MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Steamboat Willie e sua importância para o Motion Design

Motion Design ou Motion Graphics? Não importa: Steamboat Willie influenciou os dois.

Você provavelmente conhece o filme de animação Steamboat Willie da Disney como o primeiro filme do Mickey Mouse (foi nele que Walt Disney lançou o personagem para o mundo). mas Steamboat Willie é muito mais importante do que isso para a indústria e para a comunicação e principalmente, no Motion Design. Tão importante que “rouba” o lançamento de Mickey e Minnie Mouse para ele. Na verdade os dois foram lançados meses antes em Crazy Plane, e Steamboat Willie foi o terceiro Motion Design em que o casal mais famoso de ratos do mundo aparece.

Mas porque Steamboat Willie é tão importante? Porque ele representa duas viradas. Ou seja, a primeira é uma virada na vida de Walt Disney, foi o primeiro filme de sucesso dele após perder a licença do seu primeiro personagem para Charles Mintz e a Universal.

Essa perda foi devastadora para Walt. Pessoal e financeiramente: pois perder os direitos de produção do seu primeiro personagem o forçou a começar do zero novamente e a se reerguer da falência. Ninguém queria distribuir suas produções após isso e Walt estava afundado em dívidas.

Walt Disney precisava pensar em algo novo para voltar ao mercado, algo nunca feito antes. Esta é a segunda virada: Steamboat Willie foi lançado em 1928 como o primeiro filme de animação com música. O que hoje é tão comum foi recebido com grande entusiasmo na época. Não apenas era musicado, mas produzido e sincronizado em cima da música: a trilha sonora era o fio condutor da história. Essencial para o que conhecemos como Motion Design hoje.

O que conhecemos como motion design hoje deve a Steamboat Willie

Os movimentos dos personagens estão no beat, todos estão musicados. Suas ações, as velocidades de seus movimentos acompanham o beat da música. Mas para funcionar precisava de tecnologia. Como distribuir esse filme nos cinemas dos EUA e garantir que a música estaria lá, sincronizada e funcionando na história? Isso porque na sua primeira exibição, tudo foi feito separadamente. O filme foi projetado e um pianista tocou a trilha composta para ele, com uma partitura e metrônomo, para não sair de sincronia.

Quando o filme começou a ser distribuído foi incorporada a ele a tecnologia conhecida como Phonofilm, onde os sons eram impressos no rolo de filme formando linhas paralelas que, transmitidas para caixas de som, criavam ondas. Um processo inovador, desacreditado por muitos, mas que hoje é essencial na comunicação e no Motion Design.

Todos nós sabemos a importância da música em uma peça de Motion Design. Tudo isso graças à criatividade e coragem do tio Walt.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação em Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.