MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

O PowerPoint, novamente, culpado por tornar as pessoas mais estúpidas

Já passamos da época onde todos destilavam seu ódio pelo PowerPoint de forma tão intensa que a Microsoft talvez tenha contratado um psiquiatra para prestar assistência aos engenheiros e cientistas tecnológicos pelo bullying universal.

Piadas à parte, novamente o PowerPoint foi alvo de críticas. Desta vez como culpado por tornar os professores mais estúpidos. De forma bem-humorada, afirmaram que “ler slides não o torna um professor” – verdade, certo? Ler slides não o torna professor ou um profissional da área, é preciso muito mais do que apenas ler.

O estudo, feito com 105 alunos de uma universidade, também afirmou que eles preferem o PowerPoint às transparências (pasmem, ainda há seres humanos que as utilizam). Mas que nem um nem outro se mostraram eficazes na hora de ensinar.

Os pontos negativos de se utilizar uma Apresentação em sala de aula foram desencorajamento ao pensamento complexo. Ele não estimula os alunos a analisarem e se aprofundarem pois sempre haverá bullet points para isso. Além da interpretação errônea de que o curso é “apenas” um conjunto de slides (pois o professor apenas lê e não se aprofunda, então qualquer um poderia “dar essa aula”, bastaria apenas ler o material). E, por último, desencoraja os estudantes a pesquisarem/investigarem (pois eles ficam acostumados a trocarem livros pelos slides mostrados na aula).

Reparou como a responsabilidade é facilmente esquivada do profissional que leciona para as ferramentas? Não importa a plataforma onde você irá apresentar seu material, o mais importante em uma Apresentação será, sempre, construir uma mensagem com resultado.

No caso da Educação, a mensagem (matéria lecionada pelo professor) precisa ser clara e seguir uma metodologia que auxilie o aluno a acompanhar o raciocínio, e o resultado precisa ser a retenção e compreensão da mensagem pelo aluno.

O problema do PowerPoint na comunicação corporativa

Agora pense na Apresentação Corporativa. Onde a mensagem (informação transmitida pelo profissional) precisa ser clara e seguir uma ordem que auxilie a audiência. Ela geralmente é  composta por profissionais da mesma área, a acompanhar o raciocínio, enquanto o resultado precisa ser a retenção e compreensão da mensagem pela audiência.

Quem quer fazer Apresentações onde, no final, ao invés de questões que aprofundem o assunto, sejam dúvidas de tópicos que foram abordados, mas mal explicados? O objetivo da comunicação em Apresentações sempre terá como foco a mensagem com resultado. Sem isso, não passará de um conjunto de slides onde qualquer um poderá ler e ser erroneamente interpretado como um profissional da área.

Quem se lembra do episódio de Os Simpsons onde o Homer coloca aquele brinquedo do passarinho que bebe água para fazer seu trabalho? Ele fica teclando a mesma tecla exaustivamente. Muitos tratam o PowerPoint, o Keynote ou o Prezi da mesma forma.

Seja na Educação ou no mundo corporativo, a comunicação precisa ser aprofundada não apenas no conteúdo da Apresentação. Mas também no discernimento do profissional que irá comunicar essa mensagem… ou então todos repetiremos de ano.

O PowerPoint não torna as pessoas estúpidas. São as pessoas que, infelizmente, podem ser ingênuas demais. Principalmente em creditar mais responsabilidade à ferramenta do que à estratégia de comunicação. Também ao planejamento antes de desenvolver suas Apresentações.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.