MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

10 dicas para você fazer seu vídeo de depoimento

Nós sabemos que um vídeo de depoimento pode ajudar muito sua comunicação corporativa. Afinal, com boas mensagens transmitidas para o seu público através de um vídeo de depoimento, você consegue sensibilizar, emocionar, informar e motivar uma plateia. Até por isso criamos muitos deles para convenções e eventos de grandes clientes. Não importa o objetivo dele, em qualquer um deles, é preciso ter muito cuidado com os detalhes do seu vídeo de depoimento. Afinal, esse tipo de vídeo parece ser simples de se fazer, mas não são. E são nos pequenos detalhes que você poderá transformar o seu material em uma força de comunicação poderosa.

Como criar um vídeo de depoimento convincente?

Certifique-se de seguir estas dicas para obter um vídeo de depoimento envolvente, confiável e memorável. Lembre-se que esse tipo de vídeo pode ser algo chato e sem fim como um executivo falando sem ensaio ou roteiro durante vários minutos a fio ou algo dinâmico, emocional e direto. Perceba que o mesmo vídeo pode ser a solução ou o seu problema. Assim, vamos às 10 dicas do MonkeyBusiness para você criar o seu vídeo de depoimento:

01. Compartilhe valores humanos

Se você deseja obter resultados reais e duradouros, faça um vídeo real, com pessoas reais. E esse é um erro bastante recorrente: contratar atores para tentar emocionar com informações internas da empresa. Não é melhor que um diretor responsável assuma a cara desse vídeo de depoimento? Também não vai funcionar colocar desenhos animados ou animações na tela. Você tem que dar um toque especial e torná-lo próximo do público. Por isso a ideia base de qualquer vídeo de depoimento é coletar depoimentos de pessoas reais. E, mesmo que usemos roteiros, eles devem ser o mais naturais possível.

02. Contextualize a situação

Todos os integrantes daquele público-alvo conhecem o assunto que será abordado? Conhecem as pessoas, times ou empresas que serão abordadas? Mais do que isso: eles conhecem (e respeitam) a cara de quem vai dar o depoimento? Partir de um lugar comum entre o vídeo e o público é essencial para que todos entendam e concordem com a mensagem desse vídeo de depoimento em particular. Portanto, certifique-se de que todos sabem do que se trata o assunto abordado.

03. Monte e valide seu roteiro

Um vídeo de depoimento deve ser natural. E isso é essencial. No entanto, não quer dizer que não precise de roteiro. Precisa sim! Um bom roteiro ajudará você a aproveitar ao máximo desse vídeo e obter todas as informações necessárias para desenvolver um vídeo atraente. Saber o que perguntar, como estruturar uma ordem lógica nele, é essencial para se ter um vídeo de depoimento de qualidade. Preparar as perguntas e ter uma ideia geral dos principais tópicos abordados também pode ajudá-lo a “interrogar” o entrevistado com um direcionamento mais claro.

04. Envie as perguntas previamente para o entrevistado

Dar tempo para o entrevistado estudar as respostas é essencial para se obter um vídeo de depoimento natural. Assim sendo, certifique-se de enviar as perguntas ao entrevistado com antecedência. Isso ajudará a entender e preparar os pontos que serão abordados e também ajudará a otimizar o tempo de produção. Dar naturalidade à entrevista, assim como resolve-lo em menos tempo são dois objetivos importantes da produção de um vídeo de depoimento.

05. Faça uma visita técnica

Não seja pego de surpresa. Visite o local antes. Veja se existem pontos de eletricidade, se existe uma distância segura para posicionar as câmeras, a luz, e se teremos problemas com passagem de pessoas ou barulhos. O contexto e a composição geral do vídeo serão vitais para a criação de um vídeo de depoimento efetivo. Certifique-se de explorar todos os locais / espaços possíveis para escolher a melhor opção para o tipo de vídeo que você quer desenvolver. Você vai perceber que na mesma locação existem diversas maneiras de abordar o seu vídeo. Explore as possibilidades antes do dia de gravação para ganhar tempo e ter a certeza do que deverá ser produzido.

06. Dê ao seu entrevistado tempo para elaborar as respostas

É mais importante ter mais informações do que o necessário do que faltar informações. Assim, a parte de produção do roteiro e do levantamento das perguntas corretas é essencial. Assim como o tempo que esse entrevistado vai precisar para responder todas elas e alinha-las com você. Tudo isso deve ser feito previamente, dando tempo para o seu entrevistado elaborar as respostas, mas também estuda-las e treina-las. Portanto, dê ao entrevistado tempo suficiente para elaborar todos os tópicos e expor a experiência que ele têm com o assunto abordado no seu vídeo de depoimento.

07. Conecte seu vídeo de depoimento com as preocupações da plateia

É sempre uma boa idéia incluir nas perguntas pontos-chave ou até mesmo questões que o seu público anseia por respostas. Afinal, o interessante de um bom vídeo de depoimento é que ele responda às questões da plateia, mostre um direcionamento e dê respostas. Assim sendo, veja que ele não funciona apenas para quem será entrevistado (geralmente quem contratou o serviço). Essas preocupações ajudarão você a gerar essa conexão importante que mencionamos no item 1: o espectador precisa sentir que essa pessoa está passando pela mesma situação que eles estão passando.

08. Edite para ganhar tempo e dinâmica

Nunca um vídeo de depoimento vai inteiro ao ar. A edição é muito importante para dar ritmo e dinâmica para o seu material. Portanto, edite seu vídeo para que seja ainda fiel ao que o entrevistado disse, mas também mais rápido de ser consumido. Também é importante dar o ritmo e a duração corretos para atender aos padrões da Web, caso seu vídeo seja destinado à ela. Sabemos que vídeos muito longos, com um único take, sem emoções e cortes não é visto no ambiente digital. Torne-o breve, suave, mas convincente.

09. Direção de Arte é importante

Crie uma paleta de cores para seu vídeo. E siga ela! A direção de arte de um vídeo de depoimento é tão importante quando o restante. Então fique atento a todos os objetos de cena, roupa do entrevistado, fundo, cor da parede etc. Tente fazer com que todos eles respeitem suas ideias iniciais de paleta de cores. Elas ajudam a dar harmonia ao vídeo, padronizar o visual, e até dar sensações. Por isso não se esqueça dela.

10. Conecte emoções e informações

A beleza de um bom vídeo de depoimento é conseguir conectar informações novas para aquele público, com a emoção de um interlocutor que eles admiram ou respeitam. Saber unir esses dois sentimentos significa sucesso no seu vídeo de depoimento. Não deixe que ele seja fraco nem sem emoção. O roteiro é a base para isso. O treinamento do entrevistado também.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Vídeo de Depoimento.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.