MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Hums e hãs. Como eliminar os sons de preenchimento na apresentação

Como apresentador, é comum notarmos erros de oratória no início. Mas, com tempo e treino, é possível anular todos eles. Por exemplo, um dos sons mais comuns é o que chamamos de sons de preenchimento como Hunnnns e Hãs entre as palavras ou frases.

Se você gostaria de se comunicar melhor e apresentar-se como um verdadeiro profissional, bem como querer compartilhar melhor suas mensagens e ter a capacidade de se expressar com clareza, esse post é para você.

Hoje em dia, quando as habilidades de comunicação são uma parte da base de medição de credibilidade de um indivíduo, é imperativo que você invista tempo para melhorar suas habilidades de falar. Ou então pelo menos, desenvolver uma capacidade melhor para expressar seus pensamentos. Isso pode ser para conversas diárias, reuniões, negociações, ou para quando você tem que lidar com um público maior.

Levantamos alguns truques simples que vão ajudar você a se comunicar melhor, veja abaixo:

1 . Identifique quando os sons de preenchimento aparecem

Sons de preenchimento são pausas ou interrupções na fala que afetam negativamente o fluxo de comunicação. Estas perturbações minimizam a clareza de sua mensagem, e minam de pouco em pouco, sua credibilidade. Mas, por que elas aparecem?

Eles aparecem mais comumente quando se está diante de uma multidão. Ou seja, nessa situação, há várias razões: há uma grande probabilidade de que você vai estar estressado, nervoso, ou muito animado. Portanto, devido a estas razões, muitas vezes, você vai perder a capacidade de expressar bem seus pensamentos. Identifique quais são as situações mais complicadas para você, pensando em dois parâmetros: ambiente e público-alvo.

2 . Ouça a sua apresentação profissional

Uma das melhores maneiras de verificar o tipo de erros cometidos é gravar a si mesmo apresentando. Por exemplo, se é o caso que você proferir “aah” entre as frases, quando você não tem certeza o que dizer em seguida. Assim, da próxima vez que você apresentar, vai subir no palco com essa questão em mente. Geralmente esses sons de preenchimento aparecem nos mesmos lugares, dependendo do apresentador.

Essa é a chave para resolver este problema: a consciência total. Agora, como fazer? Você está confortável com tecnologia? Se sim, você pode usar um software livre de edição de áudio (GarageBand para usuários de Mac e Audacity para usuários de PC). Você também pode usar os programas de gravação dos smartphones.

3 . Pratique a pausa

A próxima vez que você for convidado a apresentar (mesmo em encontros simples) pratique cada pequena parte de seu discurso. Quebre ele em etapas e treine uma a uma. Dessa forma, você pode começar a eliminar os erros.

O mais importante é você pensar as pausas que dará em cada parte do discurso deliberadamente. Se possível, determine o tempo de cada uma. Assim você se sentirá obrigado a segui-las.

4 . Desenvolva o ritmo do discurso

Para chegar a etapa de desenvolver o ritmo do discurso, você deve passar por diversas outras que são cruciais para você identificar e eliminar possíveis erros; precisa desenvolver o conteúdo, escrever a sua apresentação, logo em seguida escrever o discurso, só aí vai poder pensar em ritmo. Pense que qualquer erro vai estragar esse ritmo e se você tiver ele em mente, vai lutar para conseguir alcançá-lo.

5 . Planeje as frases de transição

Outra dica que funciona muito bem é planejar as frases de transição entre os assuntos. Pense como um comediante, que liga uma piada na outra, com o que ele chama de gancho. Isso é completamente ensaiado. Ter algumas frases de transição prontas para usar em qualquer apresentação ou reunião, como “vamos passar para” ou “outro ponto importante é…”, também pode ajudar num momento de nervosismo.

6 . Estabeleça e mantenha contato com os olhos

Mas como isso pode ajudar? Simplesmente porque é difícil se prender em sons como “aah” ou “hummm” quando você estiver em contato com os olhos direto na sua audiência. Tente experimentar em sua próxima apresentação. Outro exemplo é, durante a apresentação, não ficar com o olhar perdido, evitando o público e olhando para a janela ou a parede, distraidamente. Essa prática potencializa os sons de preenchimento e darão a impressão que você está perdido no seu conteúdo.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.