MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

As 6 habilidades de um bom apresentador

Ser um bom apresentador: muitos profissionais buscam essa conquista. Para vários tipos de apresentação, existem algumas regras que podem ser seguidas. Veja aqui:

O ato de apresentar é bastante complexo pelos diversos detalhes em que é preciso estar atento. Como por exemplo a forma de comunicação. Inspirado na matéria da Exame (6 habilidades indispensáveis de um bom vendedor), enxerguei um paralelo com apresentações. Eis minha visão para você se transformar em um bom apresentador:

1. Ouvir e entender o cliente

Existem duas partes que um bom apresentador precisa ter cuidado. Organizadores do evento e público. Com o primeiro, ele pega o briefing de quem estará no evento, perfil estimado do público, para que ele se planeje com sua apresentação (tanto o arquivo quanto sua forma de falar). E com o segundo ele entrará em sintonia durante sua palestra, no desenrolar dos minutos em que ele estiver no palco. Isso tudo possui uma ação em comum, que é ouvir. Prestar atenção. Buscar informações que você possa utilizar a seu favor, dentro do que o público deseja. Se o vendedor precisa ter a capacidade de ler o cliente, um apresentador precisa ler seu público.

Vendedores ruins empurram os produtos. O mais comum é você ir em uma loja de calçados e, ao pedir para ver um modelo, eles chegam com mais três caixas além do que você pretendia ver. Palestrantes ruins não se preocupam com a mensagem que passarão. Assim, eles simplesmente adotam um discurso para usar o ano todo e falam a mesma coisa sempre. Tudo isso independente do tema que estiver participando.

Quando você busca se informar, você monta uma estrutura de informações para construir a sua palestra. Isso de forma adequada não apenas às características técnicas (como tempo e tecnologia utilizada no palco, por exemplo). Mas principalmente às características humanas, principal fator de sucesso das palestras. Crie vínculo, se envolva, conheça, tenha interesse.

2. Ser um entusiasta

Não é fácil demonstrar entusiasmo pelo que se está falando. Você precisa se sentir à vontade com o material. Para isso, é preciso vivenciar ou estudar (ou ambos, melhor ainda) o que precisa apresentar, ou então soará de forma tão perdida que acabará dispersando a atenção de quem te ouve. Essa característica é adquirida por diversos motivos, e tentar forçá-la pode ser pior, por soar forçado, o que fará você não ter credibilidade em sua comunicação.

Entusiasmo também é alegria, felicidade, prazer. Se você não gosta do que faz, dificilmente aceitará palestrar sobre a área em que trabalha. Afinal, quem gosta de falar sobre o que não gosta, ainda mais em público? E o entusiasmo certamente não será uma característica natural. Transmitir sensações positivas transforma uma apresentação em uma boa experiência. E essa é uma característica de um bom apresentador.

3. Ser organizado

Um bom apresentador é antes de tudo, organizado. Primeiro, no material que irá apresentar. Tanto a apresentação quanto o seu discurso precisam de organização. Dizer que é preciso ter começo-meio-fim não é piada ou esnobismo. Afinal, muitos realmente não se lembram e acabam simplesmente vomitando informações e mais informações sem ter nenhum vínculo ou fluxo de informação. O que faz aquele momento parecer uma grande tormenta para o público (que, geralmente, sai sem entender direito ou ainda pior, sai sem uma conclusão do que acabaram de assistir).

Depois, organização pessoal. Treine sua palestra para que ela ocorra dentro do tempo ou até mesmo em menor tempo do que o cedido. Isso mostrará que você consegue se comunicar em menos tempo que os demais e ainda dará uns minutos a mais para o evento. Que certamente será usado para cobrir alguma emergência, como problemas técnicos ou alguma palestra que estoure o tempo.

4. Encontrar soluções

Considerando que você vá palestrar em um evento cujo assunto realmente esteja relacionado ao seu trabalho. Então você precisa estar preparado para atender a qualquer dúvida que levantarem durante ou após sua palestra. Todos estão assistindo você. Eles viram seu nome e sua descrição no material do evento. Você foi até lá e falou com maestria sobre o assunto que domina. Parabéns! Eis que alguém na platéia levanta a mão e lhe faz uma pergunta que não estava prevista, como lidar?

Se você tratar sua platéia apenas como uma massa de pessoas com o mesmo conhecimento. De fato você já começou fazendo isso errado. É preciso estar preparado para lidar com diversos tipos de problemas (dúvidas das pessoas), que vão do iniciante até ao experiente. E a forma como você lida é fundamental. Não basta apenas responder, mas preocupe-se em satisfazer a pessoa, vá a fundo, veja se realmente ela entendeu sua explicação. Se for necessário, fale novamente. Se ainda assim ela não entender, melhor pedir para que esta pessoa aguarde até o final e você vá pessoalmente falar. Assim não atrapalha o evento, e nem faz todos ficarem de espectadores de uma conversa pública entre duas pessoas.

5. Comunicar-se bem

Há uma diferença entre ser você mesmo(a) e seguir estritamente um modelo de comunicação, e não queremos que você escolha nenhum dos extremos: você precisa se encontrar como palestrante, mas antes de tudo precisa saber se comunicar. Não necessariamente ter mestre na gramática (que nunca falou ou escreveu algo de forma errada?). Mas também em ter clareza na mensagem. Com isso, você diminuirá as chances de alguém levantar a mão para tirar dúvidas, sem contar que você terá maior êxito.

6. Saber matemática

Para os apresentadores, a matemática desta dica está inserida na terceira dica (organização), com o arquivo da apresentação, reflita: se você possui 30 minutos para falar e seu arquivo possui 60 slides, isso significa 2 slides por minuto – não parece cansativo e frenético? A não ser que você já tenha experiência com este formato de palestras, é melhor pensar muito bem na quantidade de slides que irão compor sua apresentação. Afinal, ninguém quer estourar o tempo da apresentação.

Concluindo: Você que busca ser um bom apresentador, saiba que tudo começa com uma boa apresentação. Com pensamento estratégico, criativo, e que tenha um bom roteiro e um design e animações profissionais. Com tudo isso terá uma boa apresentação de fato. Conte com o MonkeyBusiness para criar sua próxima apresentação. Além de desenvolvermos materiais de impacto, também cuidamos tanto do coaching quanto do treinamento do palestrante. Deixe o MonkeyBusiness criar sua próxima apresentação!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.