MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

5 coisas que todo apresentador deve saber sobre pessoas

De fato, dicas sobre apresentações profissionais são sempre bem vindas. Ainda mais vindas de especialistas.

Como sempre ressaltamos aqui no blog, o tempo e as oportunidades para apresentarmos estão cada vez mais escassas e por isso é necessário que usemos os dois de maneira mais eficaz possível. Só assim teremos certeza de que estamos transmitindo bem a nossa mensagem e atingindo os nossos objetivos.

Um vez recebemos do nosso amigo Bruno Scartozzoni esse vídeo, da Dra. Susan Weinschenk com as 5 dicas que todos apresentadores devem saber. Muitas delas são bastante básicas, mas no conjunto acabam fazendo a diferença na hora de apresentarmos. É um primeiro passo para criarmos super apresentações. Veja:

5 Things Every Presenter Needs To Know About People from Weinschenk on Vimeo.

Para começar, Susan cita que toda apresentação tem dois lados: o do apresentador e o do público. Para uma apresentação profissional ser eficaz, você tem que conhecer seu público, e mais que isso, deve saber sobre pessoas. Sobre como as pessoas pensam, aprendem, entendem, assistem e ouvem a sua apresentação. Não se trata apenas de lançar mensagens no ar. Conhecendo pessoas, você consegue: informar, inspirar e motivar (os 3 objetivos de uma apresentação).

Agora vamos as 5 dicas que todo apresentador deve saber sobre pessoas:

Dica 1:

Pessoas aprendem melhor em 20 minutos. Por isso que o TED é tão eficaz. Você assiste a cerca de 20 apresentações num único dia e grava tudo que viu e ouviu. É fantástico. Isso por que os TEDTalks tem entre 12, 15 e 18 minutos de duração. E o mais legal é que as empresas estão olhando para esse formato e pedindo apresentações TEDTalk para nós. Também não podemos esquecer do formato Pecha Kucha, onde as apresentações tem 6 minutos e 40 segundos de duração. Simplificar a informação é a base para que o público leve a sua mensagem para casa. Veja: esticar uma apresentação que duraria 20 minutos para 1 hora pode deixa-la não tão brilhante. É como aquele comediante que você assiste 10 minutos por semana e gosta, e ele ganha um programa diário de 2h. Não tem conteúdo para tudo isso.

Mas se você tem uma apresentação de 1h, nem tudo está perdido. Você pode quebra-la em algumas partes de 20 min de duração e fazer intervalos. Tudo pela informação!

Dica 2:

Vários canais de informação competem: E numa apresentação profissional sempre teremos dois canais competindo: o visual e o auditivo. Você olha para o palestrante, para a sua apresentação e ouve as informações ao mesmo tempo. Por isso que sua apresentação deve ser muito bem trabalhada para que ela não crie entropia na transmissão da mensagem, e sim ajude-a. Slides bem criados, com uma direção de arte bem pensada e com informação fácil de ser entendida (como gráficos e imagens) são primordiais para trabalhar junto com a atuação do orador e não competir com ele.

Nós somos seres extremamente visuais, e se a sua apresentação for cheia de informações e com um visual pouco agradável, esse visual será atrapalhado e a atenção à sua mensagem se perderá. Slides complicados fazem com que sua audiência pare de te ouvir. Se o seu público estiver preocupado lendo seus slides, ele não estará te ouvindo.

Dica 3:

O que você diz é somente uma parte da sua mensagem: Pessoas reagem não só à informação que você passa, mas também ao tom da sua voz, sua postura e seus movimentos gestuais. O importante é saber que não só o que você diz é importante, mas como você diz. Ênfases, força em certas palavras e o ritmo da sua informação fazem toda a diferença. Por isso o trabalho de coaching vem se tornando tão importante nesse mercado de apresentações.

Dica 4:

Para o seu público agir, você precisa de um Call To Action: Essa dica parece bastante simples, mas é uma grande verdade. Ou seja, se você quer ação, você deve chamar o seu público para agir. O que você busca com sua apresentação? Qual resposta você quer? É isso que você deve pedir no final. Ao encerrar a sua apresentação, seja bastante específico sobre o que você quer que o seu público faça.

Dica 5:

Compartilhando emoções: Se você estiver sorrindo, seu público estará sorrindo. Se você parecer desanimado, eles também se desanimarão. Quando você se mostra apaixonado pelo assunto, transmitirá essa paixão para a sua audiência.

 

Essas são apenas 5 das 100 dicas que Susan Weinschenk escreveu no seu livro 100 coisas que todo apresentador precisa saber sobre pessoas (100 things every presenter needs to know about people). Vale a pena ler!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.