MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentação de Michelle Obama: emoção e razão para comunicar com qualidade

A Apresentação de Michelle Obama na convenção dos Democratas de 2016 impressionou. Principalmente pela união de razão e emoção no seu discurso0. Na publicidade, dizem que propaganda com crianças sempre vende. E acredito que Michelle Obama seja partidária dessa frase. Esse foi um dos argumentos que ela usou no seu discurso na Convenção Nacional dos Democratas, agora, em julho de 2016. Um discurso que faz com que você não consiga parar de vê-lo. E não é isso que todos os apresentadores buscam?

Nesse artigo, analisaremos quais foram os principais recursos e artifícios Apresentação de Michelle Obama. Ela alguns bastante emblemáticos para construir esse grande discurso. E vamos começar pelo primeiro recurso narrativo, e o mais forte: se você quer fazer uma apresentação impactante e, principalmente, memorável, não se esqueça desse fato científico: informações sozinhas não causam impacto, nem geram ação. O público de uma apresentação ou discurso toma decisões apenas pelas razões emocionais, e as justificam com os argumentos racionais.

Veja o uso da razão e da emoção na apresentação de Michelle Obama

E, quando falamos de emoções, podemos despertar dois tipos delas na nossa audiência: as negativas e as positivas. Essa decisão vai depender do tom e do objetivo da sua apresentação. No caso do discurso da apresentação de Michelle Obama, ela optou por causar emoções positivas, e esse fato guiou seu discurso, em contraponto às sensações negativas que Donald Trump costuma imprimir em suas falas.

Com essa linha, Michelle dseperta sensações boas na sua plateia, como otimismo, esperança, e, ao reforçar que não é preciso fazer os Estados Unidos uma grande nação novamente (slogan da campanha de Trump) ela conclui essa informação, nitidamente dividindo o eleitorado: os democratas são positivos e os republicanos, negativos.

A estrutura do seu discurso é simples, porém muito eficiente: ela começa falando das suas filhas, como suas vidas mudaram ao se mudar para a Casa Branca. Com isso, ela conecta com a preocupação deles com suas crianças, e com, consequentemente, todas as crianças dos EUA. Em todos os pontos, ela coloca histórias emocionais, e justifica elas com argumentos sérios:

“Eu acordo todas as manhãs em uma casa que foi construída por escravos e observo minhas filhas, duas jovens mulheres negras bonitas e inteligentes, brincando com seus cães no gramado da Casa Branca e por causa de Hilary Clinton, minhas filhas e todos os nossos filhos agora acreditam que uma mulher pode ser presidente dos Estados Unidos.”

Argumentos poderosos para públicos distintos

Com esse tipo de argumento, ela conversa com as minorias e com as mulheres. São um grande e importante público dos Democratas, ou seja, seu público-alvo principal. A ciência já provou que, quando se trata de tomada de decisões, é a emoção que nos guia, não a razão.

Isso não quer dizer que a razão não seja importante. Ela é, mas a razão simplesmente defende a conclusão de que a emoção já decidiu. Quando tomamos uma decisão, a área de  escolha do seu cérebro é ativada antes mesmo que você esteja ciente de ter feito uma escolha. Por isso Michelle estrutura seus argumentos com emoção e depois os fecha com razão.

Para você, que precisa fazer apresentações que mudem pensamentos e que leve o seu público a ação, aposte em argumentos racionais. Mas também trabalhe com as emoções da sua audiência. Você terá uma apresentação mais eficiente.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.