MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Animação 2D: de Zygmunt Bauman a Hayao Miyazaki

Há muito tempo que animações japonesas chamam atenção de grandes públicos. Hayao Miyazaki não é somente considerado um dos maiores diretores de animação de todos os tempos, mas como um dos maiores diretores de cinema da nossa época. Nisso, incluímos a animação 2D. Suas obras são todas em 2D, até mesmo as mais recentes, e entre suas mais famosas estão “A Viagem de Chihiro”, pelo qual ganhou o Oscar, e “O Castelo Animado”. Nem sempre seus filmes fazem sucesso em bilheterias, mas ele jamais trocou sua expressão artística por mais dinheiro no bolso.

Animação 2D, movimentos gratuito ou frenético

Uma das coisas que fazem com que ele seja tão aclamado é o seu conceito do Movimento Gratuito. Numa época onde as animações atuais em 3D não hesitam em ter sequências repletas de ação de tirar o fôlego, deixando os espectadores até desnorteados, Miyazaki em “A Viagem de Chihiro”, traz cenas de contemplação, onde seus personagens ficam parados em um ambiente, refletindo sobre o mundo ao seu redor.

Mas essa necessidade de ter movimentos frenéticos não está presente somente no mundo do cinema. Zygmunt Bauman fala em seus livros sobre a Modernidade Líquida, onde nada é feito para durar e tudo é efêmero. Com tanta tecnologia presente em nossas vidas, tudo é instantâneo e temporário. Em tempos líquidos, o mundo é repleto de sinais que nos deixam confusos, capazes de mudarem com rapidez e de forma previsível.

Já Miyazaki vai numa onda contrária a isso. Ele traz movimento em seus filmes, anima seus personagens com maestria, e seus mundos fantásticos são interessantes e encantadores. Mas ao mesmo tempo, ele desarma os seus personagens, assim como seu espectador, com um momento de respiro. Em um mundo tão caótico, seus personagens ficam eternizados para a reflexão. Ele toma seu próprio tempo e permite que todos façam o mesmo.

Animação 2D e o tempo de leitura

O vazio, dentro desse Movimento Gratuito, é intencional. Isso explica por que muitas vezes ficamos mais presos dentro de livros do que filmes. Isso porque podemos determinar a velocidade de leitura e parar quando quisermos refletir sobre o assunto que estamos lendo. Mas os filmes determinam a sua própria velocidade da obra. E muitas vezes não nos dando o tempo para respirar ou refletir sobre o que estamos assistindo no meio dela. E em animação, isso é ainda mais raro.

Concluindo: A pausa entre as notas musicais é tão importante quanto as próprias notas. E no mundo da animação na época da Modernidade Líquida, onde animações são cada vez mais rápidas e frenéticas, o espaço do vazio é cada vez mais importante para nos tirar do nosso cotidiano e se aprofundar dentro de uma obra. Como já diria Miyazaki, um conselho que serve tanto para cineastas, como qualquer público: “Só porque o filme é 80% intenso o tempo todo, isso não significa necessariamente que as crianças vão te abençoar com a concentração delas.”

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Animação 2D.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.