MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentação com trilha sonora. Qual é a melhor para a sua?

Apresentação com trilha sonora funciona? Se feita corretamente, sim. Tente assistir um trailer de cinema sem a trilha sonora, ou um filme inteiro, se tiver paciência. Grande parte da experiência de um vídeo está no som. A trilha é um importante complemento para ambientar cenas e acontecimentos. No cinema, o trabalho de trilha sonora é complexo, demorado, muitas vezes caro e sempre, sem dúvida, perfeccionista.

Apresentações, no entanto, não são produções tão complexas ou até mesmo demoradas. Afinal, normalmente a necessidade apresentação nasce pouco antes do deadline para que ela realmente aconteça. E por isso uma Apresentação com trilha sonora pode ser completamente plausível.

Antes de continuarmos precisamos definir algumas coisas. Por exemplo, o que é uma trilha sonora?

Não estamos falando (só) daquela musiquinha instrumental com cara de elevador e consultório de dentista que fica por trás do discurso. Aliás, isso não costuma se encaixar bem em apresentações profissionais com temas sérios. A trilha sonora, no entanto, vai muito além da bossa nova e do smooth jazz, passando pelos efeitos sonoros. Vai até mesmo a gravações em vídeo ou áudio que você possa incluir no seu PPT. (Leia aqui o post 4 funções do vídeo no PPT)

Sabendo disso, avançamos para uma questão mais delicada do assunto: para que é que serve uma trilha sonora, afinal?

Sabe-se que a trilha sonora é uma das grandes responsáveis pela ambientação de uma cena ou de um acontecimento no cinema. A música preenche o silêncio. Sim, é meio óbvio, mas não é tão fácil quanto parece. E para sua Apresentação com trilha sonora também não vai ser simples.

A primeira regra para utilização de trilha sonora em uma apresentação é: só use trilhas se elas realmente couberem.

Normalmente, em salas de reunião com poucas pessoas você não precisará de tantos estímulos para cativar sua audiência. Nesses casos a utilização da trilha pode parecer forçada e até mesmo infantil. Uma boa dica para saber se a sua apresentação pode ter uma trilha é pensar no equipamento de áudio que estará envolvido na sua apresentação. Se você não precisa de um microfone ou de uma mesa de som, você também não precisa de uma trilha sonora.

Agora, se a sua apresentação é algo maior, com uma audiência numericamente elevada e equipamento adequado, não perca a oportunidade de ser diferente e ofereça estímulos audíveis que a sua plateia dificilmente estará esperando.

Contadores de História tem utilizado instrumentos musicais e efeitos sonoros há anos para fazer suas histórias mais eficientes e memoráveis. Este é um tema considerado delicado, a utilização de trilha sonora é uma técnica perigosa e pode ser um tiro no pé se não for bem planejada e utilizada com moderação.

Bons momentos para utilização de Apresentação com trilha sonora são:

1. Início da apresentação.

Uma música leve, pouco antes de começar o discurso é uma boa maneira de fazer as pessoas perceberem “o andar da carruagem”. O começo da música, principalmente se acompanhado de uma mudança na iluminação, passa uma mensagem clara de “preparem-se, o evento vai começar!”. Outra habilidade da música é a criação da expectativa, para essa função pode-se utilizar músicas “com cara de filme de suspense”.

2. Final de apresentação.

Termine sua apresentação com uma música. Não necessariamente associada ao discurso, mas algo que te ajude a obter a reação que deseja na plateia. Caso queira motivação e ação, utilize músicas mais agitadas. Caso queira apenas promover um tempo para reflexão, algo mais calmo e instrumental.

Durante a apresentação a utilização de trilhas sonoras pode ser uma boa maneira de manter a plateia atenta. Se a sua apresentação permitir momentos mais cômicos, sons tradicionais como a bateria ao fim de uma piada podem te ajudar a tirar algumas gargalhadas da plateia.

No fim das contas, o cuidado com a trilha sonora é muito importante, seja para ajudar a transmitir uma mensagem, criar o clima desejado no ambiente ou apenas oferecer um estímulo a mais para a audiência. Se não estiver seguro com a utilização da trilha, não utilizá-la é sempre mais seguro, mas se quiser experimentar, vá fundo, os resultados podem ser bastante satisfatórios.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação com Trilha Sonora.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.