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7 tipos de apresentações a se evitar. Você faz alguma delas?

Tipos de apresentações? De fato elas existem!

Olhando alguns sites sobre apresentação na internet, achei esse artigo sobre as sete tipos de apresentações a se evitar da americana Olivia Mitchell. Achei bem legal as colocações. E resolvi dar uma abrasileirada em alguns termos. Assim, traduzir outros, e aproveitar para colocar algumas experiências que vivemos aqui no MonkeyBusiness. Afinal, criamos diversos tipos de apresentações por dia, para os mais diversos e variados clientes. Ninguém melhor que nós, uma agência de apresentações, para postar um artigo desses.

O mais legal é que a todos nós já passamos por alguns desses erros e talvez nem percebemos. Mas vale a pena dar uma olhada:

01. Apresentação “Aproveita Para Falar Tudo De Tudo”

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Apresentações dentro desse erro acabam sobrecarregando o público. E não passam a mensagem que você quer da melhor maneira possível.

Apresentações são uma das piores mídias para você tentar transmitir o maior número de mensagens. Isso por que o seu público não tem controle do processo. Assim, ele não pode pausar a apresentação, acelerar, parar ela para pensar sobre o que foi dito e retomar depois.
Portanto, chega a ser uma covardia tentar empurrar tanta informação num público que não tem muita escolha.

02. Apresentação ” O Apanhado”

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A apresentação “O apanhado” é quando o apresentador tem diversos pontos que ele quer falar. E não necessariamente eles têm alguma conexão entre si. É parecido com pegar o filho na escola e ouvir ele contar as 12 aulas que teve, todas de uma vez ao mesmo tempo agora.

A solução para esse tipo de apresentação é planeja-la em torno de uma mensagem-chave. De forma que lhe proporcione foco. Assim sendo, pense em qual mensagem você espera que o seu público leve com ele. E desenvolva seus argumentos em torno dela.

03. Apresentação “Lista De Mercado”

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Distribuidos em bulletpoints e nenhuma (ou pouca) explicação entre eles. Pode ser organizado, mas é legal saber dosar o número de bulletpoints com: histórias, estudos de caso, endossos, metáforas ou analogias. Para dar uma “quebrada” na motonia do mar de bulletpoints.

Depois de algum tempo afundado no mar de bulletpoints, o público começa a deixar passar informações. Por que afinal, ninguém aguenta essa morosidade por muito tempo.

04. Apresentação “Da Vovó”

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Essa é o oposto da apresentação da “lista de mercado”. A apresentação é cheia de histórias, trocadilhos inteligentes, piadas, estatísticas chocantes, e metáforas. É muito divertido e cativante – mas uma hora depois, quando você tentar descobrir o que você aprendeu, não chegará a uma conclusão exata.

Histórias e metáfora servem para “azeitar” uma apresentação. Ilustrar idéias, descontrair, quebrar o gelo, etc. Mas não podem ser o centro, o objetivo dela. Lembre-se que tanto o apresentador quanto o público estão lá por um motivo, e não é puro entretenimento.
Aqui na Monkey nós usamos histórias e metáforas em algumas apresentações, mas sempre tendo o cuidado de valorizar a mensagem principal.

05. Apresentação “Bomba Relógio”

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Muitas vezes a corrida contra o tempo não é culpa do espaço dado ao apresentador, ou ao tema, e sim do planejamento. Nós do MonkeyBusiness já criamos diversas apresentações para TEDs. Nelas o palestrante tem uma média de 5 minutos para falar. Assim, podemos afirmar: Sim meus caros, é possível. Porém, requer planejamento.

O que acontece é que, de repente, o palestrante se dá conta de que não terá tempo para cobrir tudo o que planejava. E começa a corrida contra o tempo! A cada dois minutos, ele diz coisas como:

“Eu só vou passar por isso rapidamente”
“Se der tempo, falo mais sobre esse assunto ”
“Eu gostaria de ter mais tempo para falar sobre isso.”

Conclusão: ensaiar e tempo de sua apresentação. Tente prever onde encaixar piadas, comentários, etc. E pense quanto tempo levará para cada slide. E procure não passar a afobação para o público.

06. Apresentação “Stephen King”

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É aquela quando o apresentador cria uma expectativa para o objetivo da palestra e a traz de volta, várias vezes, até o fim. Às vezes isso pode funcionar. No entanto ela precisa ser cuidadosamente planejada, para não ficar chato. E só cabe um “mistério” se o tema deixar. Se a conclusão realmente for surpreender. Se existe a possibilidade de concluirmos algo fora dos padrões.

Dica: É mais didático colocar a sua conclusão na abertura da apresentação. Começando com a sua conclusão, Você deixa claro o objetivo da palestra e depois discorre as suas defesas e explicações sobre o tema. Enfim, caso precise de um mistério, pode apenas indicar um caminho da conclusão no começo, deixando o resultado para o final.

07. Apresentação “Taxiadora”

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Imagine que uma apresentação é viagem de avião. Na apresentação ideal, você fica no ar pouco tempo, porém o suficiente para criar um clímax. Mas alguns apresentadores gastam tanto tempo com background, Metodologia, Quem Somos, Missão, Visão e Valores, que elas nunca decolam e o público nunca é levado em algum lugar.

É como um avião que taxia, taxia, e não decola. Sabemos que em alguns casos, essa “preparação” com Background é necessária, mas entendamos que ele não deve passar de uma breve introdução. Por fim, nos conte quais os tipos de apresentações que vocês irão evitar.

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