MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como transmitir liderança em suas apresentações

Muitas vezes criamos apresentações que devem transmitir liderança, conhecimento e segurança para o público. Não só o material deve ter as nuances corretas para a transmissão desse tipo de sentimento (acertar na linha do roteiro, na lógica dos argumentos e na direção de arte). Mas principalmente, o não-verbal do apresentador deve ser trabalhado para essa finalidade.

Segundo a Dra. Amy Cuddy, especialista em psicologia social nos Estados Unidos e palestrante do TED (foi lá que eu conheci o seu trabalho). Ao mesmo tempo que devemos aprender sobre linguagem corporal para transmitir as sensações corretas para o seu público, como liderança e confiança, durante sua apresentação. Também devemos aprender a observar como outros oradores trabalham as informações não-verbais durante suas apresentações. Que tipos de sentimentos eles querem nos transmitir?

No caso da transmissão de sentimentos de segurança e liderança na sua apresentação, preste atenção nos dois principais que você deve explorar. Empatia e poder. Exatamente nessa ordem:

Toda vez que assistimos uma apresentação profissional tendemos a julgar o orador através de duas perguntas. Primeiro, “Eu gosto dessa pessoa?”, e logo em seguida, “Eu confio nessa pessoa?”. Perceba que as perguntas seguem o paradigma da empatia (Eu gosto dessa pessoa) e poder (eu confio nessa pessoa). Dependendo da situação da apresentação, esses sinais não-verbais de empatia e poder transitarão em uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que o apresentador emite os dois sinais, também os recebe da plateia, em uma verdadeira queda de braço. Quem garante empatia e poder primeiro, ganha a atenção e uma abertura emocional do público para colocar suas ideias.

Transmitindo liderança na sua apresentação na prática:

Para ser mais específico, note se o apresentador está usando sinais claros de demonstração de poder, se ele for muito expansivo. Tomar espaço e tentar parecer maior do que realmente é indica uma característica animal que ainda temos. Animais maiores têm mais poder. Então gesticular de maneira mais aberta, andar e tomar boa parte do palco farão parte do seu repertório.

Manter a cabeça erguida, sorrir ao falar dos problemas a serem resolvidos, gesticular com precisão e força. Afastar as pernas, colocar a posição dos pés na mesma linha que os ombros mostra força e solidez.

Mas tome cuidado: é mais fácil transmitir poder do que gerar empatia. A transmissão de poder tem uma cartilha, que se for seguida e bem treinada, garante esse sentimento. Mas a empatia precisa da aprovação do outro sobre você. Bem mais difícil.

Quantas vezes você não viu uma apresentação onde achava o orador inteligente e com ótima postura, mas algo dentro de você não te deixava gostar dele. Isso é empatia.

Criar empatia depende de gerar conexões com a sua audiência. Então aposte em um discurso com tom horizontal, como se você falasse com amigos. Nunca se posicione acima do seu público. Tente tirar o máximo de obstáculos físicos entre vocês. Abandone o púlpito e, se possível, desça do palco. Procure argumentar sobre histórias pessoais que não te valorizem, mas que mostrem seus defeitos, valores humanos e sentimentos.

O segredo é saber dosar as medidas certas de poder e empatia sem parecer um super-herói inalcançável, mas também sem ser apenas uma pessoa aprazível, mas que não gera confiança.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.