MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

A Arte da Simplicidade

A arte da simplicidade em sua comunicação. A base de como fazer uma boa apresentação:

Uma das principais características da comunicação é sua constante transformação de acordo com a época e diversas influências do comportamento humano. Um dos exemplos mais fáceis de como essa mudança é constante é a moda. Ou seja, um dia determinada peça de roupa está na moda, em outro, ela virou um elemento ultrapassado e brega. E, algum tempo depois, ela retorna como vintage. Às vezes uma peça antiga ganha uma remodelação (ou releitura) moderna. Transformando-se materialmente, porém preservando algumas características. As principais que a fizeram ser popular. Como fazer uma boa apresentação passa por esse pensamento.

E com a comunicação? Já vivemos a era do menos é mais, depois passamos para a era da invasão colorida e de muitos efeitos sobrepostos. E há alguns anos voltamos a falar da simplicidade. Mas ela não deveria ser algo a sair de moda na comunicação. Aliás, a simplicidade nunca saiu, ela apenas foi esquecida. Infelizmente, esse esquecimento custou algum preço para algumas empresas e agências na hora de se comunicarem.

Simplicidade não deveria ser um estilo de comunicação (seja ela visual, verbal, auditiva ou sensorial). Mas sim uma das características principais a conduzirem o foco da criação na hora de desenvolver algo. Design tem como principal essência “forma e função”. E uma das empresas mais populares do mundo que exerce bem essa questão é a Apple.

Mas sem jogar confete para a Apple, e voltando ao foco, precisamos sempre buscar simplicidade na comunicação. Mas como fazer isso com apresentações? Como fazer uma boa apresentação baseado na simplicidade? Levantamos três dicas simples (há!) e fáceis de serem executadas por qualquer profissional, independente de sua área de atuação:

1 . Procure pelas redundâncias

É importante repetir alguns pontos ou palavras-chave, mas para tudo existe um limite e é importante não exagerar. Siga esses passos: introdução, explicação e resumo. Se você começa a repetir a mesma ideia mais de três vezes, está indo para a direção errada e pior. Está conduzindo toda uma audiência a não compreender ou simpatizar.

2 . Coloque a comunicação em repouso

Após terminar sua apresentação profissional, afaste-se por um momento. Esqueça-a. Desconecte-se totalmente dela e coloque um bom espaço entre ela e você. Dessa forma, você poderá retornar à sua apresentação com uma mente fresca, livre de vícios e descansada – aí sim você conseguirá fazer outra análise, mais profunda e assertiva.

3 . Pense como sua audiência

Essa dica envolve grande sinceridade (aos que possuem ego machucado ou inflacionado: cuidado), pois você terá que advogar contra você mesmo, isto é, rever sua apresentação profissional (seja slide a slide ou ela por completa). E refletir se sua audiência irá realmente gostar do que você irá apresentar. Remova jargões técnicos, por mais que sua audiência seja qualificada nada melhor do que comunicação simples e efetiva. Crie diálogo, seja simpático e conduza a apresentação como se fosse uma conversa, e não como um anúncio ditatorial. Ponto principal: não sobrecarregue sua audiência.

As dicas são fáceis, agora que tal se inspirar a trabalhar de forma simples, porém efetiva, com algumas citações de grandes personalidades? Todos gostam de citações, elas inspiram e nos mostram uma nova perspectiva sobre um assunto conhecido. Abaixo, citações sobre simplicidade e, claro, a ferramenta para compartilharem no Twitter – e inspirarem a todos! Pense nelas antes de começar a discutir como fazer uma boa apresentação:

As melhores ideias são as mais simples.
(William Golding)
[Tweet essa citação]

A vida é simples, mas nós insistimos em torná-la complicada.
(Confúcio)
[Tweet essa citação]

Se você não pode explicar a uma criança de seis anos, você não entende a si mesmo.
(Albert Einstein)
[Tweet essa citação]

Absorva o que é útil, rejeite o que for inútil.
(Bruce Lee)
[Tweet essa citação]

Simplicidade é tirar o óbvio e adicionar significado.
(John Maeda)
[Tweet essa citação]

Geralmente confundem simples com simplicidade. A nuance é perdida na maioria.
(Clement Monk)
[Tweet essa citação]

Simplicidade é eliminar o inútil para que o necessário possa falar.
(Hans Hoffman)
[Tweet essa citação]

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.