A Origem e a Jornada de Desenvolvimento do Motion Design

O início do Motion Design é muito anterior do que imaginamos. Isso porque o ser humano sempre procurou se conectar com outras pessoas. Dizem que foi essa busca que nos diferenciou e proporcionou o nosso desenvolvimento e domínio dos espaços que habitamos. Precisamos pensar juntos, estar juntos. E, para alcançar esse objetivo, em cada período de tempo, escolhemos um método diferente (e apropriado) de comunicação;

Dos mais rupestres até os mais tecnológicos, uma das características que podemos notar em todos é o movimento. Assim sendo, até mesmo quando não era possível imprimi-lo na arte, ele era representado. Seja por meio do pinturas em paredes de cavernas ou na tela de computadores. Ou seja, a magia do movimento sempre foi atraente para o ser humano. E, mais do que isso, ajudou-o a ter uma melhor comunicação com seu ambiente.

A Era do Motion Design

E então chegamos na era do Motion Design. Hoje, toda comunicação é feita em movimento através de telas. Assim, sabemos que qualquer comunicação em animação (ou Motion Design) é considerada um fator poderoso e eficaz no processo de comunicação. Afinal, ela é poderosa, comunica melhor, engaja, e é viva. Portanto, encontra um novo aspecto todos os dias.

E não para de crescer: Se considerarmos o desenvolvimento crescente de mídia no mundo de hoje, a necessidade de familiaridade com uma nova ferramenta de comunicação chamada de Motion Design está se tornando essencial para uma comunicação mais eficaz. Seja ela corporativa ou apenas um contato entre humanos.

Um novo ramo do Design Gráfico

Devido à importância do movimento, essa nova ferramenta de comunicação denominada Motion Design aparece como um novo ramo do design gráfico. Essas peças de design em movimento são criadas em vídeos ou animações. Ou até mesmo de forma mais simples, como vários papeis em sequência criando a ilusão do movimento. Mas, quando criamos um Motion Design Corporativo, em projetos de multimídia, eles geralmente são acompanhados por trilha sonora (locução, música, sound effects, etc). São esses os tipos de animação mais frequentes no mercado.

O termo “Motion Graphics” (uma das variações do design em movimento) foi apresentado pela primeira vez por John Withney, o conhecido animador, em 1960. Mas foi Saul Bass (conhecido pelas animações de abertura dos filmes de Alfred Hitchcock) foi o primeiro a aplicar comercialmente o design em movimento em suas obras. Até por isso costumamos referencia-lo com bastante frequência quando o assunto é Motion Design. Veja nesse vídeo:

Mas podemos ir mais longe: No livro “Princípios do Conhecimento Visual” de Donis Dontis (1372) considera os princípios das artes visuais. Além disso, explica os fundamentos nos quais a comunicação visual é formada. O interessante é ver que mesmo em 1372, considerava-se fatores visuais básicos, tais como ponto, linha, superfície etc. No entanto, também os fatores que, hoje, estão muito conectados ao Motion Graphics. Tais como efeitos visuais como ritmo, contraste, velocidade, movimento, etc.

Concluindo, o surgimento do Motion Design na comunicação é anterior à tecnologia. Desde as pinturas de cavernas, passando pela arte do Renascimento, artistas sempre buscaram retratar o movimento. Mesmo que de forma estática. Dessa forma, perceba que, excluindo expressões como “Natureza Morta”, tudo está em movimento. Hoje temos a tecnologia para, finalmente, criar comunicação efetivamente em movimento. Mas ele sempre esteve entre nós.

Hey! Nós podemos fazer suas animações. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro. Concluindo: criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.

Portanto, Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Assim, estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma.www.monkeybusiness.com.br