MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Design de apresentações: como ele é importante

Design de apresentações: sua importância é enorme. Em diversos eventos que tive o prazer de participar pude notar um comentário em comum. Geralmente partindo de profissionais muito tradicionalistas: o que importa de fato é o conteúdo. Certamente é um ponto válido, ninguém quer informação rasa e ruim, porém as pessoas se esquecem de que possuem um par de olhos funcionando. E isso muda muito. O design é também importante na sua comunicação. Pensar no Design de apresentações é importante para o conteúdo.

Muda porque muitos que acham conteúdo o “único” elemento importante de uma informação são ingênuos o suficiente para não perceberem que naturalmente elas são guiadas pelo design ao seu redor. Seja na escolha da roupa para diferentes ocasiões, a preferência por uma determinada marca de eletrônicos ou o enfeite que ostenta na mesinha de centro.

A essência do design é forma e função. Isto é, o design precisa conter características que sejam funcionais para seu propósito. Para isso, é preciso de muita informação que costuma passar despercebido pelo palestrante para montar o briefing adequado. O conjunto de informações que determinarão a diretriz criativa da apresentação. Veja abaixo o que você deve pensar.

Público

Entenda o perfil de quem irá assistir sua apresentação. Ou seja, são estudantes? Colegas da empresa? Investidores? Cada perfil possui uma característica distinta, um gosto particular. Quando estamos falando de comunicação em apresentações o design precisa funcionar a favor do perfil da audiência. E o design de apresentações deve se conectar com esse público-alvo.

Formato da sua apresentação

De acordo com minha experiência particular no mercado de apresentações, mais de 90% das pessoas utilizam a proporção 4:3 (ou 1000×750 pixels, por exemplo). Poucas sabem que podem desenvolver em widescreen (16:9) ou em outros formatos customizados. Também é importante pensar se a apresentação precisará funcionar em outras plataformas. Como notebook ou tablet. Para cada aplicação será preciso repensar a estrutura visual da apresentação, visando melhor legibilidade do que deseja apresentar. E isso impacta diretamente (e previamente) o design de apresentações.

Senso

É possível planejar o visual de sua apresentação mesmo que você não esteja familiarizado com os conceitos e técnicas de design. Você pode adorar o visual das apresentações do Steve Jobs (degrade escuro, fontes grandes, quase nenhum texto por slide etc.), mas será que é a melhor escolha para você e o assunto que deseja tratar? Pesquise na Internet por materiais que falem do mesmo assunto que você e veja como eles utilizam o design a favor da informação, cores utilizadas, tipos de imagem etc. – referências são muito importantes e nos ajudam a direcionar as ideias.

Então, como resolver o design de apresentações?

Philip Kotler palestrou no HSM Expo 2013 para falar sobre as novas lições para o marketing atual, e uma das dicas que ele dá é valorizar o design. De acordo com Kotler, uma das autoridades mais respeitadas em marketing do mundo, a preocupação com o design torna-se uma característica respeitável e traz credibilidade – por que não pensar dessa forma com uma apresentação?

Você pode contratar uma agência para cuidar de sua apresentação (se tiver dinheiro e faltar tempo), ou você pode desenvolver sozinho (se não tiver dinheiro, mas tiver tempo), o ponto importante é planejar antes de sair escrevendo em cada slide e puxando imagens aleatórias sem se preocupar com o DNA de sua apresentação, as características de sua comunicação e a mensagem que precisa passar.

 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.