MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Oratória: Como lidar com audiência difícil

A oratória e o seu poder de convencimento podem ficar muito comprometidos quando você enfrenta uma audiência difícil. Como se preparar para esse tipo de resistência?

Diariamente apresentadores precisam lidar com audiências nada fáceis de se agradar. Seja um grupo de universitários desinteressados. Um grupo de investidores que ainda não está convencido do projeto. Ou então uma equipe que esteja com dúvidas quanto à apresentação da empresa. Independente do perfil que componha sua audiência, saber lidar com momentos complicados é uma das habilidades que faz a diferença durante uma apresentação. Tudo isso tem muito a ver com o estudo da oratória da sua apresentação.

Agora, como lidar com esses momentos? Levantamos dicas rápidas para você manter o controle durante sua apresentação. E de fato, fazer a diferença:

Seja claro e realista

Apresentações podem mudar o mundo, mas não fazem milagre. Geralmente uma audiência é composta por personalidades de diferentes perfis e valores. O que nos faz pensar na máxima “não é possível agradar a gregos e troianos”. Fato, mas ainda assim é possível encarar de forma pragmática. E, ao invés de tentar transformar todos, oferecer uma nova perspectiva sobre o assunto, estimulando um entendimento comum. Para isso, nada mais necessário do que a brevidade e assertividade na comunicação.

Antecipe a resistência

O sucesso de uma apresentação depende da forma com que a audiência se relaciona com a mensagem transmitida. Então que tal ajustar seu conteúdo de acordo com o perfil dela? Essa estratégia é sempre importante, porém com audiências com grande potencial de resistência à sua mensagem torna-se fundamental. Pense como ela, coloque-se no lugar dela e adapte as mensagens importantes ao seu perfil. Estude-a também na hora de treinar sua oratória. É importante fazer o advogado do diabo com sua apresentação até mesmo simulando que tipos de dúvidas e perguntas podem surgir.

Ponto em comum

Em primeiro lugar, não existe ninguém no mundo que não tenha absolutamente nada em comum com qualquer outra pessoa, e os pontos em comum são uma ótima estratégia para aprimorar o relacionamento. Ou seja, compartilhar experiências que se situem nessa área “em comum” entre você e sua audiência naturalmente estabelecerá um link que facilitará a aceitação de sua mensagem através da perspectiva familiar.

Honestidade

Parece ser uma dica que surge em diversos tópicos que levantamos sobre apresentações. Certamente por valorizarmos o relacionamento humano que existe entre as pessoas. Sua audiência perceberá se você tentar ser outra pessoa que não seja você mesmo. E uma das formas mais fáceis de perder a atenção de uma audiência é fingir ser algo/alguém que não é. Assim, sua honestidade sempre será relacionada com a credibilidade da mensagem que precisa passar. Se você não for, por que sua audiência deverá crer ou aceitar o que está apresentando?

Mantenha a calma

Um exemplo sobre a importância de se manter a calma é assistir a shows de comédia onde alguém da platéia começa a confrontar o comediante. A maioria, profissional ou com anos de prática, sabe encarar cada situação e sair por cima sem precisar perder a calma ou a educação. Em apresentações o cenário é pior pois sempre existe a possibilidade de encontrarmos loucos na platéia, mas ainda assim a dica é válida: mantenha a calma, responda as perguntas dando o melhor de si e a audiência o respeitará mais ainda por você não “se igualar ao nível” daqueles poucos perfis que surgem para incomodar um palestrante.

Não importa quão boas sejam suas habilidades como comunicador ou se sua apresentação e oratória são fantástica tanto no conteúdo quanto no visual: lidar com crenças e valores de outras pessoas é uma tarefa delicada, por isso é importante manter-se realista e no controle da situação.

Para você ter mais sucesso nas suas próximas apresentações com públicos complicados, o MonkeyBusiness tem a solução. Somos uma agência especializada em apresentações criativas e oratória, e desenvolvemos materiais mais inteligentes e impactantes para você se comunicar melhor com o seu público-alvo. Desde o planejamento da sua apresentação, passando pelo roteiro, design e motion design. Conte conosco para vencer suas audiências mais difíceis através da criatividade.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.