MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Por que toda boa apresentação precisa de um tema

Toda boa apresentação precisa de um tema!

Sabe quando você clica em “novo arquivo” dentro do PowerPoint e abre aquela tela branca escrito “clique para inserir título” etc.? Infelizmente muitas pessoas partem daquela tela como escolha de tema para sua apresentação. Resultando em slides desorganizados visualmente e, principalmente, com elementos que não possuem harmonia entre si. Toda boa apresentação precisa de um tema, mas não é bem esse.

Por que sua apresentação precisa de um tema? Para mim, ela não apenas permeia a experiência da audiência dentro do assunto que você deseja apresentar. Mas também, direciona a criatividade na escolha da tipografia, paleta de cores e fotografia. Geralmente as apresentações possuem um tema genérico, tanto visualmente, quanto em sua mensagem. Esta última geralmente em colocação formal e técnica.

Apresentação do Pão de Açúcar


imagem_GPA

[clique aqui para ver a apresentação do Grupo Pão de Açúcar em nosso portfólio]

O primeiro exemplo que levanto é o trabalho para o Grupo Pão de Açúcar. Uma apresentação sobre sustentabilidade que optou pelo storytelling. Assim, ao invés da empresa comunicar o assunto de forma genérica e técnica, ela escolheu contar a história da cenoura (personagem principal). Que sempre era ignorada nos pratos e seu principal sonho era ser a estrela da refeição, o bolo de cenoura.

Com tema e storytelling em mãos, vamos à direção de arte. Algumas das referências foram a de lousas de restaurante, onde escrevemos o menu do dia, opções de vinhos etc. Depois, centralizamos a cenoura na maioria dos slides para tudo acontecer ao seu redor em forma de ilustração de giz. Portanto, a apresentação possui tema (gastronomia), mensagem (sustentabilidade) e direção de arte (restaurante, lousa, gastronomia, giz).

Apresentação do Aeroporto de Guarulhos


img_GRUairport

[clique aqui para ver a apresentação do GRU Airport em nosso portfólio]

O objetivo da apresentação foi mostrar todas as características e benefícios do novo terminal de cargas do GRU Airport. Pois com a nova identidade visual da empresa veio também a ideia para a direção de arte: voos noturnos. Não é bonito ver o contraste de luzes que existem no aeroporto, na pista de pouso e nos aviões? Nós achamos que sim, e o GRU Airport também.

Ainda que a apresentação não tenha storytelling, o tema foi aplicado com sucesso em todos os slides, inclusive nos que costumam ser mais difíceis de se adaptar criativamente, como linha do tempo e gráficos.

Apresentação Phytoervas

img_Phytoervas
[clique aqui para ver a apresentação da Phytoervas em nosso portfólio]

Pioneira em linhas de shampoo sem sal e com extratos naturais, a Phytoervas precisava de uma boa apresentação que comunicasse o novo posicionamento da marca. Quase um material institucional, mas sem opção de storytelling e com amostragem de produtos.

O tema não poderia ser mais perfeito: natureza. Presente na comunicação e essência da empresa, a natureza foi a grande direção de arte para a apresentação através da paleta de cores em tons verdes e terrosos quanto pela fotografia com a natureza sempre presente. Além de muito verde.

Apresentação Ricardo Sayon – Endeavor Day1

img_RiHappy
[clique aqui para ver a apresentação da Ri Happy em nosso portfólio]

Ricardo Sayon é dono da Ri Happy, famosa loja de brinquedos do Brasil. Apesar de vender brinquedos, ele é um homem de negócios. E seu trabalho passa longe do ambiente lúdico que encontramos em suas lojas. Ao ser convidado para palestrar no Day 1, da Endeavor, ele precisou de uma boa apresentação que passasse a essência de sua empresa e, também, de sua história.

O tema escolhido não poderia ser diferente: brinquedos. Mas como misturar esse tema ao mundo dos negócios dentro do storytelling? Primeiro que os slides quase não tinham texto, eram apenas suporte visual para seu discurso, e segundo que o tom de seu discurso já cumpria a parte de “negócios” – portanto, o visual da apresentação foi a responsável por trazer o aspecto lúdico do universo da Ri Happy para o evento.

Mas como faço para encontrar o tema da minha apresentação?

Em primeiro lugar, comece pelo brainstorm, pense em tudo que se associa ao seu tema, projeto e empresa. Olhe as últimas campanhas que a sua agência de publicidade desenvolveu para você (vale até analisar o que a concorrência está fazendo, também), pesquise sobre o assunto e veja o que já falam a respeito – esta parte é importante para você fazer uma imersão no tema e deixar sua criatividade extravasar.

Com o brainstorm você chegará a diversos resultados, devendo escolher apenas um para seguir adiante, e quando digo adiante quero dizer entrar na etapa do planejamento: como criar ou adaptar a mensagem para dentro do tema escolhido do brainstorm? Qual será a paleta de cores que melhor expressará visualmente o ambiente que deseja passar durante a apresentação? Qual tipografia combina melhor com o tema?

As duas etapas acima são suficientes como material de suporte para você começar a desenvolver uma apresentação de sucesso, onde a mensagem seja comunicada com resultado dentro de um tema específico e único para aquele momento.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.