MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como planejar uma apresentação utilizando Evernote

Para ganhar agilidade, aprenda aqui Como planejar uma apresentação no Evernote

Há certo tempo venho notando o aumento de pessoas falando (bem) do Evernote. E eu, como um semi-doente por aplicativos que contribuam com a vida profissional, senti vontade de experimentar os recursos dele para o planejamento de uma Apresentação. Afinal, como planejar uma apresentação no Evernote? Sim, eu sei que ele possui um modo de apresentação, mas eu prefiro não focar nele como uma opção de plataforma mas sim, única e principalmente, em uma ferramenta que auxilie os profissionais a organizarem suas ideias.

A hierarquia é simples e bastante popular: Notas são páginas, com estrutura de título e texto, enquanto Cadernos são formas de você agrupar diversas notas em um único grupo, com estrutura de título de capa. Dessa forma, você pode escrever sobre diversos assuntos dentro de um mesmo tema.

A famosa Tag (etiqueta) é aplicada em Notas. Não sei se existe um limite, eu costumo utilizar poucas (três ou quatro no máximo). Mas se tiver provavelmente será um limite alto – E, convenhamos: excesso de tag significa desorganização, cenário pior do que foto classificada em banco de imagens. É importante utilizar tag pois, sente o pulo do gato: você pode buscar conteúdos através delas independentemente dos cadernos que elas pertençam. Então vamos entender como planejar uma apresentação no Evernote:

Edição

Tamanho de texto, negrito, itálico, sublinhado etc. Tudo aquilo que o Word ou Pages oferecem, e sabe o por que de ser legal no Evernote? Ele possui poucas opções que eles consideram as principais levando em consideração de que o Evernote não é para finalização de materiais. Quem se preocupa com a cor do texto durante um planejamento de conteúdo? Mais importante ter como destacar informações e criar listas (os famosos bullet-points) para estruturar as informações da forma correta.

[Nota particular: quanto menos distrações e opções de ˜embelezamento˜, mais foco você terá em seu planejamento.]

Colaborativo

Você não está sozinho no planejamento da Apresentação? Tudo bem, contanto que elas tenham o aplicativo (dã). Você evita aquela infinidade de arquivos com final V1, V2, V3 etc. e passa a ter um único ambiente para trabalharem juntos. Dá para compartilhar tudo que desenvolverem e ainda possui o Work Chat, espaço para trocarem mensagens e conversarem – só não confundam com WhatsApp, por favor.

Multimídia

Às vezes você precisa adicionar alguma imagem para complementar seu planejamento e ajudar na hora de refletir sobre a mensagem que deseja construir. E o Evernote permite a inserção de imagens, anexo de arquivos e até mesmo áudio.

Uma vantagem que considero importante destacar é que você pode começar trabalhando no desktop (versão web ou software). E terminar em seu notebook, tablet ou celular horas depois que ele salvará tudo na nuvem (ah, a famosa nuvem). Chega de dança de pendrive na hora de compartilhar o planejamento da Apresentação com as pessoas ou com você mesmo. Pior que isso só enviar e-mail de você para você mesmo com o arquivo em anexo.

Dada a introdução acima (mesmo que breve, recomendo acessar o site do Evernote para informações completas e buscar respostas de qualquer dúvida que possa existir), vamos para a parte onde ele cumpre muito bem o papel de organizador e auxiliador do planejamento de uma Apresentação. Eu aconselho trabalhar da seguinte forma:

Cadernos são Apresentações

Defina o título de acordo com a Apresentação que precisa planejar, é como se fosse o nome da Apresentação. Aliás, pense no caderno com sua própria Apresentação, porém em formato vertical (caderno/página) ao invés do tradicional formato horizontal. Desprenda-se do formato e comece a colocar suas informações nele.

Notas são Mensagens

Importante lembrar:  cada nota não significará um slide (ou então cairíamos no erro clássico de termos slides com excesso de informações). Mas sim um assunto que será abordado na Apresentação.  Quer falar sobre o posicionamento de sua empresa para o próximo ano? Crie uma nota chamada Posicionamento e comece a escrever tudo que precisa comunicar sobre aquele assunto.

Crie uma nota especial de Diretrizes Gerais

Pensou em uma linha de comunicação para sua mensagem? Lembrou de uma forma de conclusão que pode se aplicar em sua Apresentação? Está com a cabeça cheia de ideias e referências e não quer perder? Crie uma nota especial. Eu aqui sugiro chamar de Diretrizes Gerais mas você pode chamar do que quiser, contanto que o auxilie no trabalho. Nesta nota você irá colocar tudo que irá ajudá-lo a desenvolver o planejamento dentro de uma linha racional de comunicação. Por exemplo estudo do perfil da audiência e o que eles esperam de sua Apresentação. Ou então qual o objetivo que você precisa alcançar (mensagem com resultado) e de que forma você conduzirá a audiência até ele (mensagens, informações etc.).

Como planejar uma apresentação e sua finalização

Simples, certo? Três etapas para você considerar na hora de como planejar uma apresentação e que certamente farão você manter suas ideias e foco nos trilhos. Garantindo maior foco e, principalmente, efetividade com este momento importante. Esta recomendação não é regra, mas sim sugestão, se você encontrar outras formas de se organizar que o ajude a economizar tempo e aumentar a produtividade, sucesso! Aliás, compartilhe com a gente que é sempre bom aprender, certo?

O importante não é focar na ferramenta (Evernote) como a salvadora da pátria. Mas sim como uma ferramenta que irá auxiliar no trabalho. Planejar a comunicação de uma Apresentação é um momento que requer tempo, paciência e foco. Portanto coloque uma música que te ajude a concentrar, desligue o WhatsApp e as notificações de Facebook, esqueça o Instagram e pelo amor de Deus pare de checar seus e-mails 10 vezes por hora.

Usando Evernote, outro aplicativo ou um caderno físico, o importante é concentrar seu foco neste momento. Planejamento sério faz parte da Inteligência em Apresentações que costumamos falar com nossos clientes, e você pode atingir este nível também!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Executiva.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.