A apresentação em vídeo como nova necessidade de comunicação

A palavra chave que move o mundo atual é velocidade. E você verá como ela impacta a transformação do seu Powerpoint em uma Apresentação em vídeo.

Aqui na Monkey Business, nós não somos especialistas em sociologia e não fizemos nenhuma pesquisa para comprovar essa afirmação. Mas, não precisamos. Afinal, basta abrir a janela (seja ela digital ou física) e ver o mundo lá fora.

A cada nova atualização do feed das redes sociais, uma nova leva de posts são carregados.
Uma quantidade enorme de informação chega facilmente, a todo momento, nas pontas dos nossos dedos, como um toque de mágica. As ruas das cidades inundam de pessoas pelas manhãs e noites. Todos os dias, nós vemos o mundo girando e a humanidade em constante movimento.

Algumas pessoas, que possuem o ritmo lento das cidades pequenas, podem ficar com o coração apertado. Mas nós lhe asseguramos: não há nada a se preocupar. Afinal, nós sabemos que na base desse mundo veloz está um conceito reconfortante: mudança.

A velocidade de transmutação da sociedade permite que arrisquemos muito mais e experimentemos viver de outras formas. Rapidamente, nós começamos a perceber que alguns elementos poderiam ser deixados de lado e outros poderiam ser enaltecidos.

Esse é o caso, por exemplo, das apresentações.

Alguns anos atrás, a utilização de apresentações era muito comum. Em qualquer ocasião de negócios, era importante ter uma apresentação na manga. Esse recurso era essencial porque proporcionava um apoio visual a um interlocutor humano, transformando em imagens o que alguém estaria dizendo, conforme ela falava.

Entretanto, as apresentações, hoje em dia, parecem tão antigas quanto um telefonema. Não são indispensáveis – de forma alguma estamos interrogando a sua presença no mundo, mas poderiam ser repensadas. Em resumo, nós a classificamos como antiga simplesmente porque o mundo veloz encontrou alternativas através da mudança para a sua substituição. Seria interessante fazer uma apresentação? Seria.

Mas, e se, ao invés, você fizesse uma apresentação em vídeo?

A apresentação em vídeo é a forma que o mundo descobriu para fazer apresentações sem o contato humano envolvido no momento exato do ato de apresentar. E, atualmente, cada vez mais, nós percebemos uma tendência de repensar as maneiras com que lidamos com o contato humano.

Perder a presença humana, entretanto, não significa perder a humanidade presente na mídia apresentada. Isso porque uma apresentação em vídeo ainda conseguem ser muito humanos. Cada vez mais, nós estamos percebendo que a humanidade não é conquistada através da presença física, mas, sim, através de um storytelling bem construído e da sinceridade.

Dispensar um locutor é possibilitar que ambas as partes envolvidas, o apresentador e o espectador, utilizem o tempo que gastariam assistindo exclusivamente uma apresentação, com horário marcado e lugar definido, em outros projetos.  A conclusão que chegamos é que, com uma apresentação em vídeo, poderíamos diversificar nossa agenda, liberar tarefas, dinamizar nossa rotina e, ainda assim, proporcionar um efeito final bastante equivalente (se não melhor) ao de uma apresentação.

Mas essa não é a única vantagem.

Através de um vídeo, conceitos podem ser explorado de forma mais lúdica e dinâmica. Vídeos possuem uma grande variedade de formatos em que podem se desdobrar, possibilitando a construção de uma linguagem totalmente adaptável ao seu objetivo final.

Você pode optar, por exemplo, por transformar essa mesma apresentação em vídeo em uma animação.

Substituir uma apresentação por uma animação pode ser um grande passo. Mas, como já afirmamos, não se preocupe. O importante é aceitar a velocidade do mundo e passar pelo processo de mudança. E nós estamos aqui para te ajudar nesse momento.

Trocar uma apresentação por uma animação não precisar ser um momento de anseio. Ao contrário, pode ser inovador! Uma animação pode, por exemplo, se utilizar de metáforas simples para explicar conceitos complicados; possuir um tom sério ou leve e divertido; entreter ao mesmo tempo em que são incrivelmente elucidativas; apresentar um visual simples, mas inovador; se desenvolver em um mundo inteiro a ser descoberto.

Ou seja, como os publicitários falariam: é uma questão de win-win.

Em tempos de velocidade, adversidades podem continuar surgindo. Mas, por trás desse mundo veloz, há também uma grande capacidade de mudança.

Continuaremos sempre mudando e evoluindo.

Somos a MonkeyBusiness. Estúdio de Animação. Produtora de Vídeo. Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em apresentação em vídeo.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos animações, vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Nós criamos para empresas e profissionais que buscam se comunicar através do design em movimento.
Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.