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Dicas de Apresentações que geram resultado para seus negócios

Dicas de Apresentações. Mas não qualquer uma: aquelas que geram mais resultado para seu negócio. Há uma diferença entre você se apresentar, apenas, e você comunicar uma mensagem de forma clara, confidente e de forma autêntica – e seus negócios serão altamente influenciados pela forma como você se apresenta e, também, como apresenta ele às pessoas.

Ainda existem profissionais que sofrem de ansiedade ou, pior, de pouca prática e dedicação à esta comunicação nos negócios. Habilidades não nascem da noite para o dia, requerem experiência, e isso significa (muita) prática – é por isso que, no mercado de apresentações, costumamos reforçar sempre a importância do planejamento ao invés de sair fazendo às pressas e sem nenhuma diretriz. Veja aqui algumas dicas de apresentações para ter mais resultado:

Como uma Apresentação pode gerar resultado para meus negócios?

Através do constante aperfeiçoamento de sua comunicação, e isso se dá com planejamento do conteúdo somado ao estudo da mensagem e a audiência que deseja impactar. Parece vago? Então preste atenção nas dicas de apresentações abaixo.

Questione-se (positivamente)

Quer diminuir a sensação de opressão por estar sob os holofotes com todos te olhando? Quer ficar mais confiante no momento da Apresentação? Claro que quer! Então questione-se. Não sua capacidade, nós acreditamos positivamente que é, mas compreenda o momento:

“O que minha audiência precisa ouvir de mim?” – Subir no palco e falar apenas o que você acha interessante é uma péssima saída. Lembre-se de que sua Apresentação não é totalmente sua, mas sim da audiência. Este questionamento o fará focar melhor nas necessidades de quem irá receber sua mensagem e, se você responder às necessidades da audiência, já estará gerando o resultado necessário.

Desenvolva um discurso através de questionamentos – ao invés de desenvolver um discurso onde você diretamente afirma, intercale cada tema iniciando-os com uma questão que direcione à sua resposta. As questões, além de excelentes formas mnemônicas de memorizar um conteúdo, também diminui a ansiedade da audiência e aumenta sua segurança no palco. Uau! Isso se dá por que você já terá em mente diversas questões para responder (o que não gera tanta expectativa em ouvir questões da audiência). E, também, porque sua mensagem fluirá de forma mais informal, como uma conversa, o que aumenta a chance da audiência memorizar sua mensagem. Dicas de apresentações que funcionam são aquelas que não robotizam seu discurso.

Mostre sua visão efaça com que a audiência se importe

A audiência precisa de ajuda para memorizar sua mensagem. Se você apenas tratar ela como “sente-se que eu vou falar” será muito entediante (eu bocejei agora só de pensar), mas se você conseguir dosar adequadamente sua visão emotiva do assunto, ou sua perspectiva pessoal, a memorização será maior.

Seja relevante, mas não seja bobo

A mensagem precisa ser clara e, para isso, você não pode abusar de termos técnicos ou científicos. Tampouco gírias e expressões que não são de conhecimento popular. Porém, não significa que você deverá transformar sua mensagem em algo bobo e superficial. Você precisa se certificar de que seu conteúdo seja verdadeiramente relevante para sua audiência. E isso ajuda se ele for extremamente acessível não apenas no alcance, mas na compreensão.

Relevância é baseada em empatia. Para isso você precisa entender o perfil de sua audiência quanto ao seu conhecimento, expectativas e atitudes para, a partir daí, planejar seu conteúdo de forma que se encaixe perfeitamente neste perfil identificado.

Faça analogias

Vamos pegar, como exemplo, uma empresa especializada em energia sustentável que deseja apresentar à audiência que pouparam um bilhão de quilowatt-hora no país. Um bilhão é um número grande, mas se você não for um engenheiro pouco saberá o real impacto deste valor.

Agora, ao invés de apresentar apenas esta estatística, associe-a com a afirmação de que esse número equivale a 15 minutos sem usar energia. Percebe a diferença? Está em você se identificar com algo. Talvez para muitos um bilhão seja imensurável, então você acrescenta um exemplo e aumenta a compreensão.

Emoções a nosso favor

Todos se lembram do 11 de setembro, certo? Mas ninguém se lembra do dia anterior. Por que? Foi um momento marcante na vida de todos no mundo todo. A retórica grega afirma que as emoções se fixam – e você deve usar isso a favor de sua Apresentação.

As pessoas se lembram de mensagens com carga emocional mais do que fatos e dados. Quando falamos de emoções, todo cuidado é pouco. Questione-se qual forma de emoção você quer, deseja e pode trabalhar, e lembre-se de que este humor precisa estar alinhado com o impacto que deseja causar na audiência de acordo com seu perfil – nada de piada fora de hora ou exageros.

Estruture sua mensagem

Uma vantagem dupla. É bom para o apresentador porque ajuda-o a memorizar melhor seu discurso (e isso, consecutivamente, diminui a insegurança – gostou dessa?), e para a audiência porque ela também conseguirá memorizar a mensagem toda se ela for apresentada com uma estrutura coerente – de acordo com os cientistas, as chances são mais de 40%.

Isso significa o que? Planejamento! Por exemplo, se você utilizar a estrutura “Problema – Solução – Benefício” e tiver um branco durante a segunda parte, bastará lembrar do que falou antes e da estrutura que possui para lembrar-se do restante.

Dinamismo para reter atenção

Não é novidade a facilidade que temos em dispersarmos nosso foco durante uma Apresentação, e uma das principais causas é a monotonia, seja pelo tom de voz, a mesma aparência para todos os slides ou a velocidade. Como mudar? Através do dinamismo.

Variação no tom de voz significa dar ênfase nas mensagens importantes ou nos pontos que requerem maior atenção, identificar quais slides são importantes e devem impactar visualmente a audiência ou até mesmo trabalhar a velocidade de sua fala.

Preserve sua saúde

Sim, ela é importante. Comer saudavelmente, manter os cuidados com o corpo e a mente, assim como garantir uma boa noite de sono melhoram seu bem estar e aliviam a ansiedade de se apresentar, sem contar que você ainda consegue aperfeiçoar sua memória (o que, novamente, diminui a insegurança – há!) para lembrar-se de todos os pontos da Apresentação.

Consulte seu médico, consulte um nutricionista, identifique quais pontos você precisa trabalhar para aumentar seu bem estar e a qualidade de vida. Estar bem com você mesmo é uma das melhores dicas de apresentações.

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