MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

7 dicas para criar um início de impacto na sua apresentação

“O começo é a parte mais importante do trabalho.” Platão

“O público já tem uma opinião formada sobre você no seu segundo slide.” Seth Godin

Como criar um início de impacto em apresentações? Ele é muito importante para garantir o sucesso dela. Quando apresentamos, temos cerca de 60 segundos para capturar a atenção do nosso público, estabelecer credibilidade, orientá-los ao nosso tema, e motivá-los a nos ouvir até o final da nossa apresentação. É nos primeiros slides que conquistamos atenção e estabelecemos o tom da nossa apresentação. Se você começar com um slide chato, a audiência vai determinar que esse será o tom da sua apresentação até o fim.

Se você perder esses preciosos segundos de abertura com informações irrelevantes e pouco impactantes, como uma agenda, um pedido de desculpas, uma série de agradecimentos a várias pessoas que estão na plateia, vai deixar o seu público desconectado ao seu tema, e longe de você. Se começou fraco, provavelmente você não vai conseguir reconquista-los. O impacto em apresentações depende do seu começo.

Pensando assim, nos obrigamos a sempre criar um início criativo e interessante para todas as nossas apresentações. Para isso, levantamos sete ideias que podem te ajudar a criar o seu começo impactante:

1 . Conte uma história

De todas as entradas que você pode escolher, contar histórias é uma das opções mais poderosas e eficientes. Como seres humanos, histórias estão no nosso DNA desde os nossos ancestrais mais distantes. Por isso nós gostamos delas e nos conectamos facilmente com alguém que conta uma história: heróis, vilões, conflitos, tramas e as lições aprendidas nos chamam a atenção e despertam nossa curiosidade.

A história pode ser sobre você, pessoalmente, que diz ao público por que se envolveu e como se apaixonou pelo seu tema. Ou você pode contar uma história sobre uma outra pessoa que o público pode aprender: uma fábula, pequeno conto, parábola, evento histórico, ou até mesmo uma anedota. A ideia é começar com um breve storytelling de 60 a 90 segundos que apresenta o seu discurso e cativa seus ouvintes, sempre se conectando com sua mensagem.

2 . Trabalhe com perguntas retóricas

Existem muitos apresentadores experientes que se baseiam em perguntas retóricas para estruturar ideias e conduzir o público ao seu objetivo. Elas funcionam muito bem como efeito persuasivo, você não precisa esperar o público responder em voz alta. E não depender de resposta é a grande beleza desse tipo de recurso para o início da apresentação

Quando trabalhada e bem entregue, perguntas retóricas influenciam a audiência a acreditar na posição adotada pelo palestrante em relação ao tema. Isso porque podemos montar perguntas tendenciosas, que parecem fazer com que a única resposta correta é aquela que você vai apresentar.

3 . Estatísticas fortes

A estatística, afirmação ousada, ou título deve estar diretamente relacionada com o principal objetivo de sua apresentação e principalmente, às preocupações do seu público. Seu impacto convence a audiência a ouvir e responder positivamente a sua recomendação e os próximos passos. Afinal, todos se envolvem com informações fortes e impactantes.

Se a estatística apresentada for positiva, podemos trabalhar para que o público se sinta envolvido a mantê-la positiva. Se for negativa, a estabelecemos então como um problema a ser vencido.

4 . Citações

“Empregar as sábias palavras de uma pessoa bem conhecida, porque o nome permite que você toque em sua credibilidade, simpatia e notoriedade”, diz ela. A citação deve ter significado e relevância para o público.

Imagine que você está pedindo um grupo para chegar a um consenso, ou dando uma palestra sobre gestão de conflitos. Você poderia abrir com: “Mark Twain disse uma vez:” Se duas pessoas concordam em tudo, um deles é desnecessário. ” Mesmo que alguns de nós discordam sobre a questão xyz, cada um de nós é necessário para chegar a uma resolução”.

5 . Imagens representativas

Imagens são mais impactantes que palavras. Porque a velocidade de compreensão da mensagem transmitida nela é muito mais rápida. E podemos usa-las para abrir um discurso com impacto. O importante é escolher uma imagem forte que faça um paralelo poderoso com o seu discurso. Elas funcionam bem como figuras de linguagem.

Uma imagem que faça sentido para exemplificar o seu discurso acrescenta apelo estético, aumenta a compreensão, envolve a imaginação do público e torna a mensagem mais memorável. Ela pode fazer toda a diferença quando falamos de impacto em apresentações.

6 . Diga a que veio

Uma introdução simples mas que tem um ótimo apelo de conexão e didática é abrir a sua apresentação mostrando para o público onde você quer chegar e porque é importante que eles o acompanhem nessa jornada. Dessa maneira, você estabelece seu objetivo e mostra o caminho que será percorrido. É impactante porque o público não espera receber essa informação no começo, e também é didático, porque você explica onde quer chegar e sua argumentação.

7 . O impacto em apresentações com vídeo

Imagine o começo de uma apresentação em uma reunião de administração com um vídeo de convincentes testemunhos de clientes, ou a abertura de um evento de vendas mostrando os produtos e novos lançamentos em vídeos fortes, com imagens interessantes e música impactante.

Os vídeos costuma evocar respostas emocionais. Ao contrário de textos e bullet points em um slide, você pode unir movimento, imagens e som para atrair a atenção da plateia, adicionar drama, e comunicar a essência da sua mensagem rapidamente.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Impacto em Apresentações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.