MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Better Call Saul – Como James McGill virou Saul Goodman

Em primeiro lugar, quem é James McGill? Essa é a pergunta que eu me fiz quando comecei a assistir Better Call Saul, spin off de Breaking Bad (sou um dos orfãos) que conta a trajetória do personagem emblemático Saul Goodman.

A série começa antes dos acontecimentos de Breaking Bad. Antes de Walter White e Jesse Pinkman se juntarem para cozinhar. Ela começa antes mesmo do Saul Goodman existir. Na primeira temporada de Better Call Saul, Saul Goodman ainda é Jimmy McGill.

Sabemos que um dos grandes recursos narrativos da série é nos presentear com a aparição de personagens fortes de Breaking Bad. Tuco, Mike e outros já apareceram e assim, a ansiedade dos fãs fica um pouco em torno disso. Mas qual não foi a surpresa que o episódio “Marco”, último episódio da primeira temporada, nos traz como cliffhanger? Não foi a aparição de nenhum novo personagem. Foi a transformação, finalmente, do advogado que está tentando fazer o bem, James McGill, no embrião do profissional trambiqueiro (e querido por todos) Saul Goodman.

Quem acompanhou Better Call Saul vê nela um personagem muito diferente do que vimos em Breaking Bad. James McGill é um personagem sonhador que passa por diversas dificuldades, injustiças, mas nunca se nega a fazer o bem, mesmo que fazer o certo doa. Porque, lá no fundo, ele tem raízes de golpista, é um personagem que quer ser melhor, luta por isso, mas está sempre flertando em voltar a ser quem ele era.

A partir daqui faremos a análise do episódio com spoilers – você foi avisado 🙂

[INÍCIO DO SPOILER]

Quando James percebe a traição do seu irmão, Chuck, ele então volta a Chicago e acaba caindo novamente na vida de golpista que tinha quando mais novo, junto com seu parceiro Marco (nome do episódio). Eles voltam à velha forma, ou seja, praticam alguns golpes e para finalizar, retomam um clássico: o golpe do Rolex. E nesse golpe, Marco morre, deixando seu anel para Jimmy, que passa a usá-lo a partir de então.

Mas esse anel não é um simples anel. Ele é um artefato, técnica bastante usada em storytelling para interferir no arco de um personagem. O anel tem um poder nesse caso, pois ele representa Marco, um personagem que fazia parte da vida de Jimmy quando ele ainda era o Slippery Jimmy, um personagem que vivia de golpes. Esse anel força o personagem a voltar as suas origens e, quando ele faz isso, se transforma – de Jimmy McGill para Saul Goodman.

Transformação: o principal da história de Better Call Saul

Essa transformação fecha o episódio final da primeira temporada. Quando ele está a caminho de uma proposta de sociedade em uma grande empresa de advocacia, sonho do seu personagem justo, o anel o chama a atenção. Ele para na frente do prédio onde aconteceria a reunião e coça o dedo onde está o anel. A cena fecha nesse movimento. Ele desiste, e volta atrás. Sai do estacionamento e questiona Mike sobre justiça. Porque seguir o caminho justo, mais difícil e com poucas recompensas?

O personagem mudou. Na última cena, ele dirige seu carro, já com outra feição, e com foco no anel. Enquanto dirige, cantarola “Smoke On The Water”, riff que Marco cantarolou antes de morrer no seu último golpe juntos.

Vince Gilligan surpreende. No Season Finale ele não apresenta um novo personagem, ele apresenta o personagem principal da série: Saul Goodman surge agora. Jimmy McGill desaparece. E é esse Saul Goodman que conhecemos em Breaking Bad.

[FIM DO SPOILER]

Mas, como sabemos, Vince não dá ponto sem nó. Essa não é a única referência de Breaking Bad do episódio, existem muitas outras: Quando Jimmy cita Belize no Bingo, que era a metáfora de onde iam as pessoas que morriam em Breaking Bad. Também é citado o nome de Georgia O’Keefe, que já vimos em Breaking Bad quando Jane e Pinkman visitam seu museu. Outra referência é quando Jimmy se faz passar por Kevin Costner para transar com duas mulheres – ele conta essa história em Breaking Bad, na terceira temporada.

Sabemos que Breaking Bad é uma série sobre transformação, especificamente sobre a transformação de seu personagem principal, Walter White, e isso acontece também em Better Call Saul: através do artefato do anel, Jimmy McGill vira Saul Goodman, e essa é a melhor parte da primeira temporada.

Que venha a segunda!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.