MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Animações em whiteboard. Por que funcionam tão bem?

Você já deve ter visto aqueles vídeos que consistem, basicamente, em uma mão com uma caneta ilustrando a mensagem de acordo com a narração. É dinâmico, lúdico e direto ao ponto. As animações em whiteboard, estilo também conhecido como facilitação gráfica, tornou-se popular mundialmente em 2008 com os vídeos da RSA.
Com isso, a técnica de animações em whiteboard acabou ganhando o mercado. Afinal, não é raro clientes pedirem esse tilo para seus vídeos. Sejam eles didáticos, de treinamento ou até mesmo institucionais. Mas nem todos as conhecem com esse nome: também é chamada de “draw my life”, “speed draw”, e também “vídeo com a mãozinha”. Enfim, são várias definições para a mesma estética.
Para quem conhece o storytelling, este estilo de animações em whiteboard potencializa a mensagem através do visual, e suas características são bem interessantes para analisarmos. Veja como esse tipo de ilustração pode ajudar bastante na transmissão da mensagem do seu vídeo corporativo:

Animações em whiteboard dão vida às mensagens

O desenho simultâneo com a narração transmite a sensação de “dar vida às mensagens”. Portanto, você ouve a palavra, ou frase, e quase que imediatamente existe uma ilustração associada à mensagem. Ou mesmo literalmente a palavra desenhada com uma tipografia mais chamativa. Veja nesse exemplo do vídeo de UOL que utilizamos essa técnica:

Animações em whiteboard trabalham contraste

Geralmente os traços são pretos (para ter contraste com o fundo branco – whiteboard, há), com a existência de uma terceira cor, utilizada para ressaltar algum detalhe no desenho que seja necessário para reforçar a mensagem. Veja esse exemplo do vídeo que criamos para a Bring To:

Animações em whiteboard humanizam a comunicação

A mão desenhando traz a sensação humanizada para a animação – e esta sensação gera identificação. Desta forma, a chance de sua audiência se conectar com sua animação é maior. Veja esse exemplo de vídeo que fizemos para a Informa:

Concluindo, foi realizado um estudo com dois grupos de pessoas, que resultou em uma questão interessante. Nele, o primeiro grupo assistiu um vídeo onde a mensagem era passada por um interlocutor, captado com uma câmera.  Enquanto o segundo grupo assistiu uma animação com o mesmo som do primeiro grupo. Porém ao invés de ter o interlocutor filmado, substituíram por uma animação.
E aqui está o resultado. Animações em whiteboard aumentaram em 15% a retenção das informações factuais. Isso significa que, quando você precisar passar uma mensagem – seja ela conceitual ou técnica – animações em whiteboard certamente ajudarão nesta missão. Além disso, as animações em whiteboard são 33% mais lúdicas e divertidas do que vídeos captados (que, em inglês, o termo é talking heads – “cabeças falantes”, na tradução livre).

Animações em whiteboard são valorizadas pelo público hoje em dia

Atualmente, as pessoas estão acostumadas com conteúdos dinâmicos e, principalmente, em vídeos. Sejam eles em motion design, captados ou ilustrados, uma certeza é que sua mensagem será mais impactante com animações em whiteboard. Por isso que muitas marcas buscam essa estética, principalmente aqui no MonkeyBusiness.
Para quem tem interesse de ter uma animação para usar nas redes sociais, animações em whiteboard tem 66% mais chance de serem compartilhadas do que outros vídeos. Afinal, ninguém quer compartilhar conteúdo enfadonho, certo?
Seu vídeo precisa ser informativo, lúdico e divertido ao mesmo tempo. Porém, quando dizemos “lúdico” não significa ser infantil, ou pedante. Mas sim interessante o suficiente para cativar a atenção. Explorando assim um pouco a fronteira da seriedade com a quebra do gelo de ter uma mensagem formal demais.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Animações em Whiteboard.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.