MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como vencer a procrastinação: a luta eterna tem solução!

Muitos que desenvolvem apresentações podem se deparar com um inimigo bastante comum, popular e, infelizmente, um pouco admirado por alguns: a procrastinação. Afinal, como vencer a procrastinação? Na hora de executar uma tarefa ou resolver uma responsabilidade, tudo que não está relacionado parece muito mais interessante. Se você tiver uma conta no Facebook, então, metade do seu tempo passará voando. E você só perceberá isso quando notar que não começou “aquela” apresentação importante, pois ficou pirando nas redes sociais.

Li recentemente um post no blog do SlideShare falando sobre a procrastinação. Escrito por Scott Schwertly (Ethos3), que ajuda bastante na hora de lidar com a procrastinação quando precisamos desenvolver uma apresentação. Veja algumas dicas simples de como vencer a procrastinação:

Por que procrastinamos?

Como vencer a procrastinação passa por recompensas. Porque nós somos movidos (e condicionados) a recompensas instantâneas. Culpa de nosso sistema límbico, que controla as nossas respostas automáticas a estímulos. Portanto, a gente acaba abandonando tarefas que são difíceis ou desafiadoras. Optando por uma recompensa instantânea e de fácil acesso. Como perder tempo nas redes sociais, assistir a uma maratona no Netflix etc.

Como isso atrapalha o trabalho?

Quando você precisa trabalhar na informação de sua apresentação (o conteúdo, a mensagem e o objetivo), é preciso de atenção. Não apenas para criar, mas principalmente reler e revisar. Já na concepção da direção de arte, você precisa buscar referências. Estudar o tema da apresentação e trabalhar na pesquisa de tipografia e elementos que sejam importantes ilustrarem ou trazerem suporte visual a cada mensagem que deseja expor. Por último, quando chega a hora de se apresentar. É muito importante praticar exaustivamente a forma como você irá falar e apresentar o material que desenvolveu.

Com a procrastinação, você acaba perdendo tempo valioso de trabalho com bobagens (sim, são bobagens e muitos de nós temos vergonha de admitir), portanto aquele roteiro ficará sem tempo para revisar detalhes importantes como gramática, sentido da informação e desenvolvimento da argumentação (mensagem).

A direção de arte perde o potencial de encantar visualmente e fortalecer a mensagem através da imagem e dá lugar à uma solução simples, padrão e sem personalidade. E na hora da entrega da apresentação, se não teve tempo para praticar, poderá sofrer as graves consequências como esquecer o roteiro do começo ao fim. Também confundir ordem dos slides ou perder oportunidades de entonação vocal. Que, com treino, o fariam enfatizar melhor uma mensagem durante a apresentação.

Sabe aquelas trezentas abas do navegador que você adora ostentar nas redes sociais como se fossem sinônimos de eficiência no trabalho? Feche-as, todos nós sabemos que existe um Facebook, um Buzzfeed ou o canal do Porta dos Fundos estrategicamente aberto para você assistir “entre uma tarefa e outra”. Essa multitarefa é um dos grandes obstáculos na luta de como vencer a procrastinação.

Vamos à luta de como vencer a procrastinação

1. Divida cada tarefa em mini tarefas:

Identifique quantas etapas existem em uma única tarefa e transforme-as em tarefas menores que, juntas, trarão o resultado daquela tarefa única. Você terá mais tarefas, de fato, porém serão de curta duração, o que impedirá seu cérebro de se cansar e sentir-se entediado. E ainda poderá ter pequenos intervalos entre as tarefas como forma de recompensa.

2. Comece pelo difícil:

Somos todos adultos, então vamos escolher as tarefas mais pesadas para serem as primeiras a serem resolvidas no dia. De acordo com o fenômeno psicológico chamado Efeito de Zeigarnik. Tarefas incompletas fixam em nossa mente e nos estressam mais (por isso que muitos gastaram tanto dinheiro jogando Candy Crush). Libere a mente das tarefas mais pesadas e você verá como o restante do dia será muito melhor.

Apesar de ser simples e fácil na prática, sabemos que lidar com o (in) consciente é um pouco mais complexo. Porém o primeiro passo na luta contra a procrastinação só depende de você – sua apresentação, sua audiência e você mesmo se sentirão muito melhores com essas mudanças.

 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.