MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Oratória: aprenda a eliminar os famosos cacoetes verbais

Treinar sua oratória passa por eliminar cacoetes verbais. Veja como:

Hum, né, tipo (e suas variantes como “tipo assim”, “tipo isso” etc.), ahn, aham, ehn, então, não/sim (ou sim/não para iniciar respostas) e diversas outras formas de repetições que encontramos na fala de diversas pessoas. Quem nunca se deparou com uma pessoa que possui vícios de comunicação, os famosos cacoetes verbais? Podem ser incômodos em ambientes informais, mas totalmente perceptíveis (e até mesmo irritantes) em ambientes formais. Principalmente apresentações, discursos ou reuniões.

Em 2011 escrevi sobre cacoetes de forma geral, abordando muito mais a linguagem corporal, vale a leitura também. Focando apenas nos cacoetes verbais, geralmente não são perceptíveis pelo interlocutor (infelizmente) e sua repetição é contínua – por isso o incômodo: são expressões sonoras que não acrescentam na mensagem, até mesmo podem distorcer e confundir (como, por exemplo, quem sempre inicia uma resposta com “Sim, não…” ou “Não, sim…”).

Às vezes esses cacoetes verbais podem ser desencadeado por algum tipo de nervosismo ou ansiedade como, por exemplo, o clássico momento antes de subir ao palco ou entrar em uma reunião de grande importância.

Que tal melhorar essa parte? É possível e é fácil:

Ouça você mesmo(a)

Grave algumas conversas para ouvir depois ou assista aos vídeos de suas últimas palestras (se tiver) – esqueça a parte onde todos odeiam ouvir a própria voz e foque na análise de seu comportamento: como você está falando? Está repetindo alguma palavra sem que ela tenha sentido ou importância? Existe algum cacoete que conseguiu identificar? Se você identificar algo, certamente sua audiência já percebeu esse detalhe em você

Resuma sua mensagem

No planejamento de seu discurso ou apresentação você encontrará um momento para rever a mensagem que deseja passar, então será excelente se você resumir as mensagens. Desta forma, ao invés de dar espaço para algum cacoete, você fará uma pausa. Associando com a prática, assim você construirá um ritmo de discurso (discurso, pausa, discurso, pausa etc.) – focando no ritmo, você começará a dar menos espaço ao cacoete.

Contato visual

É importante porque, além de demonstrar simpatia e humanidade (ninguém gosta de ouvir palestra de quem olha para o chão, o teto ou pior: para o slide projetado, de costas para todos), faz com que o foco na pessoa auxilie na eliminação do cacoete. Se estiver participando de um conference call, foque em suas anotações ao invés de divagar o olhar para a janela, horizonte ou naquelas últimas fotos do Instagram – mais foco, menos cacoete.

Planeje a transição de informação

É sempre bom pensarmos antes de falarmos, certo? De fato uma lição para a vida. Bem como para o trabalho. Ao se apresentar, fazer um discurso ou participar de uma reunião, você já está ciente do tema e do que precisa/deseja falar. Essas informações são suficientes para você planejar sua mensagem e, também, a transição entre cada informação, tais como “Aliás…”, “Como vocês podem ver/perceber/notar…”, “Finalmente…”, “Guarde essa informação enquanto eu passo para…”, “Da mesma forma…” etc.

Sabe o que todos possuem em comum? Planejamento. Não acredite nos folclores de “na hora eu improviso” (comediantes de stand-up costumam ensaiar um improviso por horas) ou “quem é bom faz ao vivo” (são raras as pessoas que conseguem, até profissionais erram), planejamento e prática são importantes e você deve considerar.

É importante lembrar, também, que ás vezes tais problemas de cacoetes podem ter raízes profundas demais, o que naturalmente é aconselhável consultar algum profissional de coach, fonoaudiologia ou até mesmo psicólogo.

O mais importante é saber analisar a si mesmo e ter ciência de sua forma de comunicação – desta forma, será mais fácil eliminar um cacoete verbal.

Né?

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.