MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Qual o melhor momento para fazer uma apresentação?

Em primeiro lugar, apresentações são importantes ferramentas de comunicação, e não criarei mais delongas sobre o assunto, e também temos a ciência (e senso) de que nem sempre é legal tentar enfiar uma apresentação, muitas vezes é possível concluir uma reunião ou apresentar algo sem ter um suporte visual. Então qual o melhor momento para fazer uma apresentação?

Foi dessa forma que Gemma Germains, co-fundadora da Well Made em Liverpool, encontrou uma forma de classificar se a oportunidade emergente é para uma apresentação ou não. Claro que não estamos falando de uma ciência exata para determinar o melhor momento (isso deve ser definido, também, por você, ao perceber o que aquela oportunidade demandará de você), mas certamente ajudará bastante a refletir sobre o assunto:

Por fim, o sistema de avaliação é feito através da contagem de pontos, e os itens são interessantes:

Você implorou por uma reunião?
Menos 3 pontos.

Você foi convidado (a)?
Adicione 1 ponto.

Se você foi convidado (a), eles te descobriram através da mídia?
Adicione 1 ponto.

Se você foi convidado (a), você foi recomendado a eles por um amigo ou colega?
Adicione 3 pontos.

Já trabalhou para esse setor antes?
Adicione 1 ponto.

Já fez algum trabalho similar?
Adicione 1 ponto.

Você teve a oportunidade de encontrar pessoalmente com a pessoa que irá fazer a reunião com você, antes dela acontecer?
Adicione 1 ponto.

Você consegue se apresentar pessoalmente?
Adicione 1 ponto.

Você está se apresentando em uma concorrência com mais de quatro empresas participantes?
Menos 1 ponto.

Você está se apresentando em uma concorrência com menos de duas empresas participantes?
Adicione 1 ponto.

Você REALMENTE possui uma boa ideia?
Adicione 1 ponto.

Devo fazer uma apresentação?

Se você fez 7 pontos, então a oportunidade é válida para fazer uma apresentação. Mas se não, é bom repensar se vale o investimento (tempo, pessoas, produção, planejamento etc.) por uma oportunidade que, talvez, entregue menos do que o prometido.

Alguns pontos que Germains traz em seu sistema de avaliação de oportunidades: ser conhecido é melhor do que ser convidado (principalmente se o endosso for de uma pessoa respeitável), o cliente não quer você (se quisesse, você não teria que pedir por uma reunião), ao conversar com o cliente procure identificar os pontos problemáticos (os quais você precisará corrigir/resolver) etc.

Dessa forma, é interessante? Sim, realmente são pontos válidos, mas lembre-se: a oportunidade de fazer uma apresentação não pode depender unicamente de uma tabela de pontuação – você, como profissional da área em que atua, deverá ter a responsabilidade e ciência em identificar quais oportunidades você deve levar sua apresentação e dar um show ou quando a oportunidade exige que você apenas converse durante um café.

Você se lembra do meu post de título Menos slides, mais relacionamento? Pois ele tem total conexão com o assunto desse post: apesar das apresentações serem excelentes ferramentas de comunicação, será que você sabe identificar o momento para utilizá-la?

Caso contrário, você estará “desperdiçando bala” – isto é, você forçará uma situação que ninguém quer (ou esperava), desperdiçando tempo (o seu e dos outros) e, no final, o resultado será abaixo do esperado.

Quando fazer uma apresentação: na prática

Muitas vezes fiz reuniões para apresentar a agência ou algum trabalho que desenvolvemos sem abrir o computador (ou ligar o iPad, no meu caso). E de fato sempre tive sucesso nas reuniões. Claro que se alguém pedisse pelo material ele estaria pronto para usar, mas eu naturalmente tenho a tendência a conduzir a reunião para uma conversa. O dia já é tão cansativo que gosto de propor um momento de descanso enquanto me recebem.

Então que tal você fazer o mesmo? Não abandone as apresentações, mas melhore sua percepção para identificar qual o melhor momento. Às vezes a melhor apresentação para essas oportunidades está em sua presença e condução da reunião. Nós não somos apenas cartões de visita das empresas que representamos, mas também somos a apresentação delas em pessoa.

Por fim, caso o momento seja de uma apresentação profissional, estamos aqui para preparar a Sua Apresentação e potencializar a mensagem e o objetivo dela. Isto é, na plataforma que você escolher: PowerPoint, Keynote ou Prezi.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.