10 dicas para você fazer seu vídeo de depoimento

Nós sabemos que um vídeo de depoimento pode ajudar muito sua comunicação corporativa. Afinal, com boas mensagens transmitidas para o seu público através de um vídeo de depoimento, você consegue sensibilizar, emocionar, informar e motivar uma plateia. Até por isso criamos muitos deles para convenções e eventos de grandes clientes. Não importa o objetivo dele, em qualquer um deles, é preciso ter muito cuidado com os detalhes do seu vídeo de depoimento. Afinal, esse tipo de vídeo parece ser simples de se fazer, mas não são. E são nos pequenos detalhes que você poderá transformar o seu material em uma força de comunicação poderosa.

Como criar um vídeo de depoimento convincente?

Certifique-se de seguir estas dicas para obter um vídeo de depoimento envolvente, confiável e memorável. Lembre-se que esse tipo de vídeo pode ser algo chato e sem fim como um executivo falando sem ensaio ou roteiro durante vários minutos a fio ou algo dinâmico, emocional e direto. Perceba que o mesmo vídeo pode ser a solução ou o seu problema. Assim, vamos às 10 dicas da MonkeyBusiness para você criar o seu vídeo de depoimento:

01. Compartilhe valores humanos

Se você deseja obter resultados reais e duradouros, faça um vídeo real, com pessoas reais. E esse é um erro bastante recorrente: contratar atores para tentar emocionar com informações internas da empresa. Não é melhor que um diretor responsável assuma a cara desse vídeo de depoimento? Também não vai funcionar colocar desenhos animados ou animações na tela. Você tem que dar um toque especial e torná-lo próximo do público. Por isso a ideia base de qualquer vídeo de depoimento é coletar depoimentos de pessoas reais. E, mesmo que usemos roteiros, eles devem ser o mais naturais possível.

02. Contextualize a situação

Todos os integrantes daquele público-alvo conhecem o assunto que será abordado? Conhecem as pessoas, times ou empresas que serão abordadas? Mais do que isso: eles conhecem (e respeitam) a cara de quem vai dar o depoimento? Partir de um lugar comum entre o vídeo e o público é essencial para que todos entendam e concordem com a mensagem desse vídeo de depoimento em particular. Portanto, certifique-se de que todos sabem do que se trata o assunto abordado.

03. Monte e valide seu roteiro

Um vídeo de depoimento deve ser natural. E isso é essencial. No entanto, não quer dizer que não precise de roteiro. Precisa sim! Um bom roteiro ajudará você a aproveitar ao máximo desse vídeo e obter todas as informações necessárias para desenvolver um vídeo atraente. Saber o que perguntar, como estruturar uma ordem lógica nele, é essencial para se ter um vídeo de depoimento de qualidade. Preparar as perguntas e ter uma ideia geral dos principais tópicos abordados também pode ajudá-lo a “interrogar” o entrevistado com um direcionamento mais claro.

04. Envie as perguntas previamente para o entrevistado

Dar tempo para o entrevistado estudar as respostas é essencial para se obter um vídeo de depoimento natural. Assim sendo, certifique-se de enviar as perguntas ao entrevistado com antecedência. Isso ajudará a entender e preparar os pontos que serão abordados e também ajudará a otimizar o tempo de produção. Dar naturalidade à entrevista, assim como resolve-lo em menos tempo são dois objetivos importantes da produção de um vídeo de depoimento.

05. Faça uma visita técnica

Não seja pego de surpresa. Visite o local antes. Veja se existem pontos de eletricidade, se existe uma distância segura para posicionar as câmeras, a luz, e se teremos problemas com passagem de pessoas ou barulhos. O contexto e a composição geral do vídeo serão vitais para a criação de um vídeo de depoimento efetivo. Certifique-se de explorar todos os locais / espaços possíveis para escolher a melhor opção para o tipo de vídeo que você quer desenvolver. Você vai perceber que na mesma locação existem diversas maneiras de abordar o seu vídeo. Explore as possibilidades antes do dia de gravação para ganhar tempo e ter a certeza do que deverá ser produzido.

06. Dê ao seu entrevistado tempo para elaborar as respostas

É mais importante ter mais informações do que o necessário do que faltar informações. Assim, a parte de produção do roteiro e do levantamento das perguntas corretas é essencial. Assim como o tempo que esse entrevistado vai precisar para responder todas elas e alinha-las com você. Tudo isso deve ser feito previamente, dando tempo para o seu entrevistado elaborar as respostas, mas também estuda-las e treina-las. Portanto, dê ao entrevistado tempo suficiente para elaborar todos os tópicos e expor a experiência que ele têm com o assunto abordado no seu vídeo de depoimento.

07. Conecte com as preocupações da plateia

É sempre uma boa idéia incluir nas perguntas pontos-chave ou até mesmo questões que o seu público anseia por respostas. Afinal, o interessante de um bom vídeo de depoimento é que ele responda às questões da plateia, mostre um direcionamento e dê respostas. Assim sendo, veja que ele não funciona apenas para quem será entrevistado (geralmente quem contratou o serviço). Essas preocupações ajudarão você a gerar essa conexão importante que mencionamos no item 1: o espectador precisa sentir que essa pessoa está passando pela mesma situação que eles estão passando.

08. Edite para ganhar tempo e dinâmica

Nunca um vídeo de depoimento vai inteiro ao ar. A edição é muito importante para dar ritmo e dinâmica para o seu material. Portanto, edite seu vídeo para que seja ainda fiel ao que o entrevistado disse, mas também mais rápido de ser consumido. Também é importante dar o ritmo e a duração corretos para atender aos padrões da Web, caso seu vídeo seja destinado à ela. Sabemos que vídeos muito longos, com um único take, sem emoções e cortes não é visto no ambiente digital. Torne-o breve, suave, mas convincente.

09. Direção de Arte é importante

Crie uma paleta de cores para seu vídeo. E siga ela! A direção de arte de um vídeo de depoimento é tão importante quando o restante. Então fique atento a todos os objetos de cena, roupa do entrevistado, fundo, cor da parede etc. Tente fazer com que todos eles respeitem suas ideias iniciais de paleta de cores. Elas ajudam a dar harmonia ao vídeo, padronizar o visual, e até dar sensações. Por isso não se esqueça dela.

10. Conecte emoções e informações

A beleza de um bom vídeo de depoimento é conseguir conectar informações novas para aquele público, com a emoção de um interlocutor que eles admiram ou respeitam. Saber unir esses dois sentimentos significa sucesso no seu vídeo de depoimento. Não deixe que ele seja fraco nem sem emoção. O roteiro é a base para isso. O treinamento do entrevistado também.

Hey! Nós podemos fazer o seu vídeo de depoimento. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.
Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br