Animação 2D: de Zygmunt Bauman a Hayao Miyazaki

Há muito tempo que animações japonesas chamam atenção de grandes públicos. Hayao Miyazaki não é somente considerado um dos maiores diretores de animação de todos os tempos, mas como um dos maiores diretores de cinema da nossa época. Nisso, incluímos a animação 2D. Suas obras são todas em 2D, até mesmo as mais recentes, e entre suas mais famosas estão “A Viagem de Chihiro”, pelo qual ganhou o Oscar, e “O Castelo Animado”. Nem sempre seus filmes fazem sucesso em bilheterias, mas ele jamais trocou sua expressão artística por mais dinheiro no bolso.

Animação 2D, movimentos gratuito ou frenético

Uma das coisas que fazem com que ele seja tão aclamado é o seu conceito do Movimento Gratuito. Numa época onde as animações atuais em 3D não hesitam em ter sequências repletas de ação de tirar o fôlego, deixando os espectadores até desnorteados, Miyazaki em “A Viagem de Chihiro”, traz cenas de contemplação, onde seus personagens ficam parados em um ambiente, refletindo sobre o mundo ao seu redor.

Mas essa necessidade de ter movimentos frenéticos não está presente somente no mundo do cinema. Zygmunt Bauman fala em seus livros sobre a Modernidade Líquida, onde nada é feito para durar e tudo é efêmero. Com tanta tecnologia presente em nossas vidas, tudo é instantâneo e temporário. Em tempos líquidos, o mundo é repleto de sinais que nos deixam confusos, capazes de mudarem com rapidez e de forma previsível.

Já Miyazaki vai numa onda contrária a isso. Ele traz movimento em seus filmes, anima seus personagens com maestria, e seus mundos fantásticos são interessantes e encantadores. Mas ao mesmo tempo, ele desarma os seus personagens, assim como seu espectador, com um momento de respiro. Em um mundo tão caótico, seus personagens ficam eternizados para a reflexão. Ele toma seu próprio tempo e permite que todos façam o mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=nhUWUPpPk_k

Animação 2D e o tempo de leitura

O vazio, dentro desse Movimento Gratuito, é intencional. Isso explica por que muitas vezes ficamos mais presos dentro de livros do que filmes. Isso porque podemos determinar a velocidade de leitura e parar quando quisermos refletir sobre o assunto que estamos lendo. Mas os filmes determinam a sua própria velocidade da obra. E muitas vezes não nos dando o tempo para respirar ou refletir sobre o que estamos assistindo no meio dela. E em animação, isso é ainda mais raro.

Concluindo: A pausa entre as notas musicais é tão importante quanto as próprias notas. E no mundo da animação na época da Modernidade Líquida, onde animações são cada vez mais rápidas e frenéticas, o espaço do vazio é cada vez mais importante para nos tirar do nosso cotidiano e se aprofundar dentro de uma obra. Como já diria Miyazaki, um conselho que serve tanto para cineastas, como qualquer público: “Só porque o filme é 80% intenso o tempo todo, isso não significa necessariamente que as crianças vão te abençoar com a concentração delas.”

Hey! Nós podemos fazer o sua animação 2D. Afinal, somos uma agência de Motion Design. Apaixonados por movimento, criamos vídeos, animações e apresentações com planejamento, roteiro, design e animações sob nossa metodologia única do Design em Movimento.

Conte com a MonkeyBusiness. Planejamos, roteirizamos, criamos e produzimos vídeos e apresentações inteligentes, criativos e mais eficientes. E não importa o visual ou o formato. Seja em animações, filmagens, ilustrações animadas ou qualquer outro, criamos para clientes que buscam se comunicar através do design em movimento.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design dedicados a criar vídeos, animações e apresentações, transformando conteúdo corporativo em resultados. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre seu próximo vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: sua Agência de Motion Design

Somos uma agência de apresentações profissionais e uma criadora e produtora de vídeos. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente e inteligente: em apresentações, animações, vídeos ou qualquer outra plataforma. www.monkeybusiness.com.br