MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como adaptar uma apresentação de acordo com a audiência

Como adaptar uma apresentação? Mais do que isso: como adaptar uma apresentação de acordo com diferentes audiências? A ideia de sair atirando para todo lado quando se tenta divulgar uma marca ou produto nunca foi a melhor solução, por isso existem os profissionais de comunicação: somente adaptando a comunicação de acordo com a audiência que se alcançará os resultados necessários (ou, ao menos, desejados).

Parece simples ou que estamos tentando ensinar a missa ao padre, e realmente é simples! O porém está na quantidade de profissionais que ou se esquecem deste importante ensinamento ou que menosprezam sua necessidade. Principalmente nas apresentações profissionais.

Um ótimo exemplo, e bastante recente, é com a animação Divertida Mente. A inovação da Pixar não está apenas no roteiro que aborda as emoções de uma pessoa como personagens. Mas está na forma como eles conseguiram tornar a animação mais adepta às diferentes culturas no mundo.

Essa singela animação pode nos ensinar muito de como adaptar uma apresentação:

 

1

Na imagem acima, por exemplo, o primeiro quadro mostra que o pai está tentando alimentar a filha com brócolis e ela não está gostando nem um pouco. Este quadro é a versão que passou na maioria dos países ocidentais que entendem os brócolis como elemento que a criança costuma recusar na hora de comer. Mas, e no Japão? Lá o inimigo no prato da criançada é o pimentão verde.

O que eles fizeram? Uma versão da animação foi com brócolis e outra com pimentão verde.

 

2

Outro exemplo é quando o pensamento do pai se revela como uma partida de hóquei no gelo. Mas, e nos países onde este esporte não é popular, ou quase nem existe (como aqui no Brasil)? Eles trocaram por uma partida de futebol.

De acordo com o diretor Pete Docter, eles aprenderam que algumas ideias do estúdio não fazem sentido em todos os países. E graças à tecnologia eles conseguiram criar adaptações, como tradução de sinalização e outros elementos significativos. No caso de Divertida Mente, são 28 mudanças gráficas em 45 trechos de todas as versões da animação – uau!

Entendi. Agora, como uso isso para adaptar minha apresentação?

Mas o que isso tem a ver com minha palestra? Tudo. Geralmente, quando um profissional desenvolve uma apresentação sobre determinado tema, ele a utiliza em diversos eventos e se esquece da diversidade de pessoas que compõem cada audiência. No final, estudantes do primeiro semestre são considerados iguais à executivos da geração X em cargos de liderança e com mais de 20 anos de carreira em uma mesma empresa.

Quando você adapta sua comunicação para as distintas audiências que irá palestrar também facilita a retenção e compreensão da mensagem. Não dá para usar o mesmo linguajar ou metáfora com uma pessoa de 20 anos e outra de 60 – eu, por exemplo, tenho uma metáfora referente aos Caças-Fantasmas que não posso utilizar para um público mais jovem que nem assistiu ao filme! Em compensação, quando frequento empresas para ministrar nosso curso in company e utilizo essa mesma metáfora, é sucesso garantido.

Mas fique calmo! Não estamos pedindo para você realizar mais de 2.000 versões de sua palestra! As versões dependem do tipo de audiência que te aguarda, e cabe apenas a você identificar o perfil geral. Aí então, planejar as adaptações necessárias.

O importante em uma Apresentação, sempre, é garantir a entrega e compreensão da mensagem. Isso é inteligência em Apresentações que geram mensagem com resultado.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.