MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Uma introdução ao Motion Design

Motion Design: falar sobre ele é basicamente falar de animação. No nosso caso, aplicamos o Motion Design em apresentações e vídeos. Mas ele pode ser muito mais do que isso. Trata-se de um tipo de animação que combina vídeo, áudio (como trilhas sonoras e narração), palavras, e mais elementos para gerar impacto, engajamento. Ele pode gerar peças de comunicação mais eficientes. Novidade? Nem tanto. O conceito de Motion Design não é novo.

O termo Motion Design tornou-se popular já na década de 60. Foi uma técnica que cresceu, ganhou o cinema e os desenhos de animação e depois se estabeleceu. Hoje, vemos um grande crescimento do Motion Design principalmente graças às vantagens que ele entrega para todos projetos digitais (de filmes publicitários, mídia digital, totens e vídeos em geral).

Muitos olhares

Inicialmente, entender o Motion Design e as vantagens que ele traz vai aumentar a gama de opções que você tem para se comunicar com qualidade. E como o Motion Design faz isso? O princípio do Motion Design é pegar informações (de dados concretos até idéias mais criativas) e injetar vida nelas, através do design em movimento. Portanto, imagine que até aqueles gráficos cheios de informações podem gerar mais impacto quando criados com design e com as animações corretas.

Mas para dar certo, ele demanda vários olhares. Isso porque ele utiliza técnicas multidisciplinares para entregar mensagens através do design em movimento. Por exemplo, uma animação em Motion Design utiliza textos, vídeo, efeitos visuais, áudio, animações e ilustrações. Tudo isso reunido para criar engajamento e se aproximar da plateia. Por isso não restrinja a técnica somente ao movimento de personagens. Ele é muito mais do que isso. Esse erro comum acaba direcionando a técnica do Motion Design somente para animações e desenhos animados. E não para apresentar números, gráficos e conceitos, como aplicamos aqui no MonkeyBusiness para diversos clientes.

A história do Motion Design não é nova. Vem antes do que você imagina

Podemos afirmar que o conceito de design em movimento não é novo. A exata origem do seu surgimento não é exata, e nem poderia ser, afinal trata-se de uma técnica que envolve várias outras e se confunde com suas estréias. Mesmo assim, existe um consenso sobre o inventor do Motion Design: o designer gráfico e cineasta Saul Bass. Foi ele quem criou sequências lógicas e planejadas de movimento gráficos por volta da década de 50.

Seus primeiros trabalhos se limitavam a principalmente títulos em seqüência animada. Neles, o artista trabalhava basicamente com fontes e tipologia em movimento. Parece simples, mas essa inovação causou grande impacto nas plateias da época. Isso porque ao invés da exibição de palavras estáticas e desinteressante para espectadores, ele as apresentou através do uso do design em movimento. Essa inovação do Motion Design permitiu que Saul Bass se qualificasse como cineasta. E gerou a possibilidade de trabalhar no cinema. Saul Bass trabalhou no cinema com grandes nomes como Alfred Hitchcock e Martin Scorsese. Veja alguns exemplos:

Enfim, esse estilo visual gerou uma ruptura na história do cinema. Desde a década de 60, muitos outros artistas começar a aplicar o design em movimento em filmes, não apenas em título e aberturas, mas em muitas outras áreas. E hoje em dia, ele está em alta: ele nunca foi tão valorizado pelo mercado. Assim, este repentino aumento de popularidade é devido parte pela incrível versatilidade que permite o seu uso eficiente em qualquer área de comunicação digital. Como resultado, a técnica passa a se tornar exigência em áreas como publicidade, animações, vídeos digitais e até mesmo apresentações com movimento.

O Motion hoje na indústria

Praticamente todas as áreas da comunicação digital utilizam o movimento na execução das suas peças. Isso porque, como vimos, ele oferece inúmeras vantagens criativas. mas a principal vantagem está na sua capacidade de comunicar com eficiência e velocidade. E não é novidade afirmar que em muitos projetos (como publicidade ou vídeos digitais), a brevidade é a chave  do sucesso. Mas as vantagens não param aí: elas vão além, pois o design em movimento entrega um caminho visual muito mais atraente para explicações complexas.

Por tudo isso, não se esqueça de Saul Bass e a inovação que a animação pode trazer para sua comunicação e seu negócio. Comunicar em movimento é mais eficiente, atrativo e gera engajamento com mais facilidade. Portanto, abuse do Motion Design na sua próxima comunicação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.