MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como fazer uma ótima apresentação sem apresentador?

A criação de uma apresentação sem apresentador é sempre complicada. Principalmente porque é um material que se comunica sozinho. E é uma prática comum. Quem nunca pediu para o professor da faculdade mandar os slides por e-mail para estudar para uma prova? Em meus anos de faculdade esse era um hábito bastante comum dos meus colegas, porém algo curioso acontecia quando os alunos recebiam os arquivos dos professores, um fenômeno conhecido por “o ppt não ajudou nada”.

Se você já passou por alguma situação semelhante esse texto vai te ajudar a entender o que aconteceu. A primeira pergunta é: qual era a diferença entre a apresentação que você viu na sala de aula e a apresentação que chegou no e-mail? Nenhuma? Certeza?

A principal diferença de uma apresentação sem apresentador

A diferença era óbvia e bastante simples: o professor. Sim, o que mudava era que em sala de aula o PPT tinha um discurso complementar de uma pessoa, no e-mail não. Quando a apresentação foi criada o objetivo dela era servir de suporte para um discurso maior e mais completo. Imagine, por exemplo, um professor de fotografia que quer dar um exemplo de iluminação, cria um slide com a foto de exemplo e analisa por 10 ou 15 minutos durante a aula. Toda a mensagem, nesse caso, está no discurso do professor.

O mesmo acontece em treinamentos e palestras. Muitas vezes uma apresentação de horas tem apenas alguns slides que, sozinhos, sem o auxílio do apresentador se tornam um pequeno compilado de imagens vagamente referentes ao assunto (para entender melhor essa relação entre imagem, design e texto leia “Como harmonizar texto e design em uma apresentação”). Ou seja, se você não conseguiu memorizar ou anotar o discurso do apresentador, a apresentação não vai te ajudar muito depois.

A mesma situação se aplica quando uma apresentação de vendas feita para ser utilizada por um vendedor é enviada por e-mail. O cliente, sem o auxílio do especialista para explicar tudo aquilo, não vai conseguir tirar conclusões muito claras do conteúdo. Veja:

5 dicas para você criar uma apresentação sem apresentador inteligente e de resultados.

1 . Cada slide deve ter uma mensagem, garanta que essa mensagem esteja escrita de maneira clara em cada um deles.

2 . Utilize esquemas como timelines e infográficos para apresentar conteúdos mais extensos e complexos.

3 . A sua apresentação, mesmo sem apresentador, não é um manual, seja econômico no texto, qualquer palavra a mais do que o necessário pode atrapalhar a leitura.

4 . Evite metáforas, vá direto ao ponto e economize o tempo do leitor.

5 . Peça ajuda: entregue a apresentação para alguém que não entende do assunto e pergunte se entenderam a mensagem.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação sem Apresentador.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

 

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.