MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Distrações e unicórnios. Como se comunicar com eficiência hoje em dia?

Com mais impactos, menos conseguimos comunicar com excelência. Afinal, como quais os desafios da comunicação em épocas de redes sociais?

Sinto que a dificuldade de se comunicar bem aumenta a cada dia, em doses homeopáticas, em decorrência de diversas mudanças que surgem no comportamento do consumidor: o aprimoramento do smartphone, a primeira rede social online (meses depois, a população descobriu o significado da palavra “procrastinação”), a melhoria na banda larga etc. Alguns dos grandes desafios da comunicação de hoje em dia.

O comportamento foi moldado, as pessoas começaram a se intitularem “multitarefas” (apesar disso não existir, mas não vamos quebrar a magia delas, certo?). Passaram a produzir conteúdo e entramos no eterno furacão do compartilhamento às cegas. Até nossos pais aderiram à moda!

Diariamente perdemos o foco a cada momento. Se antes era o recurso de tremer a janela de mensagem do MSN, hoje é a notificação de WhatsApp. Se saíamos de casa e nossa memória nos alertava para verificar se o forno estava ligado. Hoje acessamos o Facebook a cada cinco minutos para verificar o que nossos amigos estão compartilhando. E, depois, damos aquela espiadinha no Instagram para ver as fotos novas e se ganhamos algum like na última foto.

Smartphones e seu poder de te tirar de situações consideradas mais “chatas”

Já fiz reunião para apresentar a agência onde o profissional à minha frente estava com seu smartphone na altura dos olhos durante meia hora. Meia hora ininterrupta. Creio que a única vez que houve contato visual foi na hora de se cumprimentar, pois até na hora de ir embora BANG, lá estava o smartphone outra vez.

Um fator comum também em palestras, muito bem pontuado por Jon Rosefeld: fenômenos como o Twitter e o Facebook mudaram a forma como as pessoas ignoram os palestrantes.

Antes disso não havia boa conexão, bons smartphones ou até mesmo redes sociais como as de hoje. Então a audiência acabava ou caindo no sono ou abandonando a apresentação. O que fazer? Como despertar a atenção? Eis que alguém se lembrou do storytelling e um mundo mágico surgiu no mercado de apresentações. Ao invés de mostrar uma tabela ou um gráfico de crescimento orgânico vamos contar a história de João, que fez uma joint venture com Maria e, juntos, detonaram a concorrência no mercado de doces com um business plan mais agressivo.

Tudo para trazer as pessoas de volta ao mundo

Mas não é dever do interlocutor saber cativar a audiência? Sim. Mas também parte da audiência se predispor a participar. E não apenas de uma palestra ou aula, mas da vida – quantos casais não saem para jantar e a primeira preocupação é se tem bateria suficiente no celular? Uma vez vi duas crianças usando baterias portáteis durante um jantar, para garantirem seu entretenimento. Pior ainda: vi um almoço de executivos com um deles, pasmem, jogando Candy Crush enquanto o restante conversava.

Mas o que isso tem a ver com os desafios da comunicação? Tudo. Em uma época onde todos estão famintos por conteúdo e, principalmente, novidades instantâneas ao vivo neste exato segundo (Periscope mandou abraço), despertar a atenção tem sido um grande desafio. Creio que essa dificuldade tenha sido uma oportunidade para um novo nicho: marketing de guerrilha.

Ao invés de anúncios comuns nas revistas tradicionais, um banco da praça pintado com as cores do anunciante e cheiro de chocolate. Ao invés de um spot na rádio, uma intervenção no meio do trânsito. Ou até mesmo flashmobs! Funcionou, e ainda funciona, porque quebra o tradicional, rompe a barreira do “estou acostumado com isso todo dia”. Será que achamos a solução para os grandes desafios da comunicação?

As distrações acontecem o tempo todo. É só prestar atenção:

Semana passada eu li uma matéria no New York Times sobre um time de basquete universitário ter reinventado a forma de distrair seus oponentes. A foto deste post, de David Kadlubowski (The Arizona Republic), ilustra bem o que está sendo comuns nos jogos contra o Arizona State. E mais: estudaram o real impacto desta tática, com alguns gráficos e análises estatísticas, e viram que funciona.

Quem acharia normal encontrar um Elvis gordo dançando na arquibancada no passado agora é surpreendido por um guitarrista sem camisa ou dois soldados unicórnios (sim, isso mesmo) fazendo polichinelos. Bizarro, engraçado, e a mais pura verdade: nós também buscamos distrações.

“Marketing de Guerrilha”, o nome não poderia ser mais sugestivo: pois estamos em guerra contra as distrações, um dos grandes desafios da comunicação.

Motion Design: a verdadeira solução para os desafios da comunicação:

Ultimamente descobrimos que o design em movimento pode ser uma grande força na hora de se comunicar. O movimento, assim como o design e um bom roteiro, é muito forte para se comunicar. Afinal, ele passa mensagens mais dinâmicas, rápidas e com qualidade do que folders ou pôsteres impressos. O segredo aqui é a qualidade do MotionDesign apresentado e seu tempo: cada vez menor.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação em Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.