Como fazer uma apresentação criativa

Como fazer uma apresentação criativa?

Esse é o grande desafio de profissionais que buscam se diferenciar e apresentar melhor. Trabalhamos muito com esse tipo de demanda, principalmente para áreas de marketing, comunicação e publicidade, que estão sempre tentando se reinventar. Mas cada vez é mais frequente a demanda por uma apresentação criativa em todos os outros mercados.

Não se engane! Uma apresentação criativa não se baseia somente em slides criativos ou imagens criativas. Não é só isso. A criatividade de uma apresentação começa no seu planejamento e entendimento de alguns parâmetros que serão usados para alcançar um resultado final pré-estipulado: o objetivo da apresentação.

É a partir dele que começamos a fazer uma apresentação criativa. Determinar um objetivo de maneira simples e clara, e construir todos os slides da apresentação com informações e conteúdo que conduzam a plateia a esse objetivo. Mas engana-se quem pensa que esse objetivo deve ser criativo. Ele nunca é. Normalmente uma apresentação cumpre com objetivos muito simples e conhecidos: vender um produto, apresentar uma ideia, mudar um hábito.

A criatividade está no caminho

Então, se o objetivo da apresentação não é criativo, o que é? O caminho para chegarmos até ele. Aqui está o segredo para desenvolvermos uma apresentação criativa e que dê resultados.

Para alcançar um objetivo, você precisa montar a apresentação com todas as informações, na ordem correta, que levem o seu público à esse objetivo. Então, com esse conteúdo montado, fazemos um trabalho de transcrição, fazendo um paralelo a ele com um roteiro mais criativo.

Esse roteiro pode conter figuras de linguagem, que deixam as informações mais lúdicas e confortáveis para o público absorver; pode ser mais didático; ou se apoiar em alegorias, arquétipos; ou até mesmo, contar um storytelling que transmita as mesmas mensagens e chegue ao mesmo objetivo do conteúdo simples, de informações duras e cotidianas.

Escrever um roteiro “fora dos padrões” é o primeiro passo para injetar criatividade ao seu conteúdo. Depois disso, é preciso determinar uma direção de arte e o design dos slides que transmita essas ideias e sensações visualmente.

Sua apresentação precisa de planejamento, roteiro e design em movimento: esse é o conceito de Motion Design da MonkeyBusiness

Conte com a MonkeyBusiness. Nós somos especialistas em desenvolver vídeos e apresentações, inteligentes e mais eficientes. Temos times de atendimento, roteiro, direção de arte e motion design dedicados a criar materiais impactantes para os mais variados públicos e objetivos. Sabemos como transformar qualquer assunto em resultados. Conte conosco para criarmos sua próxima apresentação criativa. Veja alguns exemplos de vídeos criativos no nosso canal no Youtube. e também de apresentações inteligentes do nosso portifólio de apresentações.