MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como o cérebro processa slides visuais de uma apresentação

Por muito tempo se considerou supérfluo trabalhar os slides visuais de uma apresentação. Mas hoje sabemos o impacto que eles causam. É um fato que uma apresentação profissional precisa desse cuidado de design que temos nos slides visuais de uma apresentação.

Para quem acha que trabalhar com apresentações nada mais é do que mexer bem com os programas de design. Que qualquer um consegue trabalhar os slides visuais de uma apresentação. Ou quem desmerece tal necessidade dizendo que “apenas o conteúdo importa”, abro o post com uma provocação:

você, eu e todos no mundo (dotados de visão) avaliamos e julgamos primeiramente pela aparência.

Se o conteúdo é o que apenas importa, então em terra de cego quem usa PowerPoint é enviado para a masmorra? Jamais. Um pensamento tão errado quanto o desdém pelas apresentações.

O problema com PowerPoint, Prezi, Keynote ou qualquer programa que seja, é:

Eles oferecem diversas ferramentas para personalizar seu material. E quando você dá muito poder para alguém, este tende a se achar com total ciência sobre o assunto. Acontece que você conhecer uma ferramenta não o faz artesão da noite para o dia, certo? Trabalhar com os slides visuais de uma apresentação também não.

Por isso que damos total razão à Dr. Richard Mayer, psicólogo com diversas premiações, publicações e livros sobre educação multimídia. Ele identificou algumas características a respeito de como nosso cérebro processa informações visuais de uma apresentação:

Princípio da Continuidade

Absorvemos melhor uma informação quando existe texto e imagem juntos, ou seja, qualquer profissional que se comunique com uma apresentação precisa utilizar imagem e texto para transmitir melhor sua mensagem. Fato científico constatado. Importante considerar que não é texto com qualquer imagem, é preciso haver relação entre ambos – a imagem fará parte de reforçador visual da mensagem.

Princípio da Coerência

São raras as pessoas que conseguem, de fato, reter grande quantidade de informações de uma só vez, e considerando que você não é Piscine Patel, nem as pessoas que assistirão sua apresentação, por que encher os slides de texto? Muitos palestrantes precisam entender que o que é essencial para ele não é para sua audiência: separe o que é essencial para o slide e então descarte o resto, apenas o mais importante deverá constar no slide.

Princípio da Sinalização

Como a audiência não possui a mesma profundidade de conhecimento que você, é importante mostrar na apresentação a ordem de cada informação, aonde começa, por onde passa e por onde termina. Onde A conecta com B, que leva a C. Se esse fluxo de informação (e compreensão) não estiver claro, então você deverá rever seu material.

Princípio da Segmentação

Ao invés de um slide que, por exemplo, leva cinco minutos para ler (e entender), por que não dividi-lo em cinco slides de um minuto apenas? Assim, além de concentrar a atenção da audiência em uma única informação por slide, sua mensagem será transmitida (e lembrada) com mais densidade, o que significa uma audiência que sairá de sua apresentação com menos chance de esquecer o que aprenderam.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações em Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.