MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Qual é o melhor: PowerPoint, Keynote ou Prezi?

PowerPoint, Keynote ou Prezi: qual é o melhor software de apresentações? Será que essa discussão ainda cabe?

PowerPoint, Keynote ou Prezi? Essa discussão ganhou o mercado. Alguns possam não se lembrar por serem novos demais, mas a maioria dos profissionais certamente se lembrarão da época em que seus e-mails eram invadidos por correntes feitas em apresentações auto executáveis do PowerPoint. E devemos admitir que o storytelling já era tendência naquela época: uma história envolvente (por mais que odiássemos, nós sempre íamos até o último slide) com um plot twist misturado com oração e macumba (algo como “se você não passar essa corrente para frente um bode com cólera irá estourar a porta da sua casa e te matar”, ou variações dóceis e pouco ameaçadoras).

Por décadas o Windows foi o sistema operacional com maior presença global (mais de 90% dos computadores rodavam a cria de Bill Gates). E naturalmente qualquer palestra que assistíssemos era desenvolvida em PowerPoint. Como a maioria não tinha senso estético ou uma formação em comunicação, o resultado geralmente eram apresentações feias e entediantes.

Eis que o mundo passou a odiar o PowerPoint.

Com a ascensão da Apple, seus computadores começaram a de fato, marcar presença em empresas do segmento criativo, como agências de publicidade e estúdios de design. E como esses profissionais possuem senso estético, bem como formação em comunicação, naturalmente as apresentações ficaram mais agradáveis visualmente. Ou seja, até mesmo na forma como a mensagem era passada agradava mais e dava menos sono. Como Apple tem seu próprio sistema e pacotes distintos de programas, o software (ou plataforma) em questão era o Keynote.

E todos passaram a enxergar o Keynote como o salvador da pátria.

Eis que décadas se passaram e surgiu o Prezi. Com alguns pontos distintos em sua plataforma e forma de construção de slides (ou “momentos”, uma vez que ele não utiliza proporções fixas de lâminas/páginas/slides/qualquer nome que você queira dar ao enquadramento visual). Tudo isso somada à força das redes sociais e uma era digital onde as opiniões correm livremente. O Prezi dá zoom, gira, muda de percurso, você constrói uma linha visual narrativa como se estivesse controlando uma câmera de vídeo.

Prezi é online, com versão para desktop, e independe de Windows ou Mac (funciona em ambos). Como nosso comportamento mudou para uma fome insaciável por novidades, ainda mais depois de tanto martelarem nos últimos anos sobre inovação e “fora da caixa”, o Prezi rapidamente ganhou adeptos.

Então o mundo começou a se dividir entre usuários apaixonados pelo Prezi e usuários que ainda preferem as plataformas mais populares. E a discussão aumento: PowerPoint, Keynote ou Prezi?

Mas você sabe o que o PowerPoint, Keynote ou Prezi possuem em comum? Todos são plataformas para desenvolver apresentações. E sabe qual outro ponto em comum, muito importante? Todos dependem do usuário que o utiliza como ferramenta.

PowerPoint, Keynote ou Prezi? Você faz a diferença

A Capela Sistina foi pintada com pincéis, ferramentas que qualquer um de nós pode encontrar em lojas que vendem materiais de escritório e de artes. Mas quem poderá criar uma obra tão espetacular quanto a Capela Sistina? Foi o tipo de pincel que fez a obra ser tão admirável? Ou então talvez as cerdas sejam as responsáveis pelo efeito que a pintura causa quando você entra no Palácio Apostólico?

Não. Foi Michelangelo.

Da mesma forma como os pincéis de Michelangelo não faziam o trabalho sozinho. As plataformas de apresentações que nós conhecemos e diversas outras que não foram mencionadas aqui não fazem o trabalho de forma autônoma. O único responsável pelo resultado final de sua apresentação é você.

Quem poderia imaginar Michelangelo discutindo com Baccio Pontelli por causa da estrutura da Capela Sistina não favorecer sua obra em determinados momentos? Jamais.

Por que toda essa história? Porque, de uma vez por todas, quando você opta por uma plataforma de apresentações, é preciso compreender que sua esperança por melhorar a qualidade de sua apresentação deve estar apenas e unicamente dentro de você, o verdadeiro responsável.

Nós te mostramos o caminho aqui no blog

Se você segue as dicas que nós geralmente publicamos em nosso blog. (Como definir o objetivo, planejar o conteúdo, desenvolver a mensagem de forma concisa em cada slide, trabalhar a direção de arte de forma efetiva etc.). Perceberá que a plataforma de apresentações é o último passo da construção de uma apresentação. É como se, depois de você passar horas fazendo um bolo e enfeitando-o, você tivesse alguns minutos para escolher qual travessa irá servi-lo para seus convidados.

PowerPoint, Keynote ou Prezi: qual plataforma é melhor e qual é pior? Não existe resposta. Julgamos a ferramenta ou o artista? Não importa se você utiliza PowerPoint, Keynote ou Prezi. Ou até mesmo qualquer outra plataforma, saiba que independente de sua escolha as possibilidades de se desenvolver uma apresentação excelente são infinitas!

Depende de nós, e somos livres para escolhermos.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.