MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como fazer um vídeo profissional?

Como fazer um vídeo profissional? Elaboramos um passo a passo para você entender como pode criar o seu material e como o MonkeyBusiness coloca esse processo em prática:

Passo 1: Roteiro

Todo vídeo profissional começa com um roteiro. Ele reflete o trabalho prévio de planejamento, onde foram levantadas todas as informações e condições de criação para aquele momento. Objetivo, mensagens que serão transmitidas, estilo de direção de arte, estética, design e animação das cenas e elementos. Além do estudo de público-alvo e o meio onde essa peça será transmitida. Com todas essas informações, é criado um texto para o vídeo. Ele contempla tudo que deve ser transmitido dentro do tempo específico para esse material. Nele é definido textos, key messages e a narração do vídeo.

Nesse momento também são definidas as trilhas sonoras que entrarão no material. Assim como os efeitos de áudio e também o estilo da narração. O que deve ser colocado como texto, como imagem, ou como fala? É agora que definimos os reforços das mensagens e a dinâmica do vídeo. Seja ele em animação, After Effects, ou com captação. Veja um exemplo de roteiro que determinou os elementos das cenas:

Com todas essas definições entendidas, partimos para a segunda parte da criação de um vídeo profissional: A direção de arte dele.

Passo 2: Direção de Arte

Quais são os parâmetros estéticos que devemos usar para transmitir as mensagens corretamente? Aqui a equipe criativa define paletas de cor, fontes, tipo de imagem e filtros que serão usados. Além de animações, transições, famílias de ícones, etc. Para esse material surgir, é criado uma pequena parte do vídeo para que o cliente entenda a ideia visual que tivemos para o seu material. Veja esse exemplo de Direção de arte em vídeos:

A direção de arte de um vídeo profissional dá as diretrizes para todas as cenas. Seja um vídeo de 10 segundos ou um de 10 horas. Com um bom trabalho de direção de arte, que contemple todas as situações, sempre garantimos uma unidade visual ao projeto. Mas essas cenas não surgem do nada. Antes de abrir o programa gráfico usado, temos que ter as definições do que vai acontecer em cada uma delas. Para isso existe o storyboard, a terceira etapa de criação de um vídeo profissional.

Passo 3: Storyboard

É importante criar um storyboard completo (que contemple todos os detalhes do vídeo) por várias razões: primeiro, ele obriga a equipe criativa a colocar as ideias, que estão em suas cabeças, no papel, compartilhando com outros e permitindo ajustes, melhorias e um cuidado com a continuidade. O storyboard também obriga a equipe a rever todo o roteiro, para que possam visualmente adicionar ou remover informações. Podemos assumir que essa etapa coloca o roteiro a prova, avaliando seus altos e baixos, e gerando pequenas correções na tradução do texto para o visual.

Veja esse exemplo onde o storyboard determinou todas as cenas e suas conexões:

O storyboard também é importante para “combinar” com o cliente o que será criado, sem que a agência perca tempo e material. Sabemos que a criação das cenas de um vídeo profissional para uma empresa são trabalhosas, e, para que não seja perdido tempo e trabalho, desenvolver o storyboard garante que o cliente entenda o que será transmitido e sejam feitas as correções necessárias nessa etapa, e não quando as cenas estiverem prontas.

Passo 4: Narração

A quarta etapa da criação de um vídeo profissional é a narração. É uma etapa que acaba acontecendo paralelamente à produção gráfica do material e que se encontra agora, quando as cenas começarão a ser desenvolvidas. É possível também criar as cenas sem a narração, mas esse processo pede um ajuste de sincronia no final, o que demanda mais tempo.

Seguindo essas etapas básicas de criação de um vídeo profissional é possível garantir um material de qualidade, bem pensado e planejado, com todos os recursos que o vídeo pode oferecer, em um tempo curto e com um preço acessível. Essas duas últimas qualidades, tempo e valor são as principais barreiras de contratação do vídeo. Mas hoje temos a possibilidade de vencê-las, criando vídeos de qualidade em um curto espaço de tempo e com preços bastante convidativos para todo tipo de empresa.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo Profissional.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.