularmente como emoji (e eu já falei sobre a lição que podemos tirar deles neste post).

Também podemos concluir que José Saramago estava certo quanto à sua previsão sobre a comunicação das pessoas. Apesar de sua opinião ter sido estritamente sobre o Twitter, é clara sua essência quanto a comunicação: “Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.”

5

 

Veja outros exemplos de reducionismo na comunicação

Em novembro de 2013, Zoe Mendelson começou a reescrever histórias usando apenas emoji, um projeto chamado Emoji Major – também falamos sobre o projeto neste post.

Depois, em meados de fevereiro/março de 214, o PETA lançou uma campanha utilizando apenas emoji. Desta vez um vídeo, que trouxe maior dinâmica, e você pode conferir no player abaixo:

Este ano a Africa desenvolveu a nova campanha do Itaú toda feita com emoji. Seja para falar de Mudança (como no player abaixo), ou uma homenagem às mães, lá está o emoji como elemento principal da comunicação:

Muitas risadas e suspiros depois. Podemos perceber claramente o quanto a comunicação está mudando e o quanto nossa forma de transmitir uma mensagem está se tornando mais ampla. Emoji em uma campanha de instituição financeira? Don Draper nunca aprovaria uma campanha dessa, mas graças a Deus que a comunicação nunca parou de evoluir e, principalmente, se adaptar.

Seja em uma campanha ou em uma Apresentação, tenha certeza de uma coisa. É possível, sim, fazer mais com (muito) menos. Se o PETA e o Itaú conseguiram, por que você não conseguiria? Resuma esses slides que parecem bula de remédio e passe a entreter sua audiência.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.