MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como a psicologia das cores influencia na comunicação

Entender a psicologia das cores é a chave para a criação de boas apresentações ou vídeos corporativos. Veja:

Quando desenvolvemos qualquer tipo de comunicação visual, várias preocupações estão presentes em cada decisão. Por exemplo, a influência da psicologia das cores é uma delas. Muitos já estão cientes do assunto, mas de forma muito leiga, no máximo para escolher a cor do quarto do nenê.

Há muito tempo vi no Pinterest este infográfico. Em outras palavras, uma roda de cores e suas respectivas emoções. Foi então que salvei em meu celular e fiquei muito tempo olhando e analisando o material. Essa roda de cores foi criada pelo psicólogo Robert Plutchik, em 1980, e aí o nome Plutchik’s Color Wheel Of Emotion. Uma ferramenta para compreender as variações das emoções humanas.

Posteriormente, vi uma matéria na Forbes falando sobre a importância e influência das cores, mais especificamente em ambientes. Minha perspectiva, neste post, será na comunicação em apresentações, em entendermos alguns pontos de como essa influência acontece.

Plutchik’s Color Wheel Of Emotion

50% das atividades cerebrais estão na visão

Mesmo que a gente não tenha ciência, nós percebemos os detalhes ao nosso redor, e isso inclui as cores. Considerando que temos cinco sentidos, se somente a visão detém 50% das atividades cerebrais, então a média distribuída para os outros sentidos é de 12,5% – isso significa que sim, o visual importa: de forma racional ou irracional, sempre estaremos visualmente atentos.

As cores influenciam nas percepções sensoriais

E digo isso considerando todos os outros sentidos. Por exemplo, um ambiente aparentar ser mais quente ou mais frio apenas pela escolha de cores e formas. Em uma apresentação você pode (e deve) utilizar a psicologia das cores a favor da mensagem que deseja passar – por que você acha que, geralmente, valores negativos de um gráfico são naturalmente vermelhos? Ou que o termo “estar no vermelho” signifique algo ruim?

As cores estimulam as emoções

Para cada cor, um efeito, uma emoção. É importante lembrar que os efeitos que as cores causam nas pessoas também possuem raízes culturais. O luto, por exemplo: a cor preta é mais comum para expressar este sentimento, porém no oriente, em países como Japão e China, ele é expresso pela cor branca. Por isso (também) que é importante conhecer sua audiência. Outro fato curioso: sabia que muitos atletas costumam ter um desempenho pior quando seu oponente está vestindo roupa vermelha? E que alguns estudantes expostos à luz vermelha antes de fazerem uma prova tiveram um desempenho pior?

Com a imagem acima você já pode fazer boa diferença na hora de escolher as cores de sua apresentação ou especificamente de uma mensagem que deseja passar, e se você tiver dificuldade para combinar a cor escolhida com outras, eis uma das melhores ferramentas online: Adobe Color.

A influência da psicologia das cores na comunicação é mais profunda do que a gente imagina, não se preocupe em fazer apenas um pouco – o mínimo que você conseguir aplicar em suas apresentações já fará a diferença.

Cor também é poder.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.