MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O fim do blá-blá-blá – Como criar slides inteligentes no PowerPoint

Como criar slides inteligentes na minha apresentação de Powerpoint? Essa dúvida é comum e nós temos a resposta:

Nos deparamos com uma matéria muito bacana sobre mensagens efetivas no PowerPoint na revista Info. A matéria é sobre o livro de Dan Roam “Blah Blah Blah – What To Do When Words Don’t Work” (Blá, Blá Blá – O que fazer quando as palavras não funcionam). Onde Roam mostra o que nós do MonkeyBusiness defendemos há anos: O segredo de uma boa apresentação é contar boas histórias. Mais: Dan Roam faz isso com um método de desenho bastante rápido e eficaz. Veja como criar slides inteligentes através da sua técnica.

Sim, isso nós já sabemos. Mas o que é mais legal do livro é a maneira de contar as histórias. Ou seja, usando um mix de palavras e ilustrações além de um mix de comunicação verbal e visual. Tudo isso provando o que as pesquisas nos mostram há algum tempo. Afinal, não há forma mais eficiente de se comunicar do que falar e mostrar figuras ao mesmo tempo (lembra quando você era pequeno e seus pais te contavam histórias mostrando imagens do livro? Exatamente isso).

É essa perspectiva que nós defendemos aqui no MonkeyBusiness desde o nosso nascimento. Saiba contar histórias na hora de se apresentar. E tenha ótimos slides para ilustra-las. Esse é o segredo para quem busca entender como criar slides inteligentes. É sucesso garantido para a sua apresentação.

A união de uma boa história, um bom contador de histórias (ou orador) mais slides bem produzidos, que seguem uma mesma Direção de Arte, pensada e criada especificamente para você, sua mensagem e sua apresentação, é perfeito para a transmissão da sua mensagem.

Segundo Dan Roam (e os macacos do MonkeyBusiness) “São as pequenas coisas que fazem a diferença na sua apresentação”. Assim sendo, veja as 4 dicas que Dan segue de como criar slides inteligentes:

Peneira de ideias

Para que o seu público guarde as mensagens principais da sua apresentação você precisa ressalta-las. Sublinhe, escreva em fonte maior, use o negrito. Enfim, é importante diferencia-las das demais. Isso para que elas sejam eleitas as principais e assim, guardadas. Construa o roteiro da sua apresentação para que ela leve a platéia para aquelas mensagens principais. Como fizemos nessa apresentação da Ford para o Salão do Automóvel:

O Drama dos Personagens

Identifique um personagem principal. Seja ele um problema, uma dificuldade ou uma ideia que você deve “vender”. Se você personifica o seu conteúdo principal, é mais fácil que a platéia crie vínculos com ele. Dessa maneira defendendo e entendendo seus interesses. Roan mostra como exemplo a campanha da Apple de 2006 a 2009. Em que eles personificam a Mac como um cara descolado e o PC como um gordinho nerd e confuso. Esse tipo de paralelo entre marcas e problemas com personagens cria empatia na platéia e é um ótimo método de transmissão de mensagem. Criamos personagens e seus dramas nessa apresentação que criamos para o Twitter:

Didatismo acima de tudo

É muito importante pensarmos nas melhores maneiras de transmitir nossas mensagens. Infográficos, mensagens, frases famosas, personagens, etc. Cada tipo de informação pode ser melhor transmitida de uma certa forma, e cabe a nós, apresentadores, identificar essas formas e encaixar na nossa apresentação. Para Dan Roam, o melhor jeito de se apresentar números é com gráficos. Além disso, a de se enumerar uma séria de elementos é com mapas. Como fizemos nessa apresentação institucional da Tubelab:

Uma história bem contada

Concluindo: Para contar histórias, como a de funcionamento de um Software por exemplo, apele sempre para o mais didático. Assim sendo, use diagramas, ou seja, setinhas que indicam o tempo, todos os recursos para ajudar a sua platéia a não se perder durante a explicação. Como fizemos para essa apresentação de RH para a Ultragaz. Nesses slides nós contamos todo o processo de mudança:

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Slides Inteligentes.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.