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Como escrever uma boa apresentação, de acordo com Kevin Spacey

Como escrever uma boa apresentação? Essa dúvida vive na mente de muitos. Não é de hoje que ouvimos falar de “geração de conteúdo”. Com agências especializadas na área e um imenso mercado que ainda tem muito a ser explorado. Assim, uma das formas de se explorar um mercado é frequentar alguns eventos na área. E quem trabalha ou aprecia a qualidade de um conteúdo talvez conheça o Content Marketing World. Evento que acontece anualmente em Cleveland, Ohio (Estados Unidos) e reúne uma série de profissionais da área.

A curadoria é sempre excelente. Com profissionais de grandes empresas como John Deere, Facebook, Walmart (por um acaso, nossos clientes). Bem como deGE, Oracle, SAP, The Wall Street Jornal, Verizon, Razorfish, e diversas outras. Mas este ano houve um perfil distinto: Kevin Spacey. E ele ensinou a como escrever uma boa apresentação.

Ele mesmo. O atual Frank Underwood de House of Cards. Vencedor de dois Oscars, mais conhecido pelos papéis em Se7en e Uma Beleza Americana. Dividiu o palco com todos os profissionais de marketing de conteúdo das empresas listadas acima. Mas por que um ator de Hollywood estaria no evento?

“I know what you’re all thinking. What the hell am I doing here?” (Eu sei o que todos vocês estão pensando. Que diabos eu estou fazendo aqui? – tradução livre). Foi a primeira frase de sua apresentação. Para ele, profissionais de marketing, estrelas de cinema e jornalistas possuem algo em comum. Todos nós estamos batalhando por um único ideal, conectarmos com a audiência.

Como escrever uma boa apresentação de acordo com a visão do cinema

“Authenticity, engagement, SEO, and the purchase funnel. I know your fuckin’ terms” (autenticidade, engajamento, SEO, funil de compra. Eu sei todos os seus termos – tradução livre). Claro que foi em tom bem humorado, e a partir daí ele passou para uma tonalidade mais séria e continuou seu raciocínio ao concluir que storytelling, assim como marketing de conteúdo, não é apenas uma estratégia de sorte. Mas “it has always been about the story” (Sempre foi por causa da história – tradução livre).

Mas guarde seus confetes pois ele foi além. E passou três dicas de como desenvolver conteúdos de qualidade e que aperfeiçoam o storytelling:

Conflito

É a melhor forma de gerar tensão e engajamento. E as melhores histórias possuem personagens que assumem riscos e dramas. Para Spacey, são as decisões das personagens que fazem a audiência sentir o drama.

Autenticidade

Ele brincou com essa palavra em sua apresentação. Porém a apresentou como uma de suas dicas. O primeiro exemplo foi da campanha de lançamento do New Beetle, da Volkswagen, nos Estados Unidos. Primeiro por assumirem um risco ao contrariarem a tendência de carros grandes na região ao promoverem um carro menor. E segundo por eles destacarem benefícios como “fácil de estacionar” (por se encaixar em espaços menores). De acordo com Spacey, os consumidores buscam por mais autenticidade na comunicação, se identificam com a verdade. Se você souber aproveitar as verdades, certamente conquistará mais sua audiência.

Audiência

Tudo gira em torno da audiência. Sejam apresentações ou marketing de conteúdo, e os profissionais de marketing precisam entender que o perfil da audiência mudou (e muito) com o passar dos anos: não apenas buscam por maior autenticidade na comunicação como também são usuários conectados a múltiplas plataformas, a uma infinidade de informações. Isso transformou a audiência em um perfil que não se importa mais com a plataforma, mas unicamente com um conteúdo de qualidade. Veja abaixo a apresentação de como escrever uma boa apresentação de Kevin Spacey:

Spacey é o tipo de profissional com forte engajamento na forma como a comunicação tem se transformado atualmente, como por exemplo, a mudança de mercado que o Netflix trouxe para o mundo, aonde ele próprio chegou a discursar sobre o assunto e declarando que “o sistema tradicional de conteúdo morrerá”. Sabem por quê? Porque as pessoas querem controle e liberdade de escolha.

Seu discurso no Content Marketing 2014 foi uma injeção de motivação e incentivo à liberdade criativa, a assumir riscos e desenvolver um storytelling de forma pura e original. Claro que todo conteúdo precisa ser inspirador (o que leva ao engajamento), mas principalmente precisa ser um desafio para os profissionais de marketing que estão lutando pela melhor forma de contar histórias que ajudem a vender produtos e serviços.

“Qual a melhor forma de misturar criatividade e estratégia comercial?” foi uma das perguntas ao final de sua palestra, e a resposta de Spacey foi bastante simples e impactante: começa em você saber qual história você quer contar, e o restante virá.

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